Cultura São João de Caruaru 2021 é cancelado por causa da pandemia da covid-19

São João de Caruaru 2021 é cancelado por causa da pandemia da covid-19


Pelo segundo ano consecutivo, a festa foi cancelada em virtude da pandemia da Covid-19.

As festas juninas são forte característica da cultura e da história do Nordeste. O São João de Caruaru, que reúne milhares de pessoas na cidade localizada no Agreste de Pernambuco, é considerada a maior festividade junina do mundo. Em virtude da pandemia da Covid-19, os eventos realizados na ‘Capital do Forró’ foram suspensos em 2020. Nesta quarta-feira (7), a prefeitura anunciou que não irá promover a comemoração em 2021 devido a insegurança sanitária.

A suspensão do São João foi anunciada pelo presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior.

“Lamentavelmente, nós não temos ainda segurança para realizar o evento do porte do São João de Caruaru. A esta altura, deveríamos estar todos envolvidos em fechamento de contratos, em perspectivas de contratações artísticas, em preparação da infraestrutura, e nada disso está acontecendo porque, infelizmente, não temos condições de fazer”, disse em entrevista.

O principal polo da festa realizada em Caruaru é o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, que durante o período junino recebe atrações nacionais e locais. Antes da suspensão anunciada em 2020, a prefeitura havia anunciado a confirmação de artistas como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Zé Neto e Cristiano, Marília Mendonça, Léo Santana, Alok, Xand Avião e Elba Ramalho.

O cantor e compositor Petrúcio Amorim, conhecido nacionalmente por sucessos como “Tareco e Mariola” e “Filho Do Dono”, conta que o momento é delicado e se preocupa com a classe artística que ficará sem trabalhar nas festas juninas em mais um ano.

“Nós estamos em um movimento muito trsite para o mundo, principalmente para o Brasil, e para o Nordeste, já que nós temos essa tradição maravilhosa e linda, que é o nosso São João, e infelizmente muitos amigos da classe musical serão prejudicados”, comentou.

m março deste ano, o secretário de cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre, havia comentado sobre a possível suspensão da festa em 2021. De acordo com Freyre, o governo estadual busca recursos para pagar um auxílio às pessoas que trabalham no São João com recuros da Lei Aldir Blanc.

“Estamos aguardando a manifestação do Governo Federal para que aconteça a liberação da aplicação desses recursos, e que provavelmente, será a grande ferramenta que teremos para manter viva e ativa a atividade cultural dentro desse período difícil da pandemia”, disse Freyre.

Impactos na terra de Vitalino

Além do palco principal, no mês de junho a cidade movimenta a economia e a cultura local em diversos pontos. Atrações musicais e artísticas se apresentam em polos multiculturais que integram a programação do São João de Caruaru. Em 2019, foram realizadas 815 apresentações artísticas em 24 polos de animação. Um deles fica localizado no Alto do Moura, patrimônio imaterial de Caruaru, conhecido mundialmente pelo forró, pelas comidas típicas e, principalmente, pelo artesanato voltado ao barro, herança do Mestre Vitalino.

Para o presidente da Associação dos Artesãos em Barro, do Alto do Moura, Helton Rodrigues, o cancelamento do São João em 2021 provoca “perdas irreparáveis” no setor.

“Todos os dias recebemos milhares de pessoas em nossa comunidade no período junino. Visitantes vêm de outras cidades e estados para conhecer o Alto do Moura em junho. Nós respiramos arte e, além de curtir o forró pé de serra, o turista sempre compra da nossa produção artesanal. Em mais um ano sem São João, nosso artesão, que já está prejudicado pela pandemia, sofre ainda mais”, explicou.

Grupos culturais artísticos, como as bandas de pífano, que foram muito retratadas em peças de barro produzidas por artesãos do Alto do Moura, também são um marco da cultura caruaruense. Há dois anos sem poder realizar apresentações ao público no São João, estes artistas têm enfrentado diversas dificuldades. 

João do Pife, da banda de pífanos Dois Irmãos, é um dos artistas do ramo mais conhecidos no Agreste de Pernambuco. Há quase 50 anos o músico se apresentava todos os anos em Caruaru e em cidades da região durante o período junino. Além de tocar os instrumentos, João também fabrica eles para a venda e contou que, por causa da suspensão de eventos e apresentações públicas, as vendas reduziram bastante.

“É uma pena a gente perder mais um São João. Faz muita falta para os artistas. Passamos o ano todo ensaiando e esperando pra chegar essa época pra trabalhar, tocar e ganhar um dinheirinho. Eu tinha viagens marcadas para fazer apresentações no país inteiro e foram todas canceladas”, contou.

Economia afetada pelo cancelamento

Além da própria importância cultural, o São João de Caruaru é um dos eventos que mais movimenta a economia local. De acordo com a prefeitura, o município movimenta mais de R$ 200 milhões durante o período junino. Dados da Secretaria de Cultura de Pernambuco mostram que, em 2019, os eventos de São João movimentaram cerca de R$ 434 milhões em todo o Estado.

Bruno Muniz 07 abr 2021 - 16:58m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
Total (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)

Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moda Center (Grande)
APAE (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Cetias (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Auto Planos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Athom (Lateral)
Centrus (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Cetias (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Totali (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
House Club (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
BestNet (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
1Farma (Lateral)
JCL (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Vitta (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Val Games (Lateral)
Aplicativo