Cotidiano Após denúncias, prefeitura alega que embargará loteamento que está sendo construído em área do Açude da Manhosa

Após denúncias, prefeitura alega que embargará loteamento que está sendo construído em área do Açude da Manhosa


Durante a campanha, atual prefeito prometeu construir uma área de preservação ambiental no local.

Essa semana alguns leitores do Blog do Bruno Muniz acionaram a redação pedindo um levantamento acerca de uma área de loteamento que está sendo estabelecida em um perímetro que compete ao Açude da Manhosa, em Santa Cruz do Capibaribe. O local em específico inclusive fica cheio durante as chuvas fortes na cidade. Para burlar as possíveis futuras enchentes, o espaço encontra-se sendo aterrado para proporcionar a construção de imóveis.

A movimentação no local chamou a atenção de alguns moradores já que, durante a campanha passada, o atual prefeito, Fábio Aragão (PP), apontou em seu plano de governo que construiria um parque ambiental no local. Diante das ações de obras no local, parte da população interpretou que as obras no local já seriam o início da construção do espaço prometido.

Questionada pela nossa reportagem, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Beatriz Pereira Arruda Capita, informou que só tomou conhecimento das obras no local na quinta-feira durante a noite e que visitou o local hoje pela manhã, onde segundo a mesma, os responsáveis foram notificados e interromperam o serviço.

“Tomei conhecimento da situação da manhosa ontem a noite. Hoje pela manhã já fomos ao local e notificamos os responsáveis, que interromperam os serviços. Vale salientar que, o açude da Manhosa fica no meio de um loteamento já existente e que foi aprovado em outra gestão”, informou.

Em alguns dos pontos na área especificada, até mesmo calçamentos já começaram a ser implantados. A nossa equipe seguirá monitorando o perímetro que compete ao Açude da Manhosa para identificar possíveis novas intervenções que possam ocorrer neste sentido.

Ambiente de diversidade

O município de Santa Cruz do Capibaribe possui poucos reservatórios e mananciais. E apesar de ser de certa forma desprezada, a Manhosa representa muito daquilo que a cidade oferece em riquezas e biodiversidades. Semanalmente aves e animais são flagrados às margens do açude que sobretudo em períodos de seca serve de abrigo e reduto para aves e pássaros migratórios.

Jefferson Elias 13 ago 2021 - 19:26m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

Novo Atacarejo (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Auto Planos (Grande)
Cetias (Grande)
APAE (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Luciana Mendes (Grande)