Cotidiano Secretário afirma que taxas cobradas por visitação à Serra do Pará visam remunerar guias e moradores, e que prefeitura não fará arrecadação

Secretário afirma que taxas cobradas por visitação à Serra do Pará visam remunerar guias e moradores, e que prefeitura não fará arrecadação


Serra está situada em localidade privada e grupo sustenta que está se mobilizando para preservar o local e mantê-lo livre de vândalos.

Neste sábado, 14, a nossa reportagem conversou com Antônio Marcelo Cumaru, gestor da Secretaria Municipal de Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Santa Cruz do Capibaribe, onde o mesmo falou sobre o recente anúncio feito pelo grupo que rege a Serra do Pará, dando conta que novas regras foram estabelecidas para quem desejar visitar o ponto turístico.

De acordo com Marcelo, os valores que passam a ser cobrados para os visitantes ‒ sendo de R$ 5,00 que é destinado aos moradores do local, a R$ 10,00 destinado aos guias ‒ tem como objetivo a manutenção e preservação da Serra e devem ser repassados para os moradores do perímetro a qual compete a ao ponto turístico, já que o mesmo está situado em propriedade privada.

Foto: Divulgação

“Aquela área é de propriedade privada e um grupo de guias está organizando ela com o intuito de preservar. Infelizmente estavam acontecendo muitas movimentações que estavam prejudicando a Serra, pessoas acampando de forma desorganizada, deixando lixo, utilizando o espaço para atos de bebedeira, utilizando aparelhos de som que assustavam os animais existentes no local. Tendo isso em vista, nos unimos a esses guias para buscar preservar a Serra e atrair o turismo ecológico e consciente. Esses valores que são captados serão repassados para esses moradores das imediações e eles também terão papel fundamental nessa busca por preservação”, ressaltou.

Marcelo reforçou que a Prefeitura Municipal tem se empenhado nas organizações que estão sendo executadas na Serra e que não recebe nenhum valor repassados pelos visitantes, mas que busca contribuir com o grupo que tem se empenhado na preservação do espaço que hoje é um dos mais visitados do município quando o assunto é turismo ecológico.

“A gente conheceu o Vale do Catimbau, a Serra da Capivara, Bonito, e a estrutura do turismo por lá é que se paga uma taxa ao guia e se paga uma taxa ao proprietário. Isso em todo o território brasileiro onde se tem área de conservação é pago essa taxa”, pontuou.

Bruno Muniz 14 ago 2021 - 12:05m

1 Comentário

  • JODONATO DOS SANTOS SILVA disse:

    A serra do PARA e seus animais silvestres que abitam naquela localidade. Agradece o empenho e o trabalho bem feito pela sua secretária e pela prefeitura. Parabéns.

Deixe uma resposta


1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)

Moda Center (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
APAE (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Auto Planos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Cetias (Grande)
Kits Elásticos (Grande)