Saúde Com agravamento da pandemia, prefeitos de Santa Cruz, Toritama, Taquaritinga, Brejo e Jataúba alegam escassez de oxigênio no mercado

Com agravamento da pandemia, prefeitos de Santa Cruz, Toritama, Taquaritinga, Brejo e Jataúba alegam escassez de oxigênio no mercado


Prefeitos informaram que mesmo com recursos, está difícil conseguir insumos para o tratamento da doença.

Em uma nota conjunta emitida na tarde desta sexta-feira (28), os prefeitos dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe (Fábio Aragão), Toritama (Edilson Tavares), Jataúba (Cátia Ribeiro), Taquaritinga do Norte (Lero Mestre) e Brejo da Madre de Deus (Roberto Asfora) alegam dificuldades para o combate da pandemia nas cinco cidades mencionadas.

De acordo com a nota, mesmo com recursos disponíveis para aquisição, não há insumos no mercado e a compra de itens como oxigênio, por exemplo, está complicada. Confira a nota abaixo:

NOTA CONJUNTA DE PREFEITOS: COVID-19

Há mais de um ano, o mundo vive uma das maiores crises sanitárias da história, onde o novo coronavírus fez a saúde mundial entrar em colapso. Em nossa região, a situação não é diferente, os últimos indicadores epidemiológicos, divulgados pelo Governo do Estado, apontam que o agreste de Pernambuco está vivenciando o pior momento de toda a pandemia.

De acordo com as informações divulgadas, na última semana e nos últimos 15 dias, a 2° macrorregião de Saúde registrou um aumento na solicitação de vagas na UTI para pacientes suspeitos ou confirmados, de 35% em apenas uma semana e 55% em 15 dias. O número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), também registrou um aumento preocupante no Agreste, enquanto as outras regiões tiveram um aumento das notificações de 17% em uma semana e 22,5% em 15 dias, no mesmo período, a 2° macrorregião de Saúde, que engloba o nosso Polo de Confecções, registrou um aumento de 20% e 48%, respectivamente.

Diante deste cenário, as cidades da região enfrentam dificuldades na aquisição de insumos, medicamentos e oxigênio, tão indispensável no tratamento dos casos mais graves de covid-19. A escassez do oxigênio vem preocupando os gestores, que estão com dificuldades em adquirir esse item. Os fornecedores já não conseguem suprir as necessidades dos municípios, correndo o risco de colapsar o sistema de saúde. Cientes de suas responsabilidades na condução desse enfrentamento nas cidades do Polo de Confecções, os gestores dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Toritama e Taquaritinga do Norte, através de suas secretarias de Saúde, não estão medindo esforços para evitar um colapso no setor. O trabalho tem sido árduo em parceria com o Governo do Estado, que irá nos disponibilizar concentradores de oxigênio para atenuar as dificuldades encontradas na aquisição do oxigênio.

É indispensável que a população da região esteja engajada nessa luta, compreendendo e seguindo as medidas sanitárias recomendadas e estando atenta aos decretos estaduais e municipais. A prioridade de todos os gestores é preservar vidas e consequentemente, passar o mais rápido por essa fase, para que a vida de todos os munícipes possa voltar à normalidade. Continue usando máscara de proteção, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento e evitando aglomerações. Contamos com seu apoio!

Cátia Ribeiro – Jataúba
Edilson Tavares – Toritama
Fábio Aragão – Santa Cruz do Capibaribe
Ivanildo Mestre (Lero) – Taquaritinga do Norte
Roberto Asfora – Brejo da Madre de Deus

Bruno Muniz 28 maio 2021 - 15:00m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Immobilis Negócios Imobiliários (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
Amanda Barros (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)

Instituto Olavo Bilac (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Dr. Leonardo Brito (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Sistemax (Grande)
Valloriza (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
220 Cabeamentos (Grande)

MATÉRIA EM DESTAQUE

Iran Bikes (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Amanda Barros (Lateral)
Ana Laura Personalizados (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Chiquinho Sorvetes (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Dr Napoleão Bezerra (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Postos Badu (Lateral)
Athom (Lateral)
Valloriza (Lateral)
Oficina dos Óculos (Lateral)
BestNet (Lateral)
House Club (Lateral)
Val Games (Lateral)
Pernambuco Proteção Veicular (Lateral)
ASCAP (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
WG Aviamentos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
220 Cabeamentos (Lateral)
Farma Fácil (Lateral)
JCL (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Quero Sandálias (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Gelar Climatização (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Aplicativo