Cotidiano Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir desta terça (1)

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir desta terça (1)


Procedimento evita fraudes e garante pagamento do benefício.

A partir de hoje (1º), a prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que moram no Brasil volta a ser obrigatória. A exigência estava suspensa desde maio de 2020 por causa da pandemia de covid-19 e não causava a suspensão do benefício. Com o retorno da obrigatoriedade, os aposentados e pensionistas que não realizarem a confirmação do cadastro terão o benefício suspenso.

A prova de vida é obrigatória para todos que recebem benefícios por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. De acordo com o INSS, cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento. 

“É importante que os segurados que não fizeram a prova de vida, realizada uma vez por ano, façam o procedimento”, destacou o INSS.

De acordo com a Portaria 1.299, que retomou a obrigatoriedade da prova de vida para os residentes no Brasil, ela começará com os benefícios em que não houve a realização por nenhum canal disponibilizado para esse procedimento. Eles integram o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial.

Esses beneficiários selecionados para fazer a prova de vida por biometria facial e que ainda não realizaram o procedimento, devem fazê-lo pelo aplicativo Meu Gov.br ou Meu INSS, disponível para baixar na Play Store e na Apple Store. Após realizar a prova de vida por biometria facial, o segurado pode consultar o resultado pelo Meu INSS.

Os segurados aptos a realizar o procedimento online, serão informados por SMS no celular, ou ainda por e-mail, ou aplicativo Meu INSS. O instituto alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41, qualquer outra mensagem referente à prova de vida de outro número deve ser desconsiderada.

“O INSS identificou cerca de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova em fevereiro de 2020.  Esses beneficiários podem fazer o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando dessa forma o bloqueio de seus benefícios”. 

Além dos aplicativos Meu Gov.br e Meu INSS, alguns bancos permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos.

Também é possível realizar a prova de vida normalmente em uma agência do banco em que recebe o benefício. Nesse caso, o segurado deverá levar um documento de identidade com foto. Esse documento pode ser o RG, a carteira de motorista ou a Carteira de Trabalho.

Para evitar aglomerações nas agências, o INSS elaborou um calendário. O cronograma começa em junho para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2020. No mês seguinte, julho, para os beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho. O calendário segue até dezembro com a prova de vida para quem deveria ter feito em março e abril de 2021.

Os beneficiários que têm dúvida sobre a realização da prova de vida ou dificuldade de locomoção podem buscar ainda atendimento pela Central 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. 

Também é possível cadastrar uma pessoa como procuradora para realizar o exame. Essa opção, contudo, somente está disponível para os beneficiários que têm dificuldade de locomoção. O procedimento deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS.O instituto informou ainda que para os beneficiários residentes no exterior, a “retomada do processo de bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta de comprovação de vida” será divulgada em outra portaria.

Bruno Muniz 01 jun 2021 - 9:12m

0 Comentários

Deixe uma resposta


1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)

Moura & Lima (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Auto Planos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Cetias (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Altas Horas (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Centrus (Lateral)
1Farma (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Cetias (Lateral)
House Club (Lateral)
Vitta (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
BestNet (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Totali (Lateral)
Val Games (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Athom (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
JCL (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Aplicativo