Cotidiano Toneladas de lixo urbano são encontradas em praias do RN

Toneladas de lixo urbano são encontradas em praias do RN


Segundo o governo do estado, até o momento não se sabe a origem do lixo trazido pela maré.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), há relatos de lixo encontrado nas praias ao sul do estado.

Diante da situação, o Idema divulgou uma nota informando já ter entrado em contato com os municípios afetados e com os estados vizinhos, Paraíba e Pernambuco, para verificar a ocorrência de algum incidente ambiental “que possa ter ocasionado o aparecimento de resíduos sólidos na Região Sul da Costa do Rio Grande do Norte, especialmente, nos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta”.

“Até o momento, o Instituto não dispõe de informações oficiais e busca contato com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, e com a Superintendência do Ibama. O órgão ambiental recomenda que os municípios recolham o material o mais rápido possível, evitando que retornem aos oceanos e provoquem outros prejuízos enquanto tudo é esclarecido”, diz a nota.

Em comunicado dirigido às prefeituras do estado, o Idema solicitou a adoção de algumas ações. Entre elas, a interdição dos trechos das praias que ainda possuam resíduos sólidos; e a colocação de bandeiras vermelhas indicando que a praia está imprópria para banho, até a total limpeza das praias.

O Idema pede que a limpeza das praias seja feita “o mais rápido possível, para que esse material não volte para o mar, tampouco o material mais pesado fique submerso na areia”, e que os resíduos possam ser armazenados temporariamente em algum local reservado no município para auxiliar nas investigações da origem.

Os primeiros relatos sobre o lixo foram feitos na quarta-feira, dia 21, pelo grupo Tribo Bahia Ambiental que, de imediato, iniciou a limpeza, conforme diz nota divulgada pela prefeitura de Tibau do Sul no Instagram. Uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos já está no local com uma equipe de limpeza, caçamba e equipamentos para retirada do lixo. Pelo menos meia tonelada de lixo foram retirados da praia nas primeiras horas após seu surgimento.

A prefeitura informa que a Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana deslocou uma bióloga para o local para gerar um relatório da situação, e encaminhar para análise podendo assim identificar a origem do lixo.

“Situações como essa são graves, afetam todo o bioma local, que é berço das tartarugas e lar de tantas outras espécies”, acrescenta a prefeitura.

Bruno Muniz 26 abr 2021 - 11:15m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
APAE (Grande)
Cetias (Grande)
Moda Center (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Athom (Lateral)
Totali (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Vitta (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Val Games (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Centrus (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
BestNet (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
JCL (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
1Farma (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
House Club (Lateral)
Cetias (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Aplicativo