Destaques Funcionários do sistema socioeducativo começam a ser vacinados contra a Covid-19

Funcionários do sistema socioeducativo começam a ser vacinados contra a Covid-19


Ato simbólico marcou a aplicação de doses do imunizante em dois agentes socioeducativos da Funase.

Dois agentes socioeducativos estiveram entre os primeiros profissionais de sistemas de privação de liberdade vacinados contra a Covid-19 em Pernambuco. Reicla Félix Nascimento, de 27 anos, e Isael Fábio Bezerra da Silva, de 34, atuam na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), órgão responsável pela execução de medidas socioeducativas para adolescentes e jovens envolvidos em atos infracionais. Os dois servidores receberam a primeira dose da AstraZeneca/Oxford, na manhã desta sexta (28), no Recife, juntamente com dois policiais penais do sistema prisional. O ato teve a presença do governador Paulo Câmara.

O início da imunização para esses servidores ocorreu após a autorização do Governo do Estado para que pessoas de todos os grupos prioritários e do público em geral com 59 anos sejam vacinadas. Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), populações privadas de liberdade também estão entre os grupos prioritários. Na Funase, há cerca de dois mil agentes socioeducativos e servidores de outras categorias aptos a receber o imunizante, além de 400 socioeducandos com 18 anos ou mais. A fundação está em contato com os municípios onde tem unidades, já que o agendamento da vacinação obedecerá ao cronograma das prefeituras.

“Estamos avançando em todos os grupos prioritários e a nossa meta no mês de junho é aumentar a velocidade na vacinação aqui em Pernambuco. É justamente com a vacinação que a gente vai conseguir avançar no combate à pandemia”, afirmou o governador Paulo Câmara.

“Enxergamos esse momento com muita esperança de que a gente vai poder superar essa fase difícil. São mais de dois mil funcionários que receberão a vacina. Isso dá ao sistema uma segurança para que a gente possa trabalhar sem a sombra do vírus”, completou o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, presente na solenidade.

O ato, que ocorreu na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, também foi acompanhado pela vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, pelos secretários Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), André Longo (Saúde) e Cícero Rodrigues (executivo de Ressocialização) e pela presidente da Funase, Nadja Alencar.

A agente socioeducativa Reicla Nascimento trabalha com as adolescentes e jovens em internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, no Recife. Ela conta que a vacina chega como esperança para levar tranquilidade a ela e à família.

“Contraí a Covid no ano passado, tive alguns sintomas e fiquei muito preocupada com os meus parentes. Quando soube que participaria desse ato simbólico, fiquei feliz e sem acreditar que finalmente chegou a hora”, disse.

O agente socioeducativo Isael Fábio, que trabalha no Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife, unidade voltada ao atendimento de adolescentes do sexo masculino, também não escondeu a empolgação de participar desse momento.

“A sensação é de alívio, recomeço e liberdade. Liberdade de poder ir e vir, podendo de fato exercer nosso direito”, declarou.

Esses foram os primeiros profissionais do sistema socioeducativo que tiveram o direito de se vacinar contra a Covid-19 devido à natureza de seu trabalho. Além deles, outros 273 servidores já foram imunizados nos últimos meses por se encaixarem em critérios de grupos prioritários atendidos anteriormente, como ter 60 anos ou mais, possuir comorbidades ou ser profissional de saúde.

Bruno Muniz 30 maio 2021 - 9:54m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Richard Martyns (Lateral)
Acqua Pet Capibaribe (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Clim Center (Grande)
JCL (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Império dos Camarões (Grande)
Gelar (Grande)

Richard Martyns (Lateral)
Vitta (Grande)
CNA (Grande)
Simone Joias (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Dr. Leonardo Brito
Lis Bambini

VÍDEO EM DESTAQUE

Oficina dos Óculos (Lateral)
Design Riscos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Acqua Pet Capibaribe (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Clínica Vitta (Lateral)
Autoescola Nossa Senhora das Graças (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Richard Martyns (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
Academia Saúde e Forma (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Val Games (Lateral)
JCL (Lateral)
BestNet (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
Clim Center (Lateral)
Império dos Camarões (Lateral)
Bruno Assistência (Lateral)
CNA Santa Cruz (Lateral)
Gelar (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Immobilis (Lateral)
Real Tags e Etiquetas (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Simone Joias (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
House Club (Lateral)
Ana Laura Personalizados (Lateral)
Aplicativo