Saúde Doações de sangue no país caem 10% na pandemia, e estados buscam remanejamento de estoques

Doações de sangue no país caem 10% na pandemia, e estados buscam remanejamento de estoques


Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Ministério da Saúde, em alusão à data que celebra a doação de sangue.

O volume de coletas para doações de sangue no país caiu cerca de 10% em meio a pandemia da Covid-19. Em 2019, o número de coletas de bolsas de sangue chegou a 3.271.824. Já em 2020, esse total caiu para 2.958.665.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Ministério da Saúde, em alusão à data que celebra a doação de sangue.

Segundo a diretora de atenção especializada e temática da pasta, Maira Botelho, em meio à queda, a rede de hemocentros manteve um plano de contingência para remanejar bolsas de sangue entre os estados.

Ao menos nove estados tiveram que solicitar esse remanejamento nos últimos meses devido a estoques em nível baixo ou crítico (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Piauí, Rondônia, Sergipe, Pernambuco e Amapá). Foram, pelo menos, 2.666 hemocomponentes remanejados.

Atualmente, o tempo médio entre a solicitação e a chegada do material é de até oito horas, intervalo que já considera o prazo entre estados mais distantes entre si.

Apesar da queda no volume de doações, situação que pode estar ligada à menor circulação de pessoas, Botelho diz que não houve registro de desabastecimento. Ela atribui a situação ao plano de contingência adotado em conjunto com os estados e a campanhas feitas no período para aumentar o volume de doações. Os dados atuais dos estoques não foram informados.

“Tivemos, durante a pandemia, uma redução de 10% de doações em todo o país. Em paralelo, tivemos reduções nas cirurgias eletivas, mas é preciso dizer que outras doenças e situações que precisam de sangue, nada disso parou”, afirma a diretora.

Após anunciar os dados sobre o volume de coletas, o Ministério da Saúde lançou uma nova campanha para incentivar doações de sangue, com o mote “Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa”.

O secretário de saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, lembra que, nos últimos meses, cirurgias eletivas foram suspensas, o que ajudou a conter parte da demanda.

“Mas, passado esse momento, vamos retomar as cirurgias eletivas, e vamos precisar ter estoques. E é importante que todos tenham consciência de que vamos precisar muito [de doações]”, afirma.

Ele frisa que, em geral, os hemocentros têm trabalhado com agendamentos para facilitar as coletas em meio à pandemia e manter as recomendações de distanciamento.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que as doações demonstram a “solidariedade” dos brasileiros e fez um apelo por mais doações.

“Vamos nos unir para manter nossos bancos de sangue com reservas suficientes”, disse.

Recentemente, outras entidades também têm feito campanhas para incentivar a doação de sangue.

Segundo informações da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos) que estejam pesando mais de 50 kg. Para menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis. É preciso levar documento de identidade original, com foto recente, e é recomendado ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo para agendar horário.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de 30 dias de cura, mas há outras situações que impedem a doação. 

Bruno Muniz 14 jun 2021 - 14:18m

0 Comentários

Deixe uma resposta


1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Altas Horas Outlet (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
APAE (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Auto Planos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

RC Tecidos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Cetias (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Moda Center (Lateral)
JCL (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
BestNet (Lateral)
1Farma (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
House Club (Lateral)
Val Games (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Totali (Lateral)
Vitta (Lateral)
Centrus (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Athom (Lateral)
Aplicativo