Cotidiano Conselheiro tutelar de Santa Cruz do Capibaribe lança campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Conselheiro tutelar de Santa Cruz do Capibaribe lança campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


Mais de 70% dos casos de abuso infantil acontecem dentro da residência, afirma Ministério da Saúde.

Instituído pela Lei Federal 9.970/2000, o dia 18 de Maio tornou-se o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O objetivo dessa data é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do estado, o conselheiro tutelar Marivaldo Andrade promove ao longo deste mês a campanha “Diga Não! À Violência Contra Crianças e Adolescentes!” e o lema: “Faça Bonito, não espere a quarentena passar para denunciar! Disque 100”

De acordo o Marivaldo, a campanha visa levar, através das redes sociais, informações sobre as várias formas de violência sexual para que as pessoas possam identificar possíveis situações e saibam como denunciar.

“É importante que enquanto rede possamos refletir sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professores, cuidadores, profissionais de saúde, entre outros,” conta o idealizador.

Dados do Disque 100 confirmam uma crescente no volume de queixas de violência contra a criança e o adolescente no último ano. Conforme apuração do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2020, foram 95.247 ocorrências registradas, o maior número em 7 anos, significando um novo caso a cada 5,5 minutos.

“É missão de todos proteger as crianças e os adolescentes de todas as formas de violência. Qualquer pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar de alguma criança ou adolescente tenha sido vítima de violência sexual, basta ligar para o Disque 100 ou enviar mensagem para o WhatsApp do Conselho Tutelar,” orienta Marivaldo.

A longo de maio, haverá palestras virtuais sobre a temática no perfil de Marivaldo nas redes sociais e será apresentado às secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social propostas de atuação e formulação de políticas públicas, além da criação de um fluxograma entre a rede de proteção para atender os casos suspeitos e confirmados de violência contra crianças e Adolescentes.

“Busco ressaltar a responsabilidade e a importância do poder público na promoção de políticas que assegurem a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual,” pontua o conselheiro.

A iniciativa conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdeca) na luta para implementar o monitor da violência no município, cuja função será de aprimorar e dar mais atenção aos índices de violência contra crianças e adolescentes.

DENÚNCIAS– DISQUE 100
– Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe
Rua Antônio Burgos, 27, bairro Nova Santa Cruz
WhatsApp (81) 3731-3845.

Bruno Muniz 07 maio 2021 - 14:52m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
Auto Planos (Grande)
Sistemax (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
RC Tecidos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

JCL (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
House Club (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Moda Center (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Athom (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Cetias (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
1Farma (Lateral)
Val Games (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Vitta (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
BestNet (Lateral)
Centrus (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Aplicativo