Cotidiano UFPE apresenta primeiro relatório sobre Sequenciamento Genômico de Sars-cov-2

UFPE apresenta primeiro relatório sobre Sequenciamento Genômico de Sars-cov-2


Variante de Manaus foi confirmada na região; monitoramento seguirá sendo feito em busca de novas cepas.

O crescente número de casos de Covid-19 na região do Agreste pernambucano fez a Prefeitura de Caruaru assinar um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a realização de um monitoramento epidemiológico de variantes do vírus SARS-Cov-2 para melhor controle da pandemia. A primeira Nota Técnica da pesquisa foi entregue nesta segunda-feira (7), e apresenta um cenário que ajuda a entender o tipo de cepa que circula na região.

De acordo com o documento, foram enviadas ao Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica – Suely Galdino (NUPIT-SG) 48 amostras de swabs nasofaríngeos provenientes de pacientes de Caruaru (47) e Toritama (01), todos com sinais clínicos da Covid-19. Os pacientes estavam internados em hospitais das cidades, sendo 13 alocados na enfermaria (setor amarelo), 25 no semi-intensivo (setor vermelho) e 10 na UTI. Desses, 29 amostras foram selecionadas para a realização do sequenciamento, com apoio de pesquisadores do Instituto Aggeu Magalhães.

Nos resultados obtidos durante esse primeiro estudo foram possíveis de sequenciar, com eficiência e confiabilidade, 27 amostras, e, dessas, 26 apresentaram mutações características da variante de Manaus, a P.1 (ou variante Gamma, segundo a recente designação proposta pela Organização Mundial de Saúde). “A predominância da variante P.1 do SARS-CoV-2 na região do Agreste de Pernambuco é preocupante, em função da presença de mutações que resultam na maior transmissibilidade. Essa variante geralmente provoca quadros mais graves, o que justifica o seu predomínio nos casos avaliados de Caruaru, onde todos os pacientes tinham alterações respiratórias, com demanda de oxigênio”, explicou a profa. Michelly Pereira, pesquisadora do NUPIT-SG.

Para o reitor da UFPE, prof. Alfredo Gomes, “a parceria busca evidências científicas para responder à emergência em saúde pública, e no seu enfrentamento. Resultados como estes reiteram a relevância da UFPE para o nosso estado e a vida das pessoas, demonstrando mais uma vez o papel das universidades públicas no servir à sociedade”.

O monitoramento de variantes do vírus SARS-CoV-2 representa uma estratégia necessária para as medidas de vigilância epidemiológica, tendo em vista o surgimento de novas variantes do vírus que já foram relatadas no Brasil.

De acordo com a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, investigar o comportamento do vírus pode ajudar nas estratégias para a contenção da doença.

“A partir do momento que a gente tem esse detalhamento, entendemos melhor o comportamento do vírus, sua transmissibilidade e mudança de comportamento sintomático que pode causar nas pessoas infectadas. Quanto mais a gente entende a doença, mais poderemos ter caminhos para evitá-la ou tratá-la”, pontuou.

Ainda de acordo com o relatório, estudos indicam uma alta taxa de mortalidade relacionada à infecção da variante P.1, especialmente devido à superlotação das Unidades Intensivas de Saúde, o que confirma a gravidade da situação dos municípios da região. Em Caruaru, há uma elevação permanente no número de reinfecções, especialmente nos últimos 90 dias, o que pode ser um forte indicativo da presença de outras variantes. “É de extrema urgência a ampliação da cobertura de imunização para a região do Agreste para tentar conter o avanço dos casos de contaminação e salvar vidas”, finalizou o prof. Valdir Balbino, pesquisador do Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (Labbe).

Bruno Muniz 07 jun 2021 - 19:18m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)

RC Tecidos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Moura & Lima (Grande)
APAE (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moda Center (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Auto Planos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Mandacaru Açaiteria (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Vitta (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Val Games (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Cetias (Lateral)
1Farma (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
JCL (Lateral)
Centrus (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Sistemax (Lateral)
House Club (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
BestNet (Lateral)
Athom (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Aplicativo