Cotidiano Após dois incidentes com tubarão em 15 dias, trecho de praia em Piedade é interditado para banho

Após dois incidentes com tubarão em 15 dias, trecho de praia em Piedade é interditado para banho


O trecho de praia em Piedade onde ocorreram dois incidentes com tubarão em 15 dias, sendo o mais recente no último domingo (25) e o anterior com vítima fatal, em 10 de julho, está interditado para banho de mar por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (27). 

A determinação consta em decreto publicado no Diário Oficial do município pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife [leia a íntegra no final do texto]

Segundo o decreto, a medida, que foi tomada pela primeira vez no litoral pernambucano em razão de ocorrências com tubarão, vale enquanto forem feitos estudos e pesquisas para descobrir os “recentes e frequentes ataques de tubarão na área” e tendo em conta a “grave reincidência histórica”.

O trecho de orla considerado pelo decreto tem aproximadamente 1,6 quilômetro e vai da Igrejinha de Piedade ao Barramares Hotel. 

“O trecho de área objeto da interdição será objeto de intensa fiscalização e sinalização para orientação dos banhistas”, cita o decreto assinado pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira.

A fiscalização do trecho será realizada pela Guarda Civil Municipal, com apoio das Forças de Segurança do Estado.

Ocorrências

No último domingo (25), o banhista Everton dos Reis Guimarães, de 32 anos, foi vítima de um incidente com tubarão na altura da Igrejinha de Piedade. Ele sofreu lesões na parte posterior da coxa esquerda e nos glúteos provocadas pela mordida do animal.

Logo após o incidente, Everton foi atendido por salva-vidas que estavam no local e realizaram os primeiros socorros. Ele foi encaminhado ao Hospital da Aeronáutica, em Jaboatão, e posteriormente transferido para o Hospital da Restauração, onde foi submetido a uma cirurgia logo após dar entrada na unidade. 

Depois do procedimento, ele ficou algumas horas internado em uma área de observação e foi transferido para a enfermaria. Ainda não há previsão de alta médica para ele.

Duas semanas antes, em 10 de julho, Marcelo Rocha Santos, 51 anos, morreu após ser mordido por um tubarão tigre, no mesmo ponto da praia de Piedade. 

Com os dois registros em julho, subiu para 67 o número de casos de incidentes com tubarão notificados em Pernambuco pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) desde 1992.

Íntegra do decreto

DECRETO Nº 79 , DE 26 DE JULHO DE 2021

Ementa: Dispõe sobre a interdição temporária de trecho da orla da praia de Piedade para banho de mar, enquanto realizados estudos e pesquisas em razão dos recentes e frequentes ataques de tubarão na área.

DECRETA:

Art. 1º Fica interditado por período indeterminado, para banho de mar, o trecho de praia do Município do Jaboatão dos Guararapes compreendido entre as seguintes coordenadas: – 8.17546, -34.91389 (“Igrejinha de Piedade”) e -8.15585, -34.90775 (“Barramares Hotel”), enquanto durarem os estudos e pesquisas relacionados aos últimos ataques de tubarão na área, tendo em conta sua grave reincidência histórica.

Parágrafo único – o trecho de área objeto da interdição será objeto de intensa fiscalização e sinalização para orientação dos banhistas.

Art. 2º A fiscalização da área será realizada pela Guarda Civil Municipal, com apoio das Forças de Segurança do Estado competentes.

Art. 3º O presente Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Jaboatão dos Guararapes, 26 de julho de 2021.

ANDERSON FERREIRA RODRIGUES

Prefeito

Bruno Muniz 27 jul 2021 - 9:21m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)

Altas Horas Outlet (Grande)
Sistemax (Grande)
Moda Center (Grande)
Auto Planos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
APAE (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

House Club (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Val Games (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Vitta (Lateral)
1Farma (Lateral)
Athom (Lateral)
Centrus (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
JCL (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
BestNet (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Cetias (Lateral)
Aplicativo