Cotidiano MPPE recomenda simultaneamente que manifestações dos dias 19 e 20 de junho não ocorram para evitar aglomerações

MPPE recomenda simultaneamente que manifestações dos dias 19 e 20 de junho não ocorram para evitar aglomerações


Considerando a atual conjuntura da pandemia da Covid-19 no Estado de Pernambuco e em razão da divulgação da realização de manifestações populares marcadas para os dias 19 e 20 de junho, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu simultaneamente recomendações aos grupos organizadores que se abstenham de qualquer tentativa de aglomeração, em respeito às normas sanitárias para prevenção de contágio devido à pandemia de Covid-19.  

Pelos atos de sábado (19), foram notificados da Recomendação nº 02/2021 os integrantes das Frentes Povo sem Medo e Brasil Popular, da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), bem como as demais entidades sindicais e movimentos sociais que estão convocando a população, por meio das redes sociais, a participar de manifestação presencial no próximo 19 de junho, às 9h, com concentração na Praça do Derby.  

Pelos atos de domingo (20), a Recomendação nº 03/2021 foi dirigida aos integrantes do Grupo Aliança por Pernambuco, bem como aos demais grupos ou movimentos que estão convidando para a motociata em 20 de junho, às 10h, com saída do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, em direção ao Centro de Convenções, em Olinda. Foi determinada a remessa de cópia da Recomendação nº 03/2021 ao Ministério Público Federal (MPF) para conhecimento e adoção das medidas cabíveis, diante da notícia da suposta participação do presidente da República na manifestação.

As recomendações ministeriais ressaltam a gravidade do momento e transcrevem números do estágio atual da pandemia do coronavírus em Pernambuco, com 3.622 casos da Covid-19 e 72 óbitos confirmados em 15 de junho de 2021, bem como taxa de ocupação dos leitos de UTI em 93%, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

A 34ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, com atuação na Promoção da Saúde da Capital destaca ainda que, entre as medidas de enfrentamento admitidas pela Lei nº 13.979/2020 para prevenção ao Covid-19, estão previstos: o isolamento, a quarentena, o uso de máscaras em locais abertos e fechados, assim como a não aglomeração de pessoas. A decretação dessas medidas pelos estados e municípios deve ser imposta na dose necessária para evitar a propagação da pandemia, sempre com fundamento em evidência científica e em análise sobre informações estratégicas em saúde (art. 3º,§ 1º).

As recomendações reforçam que a adoção de tais medidas não se trata de faculdade, mas de poder-dever atribuído à Administração Pública, a ser concretizado na vida em sociedade em dosagem suficiente para evitar, segundo evidências científicas e análises estratégicas em saúde, o alastramento acelerado da doença, impedindo, assim, o colapso do sistema de saúde planejado para o atendimento médico dos infectados.

O MPPE ainda lembrou o teor do Decreto Estadual nº 50.846, de 11 de junho de 2021, que determina no art. 25: “Permanece vedada no Estado a realização de shows, festas, eventos sociais e corporativos de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares, restaurantes, faixa de areia e barracas de praia, independentemente do número de participantes”. Assim, não é permitida, pelo referido decreto, neste momento, a realização de manifestação presencial.  

Bruno Muniz 17 jun 2021 - 21:22m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)

Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cetias (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Sistemax (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Auto Planos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Sistemax (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
1Farma (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Val Games (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Cetias (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Centrus (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
JCL (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Vitta (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
BestNet (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Athom (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Totali (Lateral)
House Club (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Aplicativo