Saúde Cresce a busca por graduação na área de saúde durante a pandemia

Cresce a busca por graduação na área de saúde durante a pandemia


Medicina, enfermagem, biologia, farmácia e biomedicina são os cursos mais citados pelos estudantes que participaram da pesquisa.

A pandemia da Covid-19 ainda é uma realidade no mundo. E, durante todo este período, pode-se acompanhar o trabalho de milhares de profissionais da saúde e pesquisadores que se dedicam diariamente nesta luta contra o vírus. Estes profissionais também estão inspirando vários jovens na hora de escolher um curso superior.

É o que demonstra a pesquisa global, que foi realizada pela Person, no Brasil, Estados Unidos, China e Reino Unido. Segundo a empresa, que ouviu 2 mil pais e alunos universitários entre 11 e 17 anos, 64% dos pais disseram ter percebido aumento de interesse por parte dos filhos em assuntos relacionados à ciência com o surgimento da pandemia. No Brasil, esse índice foi ainda maior, chegando a 67%. O estudo também revelou que 64% dos alunos consideram escolher a carreira profissional influenciados pela pandemia.

Os cursos que estão entre os mais citados pelos estudantes que participaram da pesquisa, são: medicina, enfermagem, biologia, farmácia e biomedicina.

“Durante a pandemia podemos acompanhar o crescimento das oportunidades nas áreas de saúde. A falta de profissionais fez com que o país lançasse vários editais para concursos e convocação de alunos que estavam no final da graduação de medicina, para ajudar no combate ao Covid-19. Este crescimento na oferta levou os estudantes a repensarem suas escolhas, uma vez que existem vários segmentos na área de saúde que necessitam de profissionais. Além das oportunidades, também recebi relatos de alguns alunos que perderam parentes e amigos, e com isso transformaram a dor em motivação para buscar melhorar a vida das pessoas através da ciência”, declarou a coordenadora do programa de reforço para o curso de medicina do colégio GGE, Jacqueline Ellen Albuquerque.

O Programa Reforça Medicina é oferecido aos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio do colégio GGE, onde, através de aulas online ao vivo, os estudantes começam a se aprofundar nas aulas de química, física e biologia, que são as disciplinas com pesos maiores nos cursos de saúde. Nas aulas os alunos resolvem questões de vestibulares anteriores e se aprofundam mais no conteúdo que vão estudar ao ser aprovado no curso escolhido.

“Vale ressaltar, que também deixamos claro para os nossos alunos que eles não devem escolher o curso apenas de acordo com as oportunidades que o mercado oferece, uma vez que esta escolha será para a profissão da sua vida. É necessário também ter algumas atribuições como paciência para lidar com pessoas, saber que vão passar por situações que podem abalar o emocional, estar em constante aprendizado, gostar de pesquisa, já que a ciência evolui diariamente, e o mais importante, ser o curso que o aluno realmente deseja. Inclusive, eu sugiro sempre que eles conversem com profissionais da área que eles desejam atuar, para se aprofundar nas experiências e poder fazer a escolha com um pouco mais de certeza, pois, assim tenho certeza que teremos profissionais brilhantes”, concluiu a coordenadora.

Bruno Muniz 28 jul 2021 - 20:54m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Ana Laura Personalizados (Grande)
Athom (Grande)
Richard Martyns (Lateral)
Cetias (Grande)
Compax (Grande)
Farma Fácil (Grande)
JCL (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Mais Top Estética (Grande)
Clim Center (Grande)

Richard Martyns (Lateral)
Jasfac (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Chiquinho Sorvetes (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Vitta (Grande)
Compax (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Design Riscos (Grande)