Cotidiano CCJ da Câmara aprova projeto que altera o Código Penal

CCJ da Câmara aprova projeto que altera o Código Penal


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou hoje (29) dois anteprojetos de lei com alterações no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O parecer, do deputado Carlos Jordy (PSL-RJ), foi aprovado em votação simbólica, após um acordo entre os integrantes do colegiado. Pelo acordo, a CCJ vai analisar posteriormente sugestões dos parlamentares para alterar outros pontos dos textos.

“Hoje vamos proceder à votação sobre o projeto que versa sobre dignidade sexual e o que trata do estatuto do idoso. Esses dois projetos serão votados hoje e eu retiro de pauta os demais seis anteprojetos. Faremos uma reunião na terça-feira (5) com o relator e demais deputados para conversarmos sobre os demais projetos para que o relator possa ouvir e, quem sabe, acatar as sugestões dos deputados”, disse a presidente do colegiado, Bia Kicis (PSL-DF).

A alteração no Código Penal foi na temática dos crimes contra a dignidade sexual, para tornar crime a conduta de ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém menor de 18 anos de idade e maior de 14 anos de idade, prevalecendo-se o agente de autoridade sobre a vítima.

A tipificação visa recair sobre a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, praticada por que ascendência, a exemplo de padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima, ou de pessoa a quem esteja confiada para fins de educação, de tratamento ou de guarda.

De acordo com o relator Carlos Jordy, a legislação atual apresenta uma lacuna para tratar desse tipo de crime, uma vez que em muitos casos de violência sexual existe uma relação de poder entre agente e vítima. “Uma situação de vulnerabilidade do adolescente que, mesmo após inúmeras discussões legislativas, não foi contemplada nas proteções elencadas no Código Penal”.

A CCJ também aprovou alterações no Estatuto do Idoso. As mudanças visam ajustar incongruências do estatuto em relação ao Código Penal. Foram aumentadas as penas para os crimes de negligência e para os crimes de apropriação ou desvio de qualquer rendimento da pessoa idosa, dando-lhe destinação diversa da original.

Segundo o relator, a alteração nas penas tem por objetivo “aumentar o espectro de proteção à pessoa idosa e recrudescer a punição aos agentes que cometem tais crimes aproveitando-se da vulnerabilidade da pessoa idosa”.

Para o crime de negligência, a pena para detenção de dois meses a dois anos e multa. Atualmente a pena é de dois meses a um ano e multa.

Já em relação ao crime de apropriação ou desvio, a pena passa de reclusão de um a quatro anos e multa para reclusão de três a dez anos.

Bruno Muniz 29 set 2021 - 17:44m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)

Moda Center (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Cetias (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Sistemax (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Agreg Comunicação (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Athom (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
BestNet (Lateral)
Centrus (Lateral)
Cetias (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
House Club (Lateral)
Moda Center (Lateral)
1Farma (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Val Games (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Vitta (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
JCL (Lateral)
Aplicativo