Saúde Ministério da Saúde expõe que pode ter cometido erro em sistema de dados que apontou vacinação com doses vencidas em todo Brasil

Ministério da Saúde expõe que pode ter cometido erro em sistema de dados que apontou vacinação com doses vencidas em todo Brasil


Secretário executivo de Saúde afirmou que situação pode ter sido “um mero equívoco”.

Na última sexta-feira (02), um desequilíbrio generalizado se instalou em todo o Brasil após a Folha de S. Paulo apontar dados do Ministério da Saúde, dando conta que diversos municípios brasileiros teriam vacinado com doses vencidas da Astrazeneca. Após a exposição dos dados, as prefeituras iniciaram uma corrida contra o tempo para detectar como tal situação teria se dado.

Muitos dos municípios identificaram que havia ocorrido um erro no sistema de dados do Ministério da Saúde. O próprio Ministério informou, no sábado, que não repassa vacinas vencidas aos municípios. Já no sábado, o secretário executivo de Saúde, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, disse que o caso pode ter sido um ‘mero equívoco’.

“Importante destacar que o Ministério tem um controle muito rigoroso na distribuição dessas doses, então o ministério não distribui doses que estiverem vencidas. Ele recebe essas doses no centro de distribuição, há um controle rigoroso sobre a validade dessas doses, elas são enviadas aos estados e por sua vez enviadas aos municípios. A gente pediu detalhamento aos municípios para verificar se de fato houve essa aplicação de doses vencidas ou se foi um mero equívoco no preenchimento dos dados no nosso sistema oficial, o DataSUS”, detalhou em entrevista para CNN.

O órgão federal explicou que, “apesar das vacinas terem vindo direto do laboratório produtor (AstraZeneca), na embalagem constava vencimento em 31/05/2021 e que nas notas de fornecimentos do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), do Ministério, o prazo de validade está 31/5/2022. De acordo com o MS, a informação da Rede de Frio Nacional é de que a validade correta é em 31 de maio de 2022.

Vacina vencida

Nesta sexta-feira, 2, um levantamento divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, com base em informações do Ministério da Saúde, aponta que, no Brasil, 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 foram aplicadas em diversos postos de saúde. Dezenas de municípios brasileiros negaram ter aplicado a vacina vencida e apontaram a inconsistência na plataforma de dados do Ministério da Saúde.

Bruno Muniz 04 jul 2021 - 11:13m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Total (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
APAE (Grande)

Luciana Mendes (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sistemax (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cetias (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

JCL (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Val Games (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
1Farma (Lateral)
Cetias (Lateral)
Totali (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Vitta (Lateral)
House Club (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
BestNet (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Centrus (Lateral)
Athom (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Aplicativo