Cultura O Rock and Roll ainda faz muito barulho

O Rock and Roll ainda faz muito barulho


Ritmo frenético tem um dia para chamar de seu; Pernambuco tem comemoração com shows online.

“Hoje é dia de rock, bebê!”. A famosa frase, dita por uma célebre atriz brasileira, faz todo sentido, literalmente. Hoje, 13 de julho, é celebrado o gênero musical de origem norte-americana e popularizado no mundo todo. Mais do que um ritmo, o rock é conhecido por ter apelos comportamental e visual ligados à irreverência e atitude. 

Beirando 70 anos de (r)existência, este tipo de música muitas vezes foi dado como abatido, embora sempre acabe retornando mais forte. Com inúmeros estilos diferentes, o gênero é constantemente reinventado e permanece vivo atravessando gerações – e sendo o retrato delas. 

Do rock psicodélico, de garagem, progressivo, alternativo, hard rock, heavy metal, grunge, surgiram cantores e bandas consagradas, como Chuck Berry, Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin, Kiss, Iron Maiden e muitos outros artistas que têm suas contribuições e nomes registrados nas memórias desse ritmo frenético. 

Rock com sotaque local 

Sede do Abril Pro Rock, um dos mais importantes festivais do Brasil, Pernambuco também tem uma cena ativa do estilo musical. Berço de vertentes como o frevo, maracatu, baião e brega, o som pesado também tem seu espaço. Inclusive, o lendário Chico Science e a Nação Zumbi criaram o movimento Manguebeat, que unia o rock aos restantes dos ritmos regionais. 

Outros nomes também se destacaram. Cannibal, fundador da banda “Devotos”, do Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife, é referência quando se fala do punk rock. “Em Pernambuco, é uma cena muito antiga. Aqui construímos uma identidade de rock, criando longevidade. O que ainda é falho é o sistema de difusão deste estilo. Muitas bandas têm muito potencial e produzem músicas e clipes de qualidade, como Plugins, Saga HC e outras”, apontou o cantor. 

Elas no comando 

A “mãe do rock”, a americana Sister Rosetta Tharpe, deixou muita inspiração, principalmente para as mulheres. Predominantemente masculino, o universo do metal também tem lugar para as vozes femininas. No Recife, a vocalista da banda “Vassali”, Larissa Moura, chegou a ser mencionada pela revista Reverb como uma das nove melhores cantoras de rock nacional. “É muito bom quando os festivais buscam por bandas com integrantes mulheres, isso ressalta a representatividade feminina dentro da cena. Fomos reprimidas por muito tempo e quanto mais mulheres nesses locais, mais apoio e referências podemos ter”, explicou a cantora, que lançará novo disco no início de 2022. 

Ainda neste cenário, Sofia França da Sargaço Night Club e Kira Aderne da Diablo Angel são donas de vozes que ecoam pelo Estado. 

Comemoração virtual

O Rock na Calçada (RNC) promove hoje o seu primeiro festival online para celebrar o Dia do Rock, no seu canal do Youtube, às 20h. A programação do festival pernambucano independente de música autoral traz 22 atrações, entre bandas e artistas de oito estados brasileiros. 

“O festival é uma apresentação inédita do que há de novo na cena do rock brasileiro. O Rock na Calçada mostra que o velho e bom rock and roll continua vivo, ativo e buscando novas alternativas de interação com o público”, destaca Du Lopes, produtor executivo do evento. 

O RNC também fez uma parceria social com o abrigo do Seu Alberto, que cuida desde 2004 de pets em situação de abandono para adoção responsável. O valor arrecadado com a campanha solidária vai ser destinado ao projeto.

Bruno Muniz 13 jul 2021 - 8:58m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
Total (Grande)

APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moda Center (Grande)
Auto Planos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Sistemax (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

1Farma (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Vitta (Lateral)
Athom (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Centrus (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Totali (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
JCL (Lateral)
Cetias (Lateral)
BestNet (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
House Club (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Val Games (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Aplicativo