Cotidiano Saiba como acessar a sua Carteira Nacional Digital de Vacinação do SUS

Saiba como acessar a sua Carteira Nacional Digital de Vacinação do SUS


A tecnologia é válida para todos os tipos de vacina aplicadas nas redes pública e privada, inclusive a contra a covid-19, deixando para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel.

O aplicativo Conecte SUS, que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), conta também com a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite que usuários e profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização no país. A tecnologia é válida para todos os tipos de vacina aplicadas nas redes pública e privada, inclusive a contra a covid-19, deixando para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel.

Assim que receber a vacina, quem for cadastrado no sistema vai ter a dose registrada no Conecte SUS. Na palma da mão, o usuário poderá consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada. A partir daí, o cidadão e o profissional de saúde também saberão o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose. Esse mapeamento também busca evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.

Além da carteira de vacinação digital, o Conecte SUS também mostra dados de atendimentos e internações do paciente, permite a consulta de medicamentos e exames realizados, como o de detecção da Covid-19, por exemplo, e dá acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS, que é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde.

COMO FAZER O CADASTRO

O cadastro no Conecte SUS é feito com número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e fazer o download de forma gratuita. O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br – pelo portal, o usuário também consegue acessar a ferramenta.

O Ministério da Saúde esclareceu que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado contra a Covid-19.

“Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários. No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário”, disse, por nota.

Já os indivíduos com comorbidades serão pré-cadastrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Aqueles que não tiverem sido pré-cadastrados poderão apresentar comprovante que demonstre o pertencimento a um dos grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, etc.) no momento da vacinação.

Bruno Muniz 21 abr 2021 - 14:50m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Total (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac

M Mestre Empreendimentos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Cetias (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
RC Tecidos (Grande)
APAE (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
House Club (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Val Games (Lateral)
Cetias (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Totali (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
1Farma (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Centrus (Lateral)
BestNet (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
JCL (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Athom (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Vitta (Lateral)
Aplicativo