Cotidiano Pernambuco: “Garantir formação é muito importante”, diz deputada Fabíola sobre ações educacionais na pandemia

Pernambuco: “Garantir formação é muito importante”, diz deputada Fabíola sobre ações educacionais na pandemia


A utilização de meios digitais para reduzir os impactos da pandemia de Covid-19 sobre a educação esteve no foco da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe, no primeiro semestre de 2021. O colegiado presidido pela deputada Fabíola Cabral (PP) aprovou regras e incentivos para a realização de aulas remotas nas redes pública e privada de ensino.

Entre as medidas que receberam aval, está o Projeto de Lei (PL) nº 2300/2021, que autorizou o Governo do Estado a comprar notebooks e conceder auxílio para pagamento de internet a professores efetivos da rede pública de ensino. O texto prevê crédito de até R$ 5 mil por profissional para a aquisição dos computadores e mais R$ 50 mensais para contratação de planos de internet, durante 12 meses – prazo que pode ser prorrogado por igual período.

Com relação a escolas particulares, foi aprovado o PL nº 1382/2020, que obriga essas instituições a ter profissionais capacitados para o ensino remoto, quando ofertarem aulas na modalidade. Apresentada por Fabíola Cabral, a matéria foi acatada com modificações feitas pela Comissão de Justiça. “Garantir formação é muito importante neste momento difícil que continuamos enfrentando”, justificou a deputada.

A presidente da Comissão destacou a aprovação de projetos que usam tecnologia para inclusão, acessibilidade e ganho de eficiência no serviço público. Esse foi o mote, por exemplo, do PL nº 2125/2021, de autoria do deputado Gustavo Gouveia (DEM). O texto reúne diretrizes para que órgãos e entidades da Administração Pública ofereçam, sempre que possível, atendimento adaptado às pessoas com deficiência auditiva ou impossibilidade de fala (afonia).

Também o PL nº 1701/2020, de iniciativa das Juntas (PSOL), agiu nesse sentido, ao permitir a inscrição de projetos no formato digital no Sistema de Incentivo à Cultura (SIC). Já o PL nº 1530/2020, de Gustavo Gouveia, autoriza o uso de impressoras em três dimensões (3D) e de tecnologias automatizadas na construção de habitações sociais.

A Comissão de Ciência e Tecnologia realizou sete reuniões nos primeiros meses deste ano, tendo definido a relatoria de 77 propostas e aprovado 27 matérias. Ainda promoveu, em conjunto com o colegiado de Educação, uma audiência pública para discutir a execução do orçamento da Universidade de Pernambuco (UPE) e a implantação de um campus no Agreste Setentrional.

Bruno Muniz 28 jul 2021 - 20:33m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Total (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)

Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Auto Planos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Moura & Lima (Grande)