Cotidiano Padre da Diocese de Caruaru torna-se protagonista de série documental da Netflix sobre animais

Padre da Diocese de Caruaru torna-se protagonista de série documental da Netflix sobre animais


O padre João Paulo, de Gravatá, aparece na série mostrando o trabalho que desenvolve para incentivar adoção e o amor aos animais.

A história de um padre da Diocese de Caruaru se tornou tema de episódio de uma série documental da Netflix. O sacerdote João Paulo de Araújo Gomes, de 51 anos, é administrador paroquial da Paróquia de Santana, em Gravatá, no Agreste, e ficou conhecido pelo seu trabalho desenvolvido com animais. Por causa deste trabalho de incentivo aos cuidados, amor e adoção, o padre se tornou estrela de um dos episódios da série “Apenas Cães”, lançada neste mês pela plataforma de stream.

A série tem como objetivo contar “histórias comoventes que mostram os laços profundos formados entre cães e seus donos”, como afirma a descrição da Netflix. No quarto episódio da segunda temporada, que tem 48 minutos, é apresentado o trabalho social desenvolvido pelo padre João Paulo. Em entrevista ao JC, o religioso contou que aceitou o convite para participar da produção para dar visibilidade a protetores e a outras pessoas engajadas na causa animal, sob a condição de não ser mostrado como um herói.

Às vezes, parece que sou o salvador da pátria, mas não sou. Só consigo socorrer e resgatar alguns cachorros. Conheço gente que tem entre 20 e 30 cachorros, que os alimentam e cuidam. Quando aceitei fazer o documentário, era para dar visibilidade para essas pessoas, que são os heróis. Meu trabalho é mudar a mentalidade das pessoas. Muitas dizem que os achavam invisíveis, mas que agora os veem”, explicou.

Ao todo, foram três anos de gravações do documentário, com idas e vindas da equipe de cinegrafistas da Netflix ao Brasil e conversas à distância. Tudo isso foi feito em sigilo até a divulgação oficial da plataforma. A movimentação da equipe em Gravatá, que é um município com cerca de 80 mil habitantes, fez com que a população especulasse que o padre se candidataria às eleições municipais.

“Eles procuraram entrar mesmo na minha vida, a equipe viveu dias com a gente, gravou horas e horas para depois selecionar tudo e ficar com o resumo. Assinamos um acordo concordando que não podíamos dizer a ninguém. Como se tratava de uma equipe de seis ou mais pessoas filmando, despertava o interesse na cidade; muita gente pensou que eu ia ser candidato na eleição e achava que eu estava gravando o guia eleitoral”, afirmou.

Trabalho desenvolvido com os animais

O padre contou que a relação dele com os animais não foi algo planejado ou organizado, “foi natural”. O sacerdote, natural do Recife, chegou na cidade de Gravatá em 2013 e foi procurado por uma equipe de um abrigo da cidade. Foi então que decidiu vender biscoitos para ajudar no faturamento e cuidar de 98 animais.

“Criamos uma relação de amizade, vieram em outras missas e disseram que o abrigo não era um lugar adequado. Assim, pensei em trabalhar para fechar esse abrigo. Elas começaram a trazer os cachorros para a praça, alguns foram apresentados na igreja. Fizemos uma campanha bem ostensiva e fechamos o local em um ano e meio”, contou.

Padre João Paulo tem cinco cães adotados e cuida deles como uma família. Um dos momentos mais emocionantes do episódio da série mostra a intimidade do padre com os seus animais de estimação, quando uma de suas cadelas, a Cecília, que tem as patas traseiras paralisadas, ganha uma cadeira de rodas e pode voltar a andar.

Ações promovidas em Gravatá

O episódio da série mostra algumas ações desenvolvidas pelo padre na Paróquia de Santana. Entre elas está a “benção dos animais”, uma celebração de aproximadamente 30 minutos em que o os animais recebem a bênção do sacerdote. No espaço, são disponibilizados comedouros e bebedouros com ração e água.

Apesar da visibilidade de seu trabalho, o padre contou que “o amor pelos animais é discriminado”.

Não é raro, quando fazemos postagens, as pessoas comentarem que o padre deveria estar preocupado com as pessoas. As pessoas esquecem que temos 18 obras sociais, e que o amor aos animais está interligado ao amor com as pessoas. A fé cristã tem uma preocupação com uma ecologia integral, não existe o cuidado com o ser humano quando você não tem cuidado aos animais e à natureza”, defende.

Bruno Muniz 29 jul 2021 - 10:34m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Sistemax (Grande)
Moda Center (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
APAE (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

1Farma (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Val Games (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Totali (Lateral)
BestNet (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Moda Center (Lateral)
House Club (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Athom (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
JCL (Lateral)
Cetias (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Centrus (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Vitta (Lateral)
Aplicativo