Cotidiano Imip alerta para baixo estoque de leite

Imip alerta para baixo estoque de leite


Diante da pandemia de Covid-19 os bancos de leite do Estado sofreram grande impacto.

Com a baixa no estoque de leite em Pernambuco, o Complexo Hospitalar do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), participa a partir da quarta-feira (19) da Semana Nacional de Doação de Leite Humano, juntamente com bancos de leite de todo o Brasil. O intuito da campanha, que vai até o dia 25 de maio, é incentivar a doação de leite materno, principalmente no período de pandemia. 

No Estado, os bancos de leite sofreram um grande impacto com a diminuição de doação causada pela pandemia de Covid-19. Enquanto em 2019 Pernambuco distribuiu 10.636 litros de leite, com a doação de 7.158 mulheres, em todo o ano de 2020, foram 7.713 litros distribuídos, com o quantitativo de 6.454 doadoras. 

“Os bancos de leite nunca pararam de funcionar na pandemia, mas as doações caíram bastante. Muitas mulheres preferiram não sair de casa para não se expor, algumas adoeceram com a própria Covid, enquanto outras passaram por questões difíceis causadas pela própria situação atípica”, pontua a coordenadora estadual de Aleitamento Materno da SES-PE, Marília Macêdo.

De acordo com o Imip, cerca de 120 recém-nascidos, prematuros, internados na UTI Neonatal da Instituição são beneficiados com o banco de leite materno da instituição. Para atender essa demanda são necessários em torno de 400 Litros de leite por mês.  

“O leite humano é essencial para a nutrição dos bebês, principalmente nos primeiros seis meses de vida. Nos hospitais, o alimento doado para os bancos de leite é dispensado para as crianças que estão internadas nas UTIs neonatais. Geralmente, esses bebês são prematuros, ou nasceram com baixo peso, e esse alimento é fundamental para salvar a vida dessas crianças”, finaliza Marília.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite do Imip, Vilneide Braga, as doadoras precisam estar atentas para qualquer sinal de adoecimento.

“Se essa mulher tiver muito leite, e estiver sadia, é muito importante que ela mantenha a doação de leite humano da mesma forma que vinha fazendo. Caso ela esteja com uma gripe comum, qualquer doença, ou até a Covid-19, a doação deverá ser interrompida”, explicou. 

Para fazer a retirada do leite, a indicação é que a mãe use uma máscara para proteger a boca, um lenço ou touca na cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. Para higienizá-los, deve-se colocar água no fogo e, quando começar a ferver, adicionar os potes. Eles devem ser retirados de 15 a 20 minutos depois. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo.

Além das doações de leite humano, as pessoas que desejam ajudar, mas não são mães lactantes, podem fazer doação de frascos para o armazenamento. O frasco apropriado para doação deve ser de vidro de café solúvel, com tampa plástica rosqueada. São necessários cerca de 150 frascos por dia, segundo a equipe do setor.  

Para tirar dúvidas, basta ligar para o Banco de Leite do Imip através dos telefones 2122-4719 ou 2122-4103.  

Bruno Muniz 20 maio 2021 - 11:17m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)

Cabeça Gesso (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Moda Center (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Auto Planos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Moura & Lima (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

House Club (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Totali (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Vitta (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
1Farma (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Athom (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Centrus (Lateral)
BestNet (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
JCL (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Val Games (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Aplicativo