Cotidiano Entenda a importância da fonoaudiologia no âmbito hospitalar

Entenda a importância da fonoaudiologia no âmbito hospitalar


Na fonoaudiologia existem diversas áreas de atuação, uma delas é a fonoaudiologia no ambiente hospitalar. Nela, o profissional está inserido em diversos setores de um hospital, como por exemplo UTIs neonatais, pediátricas e adultas, atuando com o paciente ainda no leito, de forma precoce, preventiva, intensiva, tanto pré como pós-cirúrgica.   Para entender a importância desse profissional no âmbito hospitalar, entrevistamos Thaíza Estrela Tavares, Mestre em Ciências e Saúde.  

De acordo com Thaíza, o fonoaudiólogo integra a equipe multiprofissional, atuando de forma interdisciplinar, para a promoção, proteção e recuperação da saúde com o objetivo de prevenir e/ou minimizar complicações e sequelas, a partir do gerenciamento da alimentação e da comunicação, de maneira segura e eficaz, através da realização de triagem, avaliação, habilitação e reabilitação das funções orofaciais e da comunicação humana.

“Nessa área o profissional busca ampliar as perspectivas prognósticas, reduzir o tempo de internação, assim como as taxas de re-internação, visando sempre a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, explica.  

Na área neonatal e pediátrica, o fonoaudiólogo realiza intervenção em recém-nascidos e crianças nos aspectos alimentares, estimulação sensório-motora oral, estimulação e manejo do aleitamento materno para a adequada posição na amamentação, orientação a equipes de saúde e mães, além de Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha) e Teste de Linguinha.  

Além do profissional de fonoaudiologia atuar nas áreas de Neurologia, Otorrinolaringologia, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia, ele também realiza triagem, avaliação, habilitação, reabilitação e orientação quanto aos aspectos de linguagem, fala, deglutição, motricidade orofacial, cognição, voz e audição. 

Thaíza destaca que no atual contexto da pandemia de covid-19, o fonoaudiólogo está inserido em grupos multidisciplinares para a prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica nas UTI’s, visto que há fatores de risco para o desenvolvimento da disfagia em pacientes criticamente doentes, entre eles, a intubação orotraqueal.

“Após a extubação, cabe a este profissional a habilitação e reabilitação funcional das estruturas orofaríngeas e esofágicas envolvidas na deglutição de saliva, líquidos e/ou alimentos de qualquer consistência, proporcionando ao paciente melhores condições de alimentação e, consequentemente, melhores possibilidades de pronta recuperação”, esclarece. 

Bruno Muniz 09 maio 2021 - 10:12m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
APAE (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Cetias (Grande)
Moda Center (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Mateus Assistência (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
House Club (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
BestNet (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Vitta (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Centrus (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Athom (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Val Games (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
1Farma (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Cetias (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
JCL (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Aplicativo