Cotidiano Restaurantes do Agreste participam de Festival Gastronômico

Restaurantes do Agreste participam de Festival Gastronômico


Evento contará com competição em outubro. Capacitações para os estabelecimentos começam nesta segunda (23)

Um festival de sabores vai movimentar os empreendimentos gastronômicos do Agreste desta semana até o mês de novembro. O Festival Sabores do Agreste contará com 40 restaurantes, sendo 20 de Caruaru e região e a outra metade de Garanhuns e municípios vizinhos. O evento será dividido em duas fases: na primeira, que começa nesta segunda (23), os empreendedores inscritos passarão por uma série de capacitações, com oficinas, palestras e mentorias realizadas nos restaurantes com cada empresário e sua equipe. Já a última fase, será uma competição entre os estabelecimentos, no período de 15 de outubro a 15 de novembro.

O Festival Sabores do Agreste é uma realização do Senac e do Sebrae, com apoio da Abrasel.

“O objetivo é impulsionar o potencial gastronômico do Agreste Pernambucano, através da qualificação profissional do setor e a promoção dos empreendimentos participantes”, explicou a gerente do Senac em Caruaru Michelliny Almeida.

Nesse primeiro momento os participantes terão quatro capacitações de 23 a 31 de agosto. A primeira é nesta segunda (23) – uma palestra virtual sobre participação em festivais e o novo perfil do consumidor. Depois, eles terão mentorias em cada estabelecimento e uma consultoria de marketing digital. Finalizada a fase de preparação, os participantes começam, de fato, a competição.

Festival – Depois que os empreendedores dos 40 restaurantes tiverem a formação, o chef Renato Valadares, nome à frente do Cais Rooftop Lounge, no Recife Antigo, visitará os empreendimentos e definirá um prato que irá representar cada restaurante no Festival Sabores do Agreste. Por meio de consultoria com um fotógrafo, será definida uma foto do prato que vai estar disponível no site do evento para votação popular. Nessa primeira fase, de 15 a 22 de outubro, 10 restaurantes serão selecionados entre os mais votados. Os pratos poderão ser apreciados em cada uma das unidades participantes.

Na fase seguinte, que começa em 1º de novembro, a votação será a partir de um vídeo com a receita do prato. Nesse momento serão escolhidos os cinco restaurantes mais votados, que serão avaliados por uma comissão julgadora formada por cinco jurados e um chef renomado, na Escola de Gastronomia do Senac, em Caruaru. Os finalistas irão criar um prato com ingredientes surpresas e utilização das técnicas desenvolvidas durante o período de capacitações .

O primeiro colocado (chef/restaurante) receberá estágio de cinco dias no Restaurante Oficina do Sabor, do chef César Santos, em Olinda, com hospedagem inclusa, e uma bolsa integral no Curso Superior de Gastronomia na unidade do Senac em Caruaru. O segundo e terceiro colocados receberão bolsa parcial no Curso Superior de Gastronomia no Senac de Caruaru.

Bruno Muniz 23 ago 2021 - 10:53m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Cetias (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Athom (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Clim Center (Grande)
Amanda Barros (Grande)
Richard Martyns (Lateral)
JCL (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)
Gelar (Grande)

Instituto Olavo Bilac (Grande)
Dr. Leonardo Brito
Design Riscos (Grande)
Jasfac (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
BR Polo Shopping (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Lis Bambini
Cabeça Gesso (Grande)