Cotidiano Fundaj debate educação, preservação e conservação da Caatinga

Fundaj debate educação, preservação e conservação da Caatinga


Principal bioma do Nordeste foi tema de webinar, nesta terça-feira (27).

Para celebrar o Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizou o webinar “Caatinga em Debate” em parceria com o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, vinculado à Unesco.

Com transmissão ao vivo nesta terça-feira (27), no canal da Fundaj no YouTube, a live também celebrou os 50 anos do Programa Homem e Biosfera da Unesco e os 20 anos da criação da Reserva da Biosfera da Caatinga.

A discussão foi mediada pela pesquisadora da Fundaj e presidente do Conselho Nacional da Biosfera da Caatinga, Alexandrina Sobreira. Participaram do evento Claudia de Andrade Lima, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Polo Juá Pernambuco; Fernando José Freire, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Raimundo Guaraci, gestor da Unidade de Conservação Pedra do Cachorro em Pernambuco; Francisco Bezerra, presidente do Instituto Nordeste XXI e coordenador geral do Observatório da Caatinga.

“Promovemos o ‘Caatinga em Debate’ para conscientizar a sociedade sobre a importância desse bioma, passando pela educação, preservação e conservação, eixos centrais da Unesco em termos de ensino e compreensão”, afirmou Alexandrina Sobreira.

Em sua apresentação, Claudia Lima alertou que o bioma Caatinga é um dos mais degradados do Brasil. Em contrapartida, destacou a sua diversidade.

“Esperamos que as cadeias produtivas sejam formatadas, partindo desde o agricultor familiar, que tem o conhecimento e a cultura da utilização do bioma, até a fase final que é a do consumo”, declarou.

Fernando Freire comentou sobre o carbono em áreas de caatinga. O bioma, inclusive, tem um importante papel no sequestro de dióxido de carbono (CO2). No Sertão pernambucano, por exemplo, há estoques de carbono e de nitrogênio (N) do solo em áreas com diferentes usos da terra.

“A caatinga aparece como resiliente, mas ela tem suas fraquezas e por isso é importante cuidar bem para que não se perca. Os solos deste bioma são grandes armazenadores de carbono. Por sua adaptação às condições de solo e clima, a vegetação da caatinga é a mais adaptada para a fixação e o sequestro de carbono”, enfatizou.

Gestor da Unidade de Conservação Pedra do Cachorro em Pernambuco, Raimundo Guaraci ressaltou a necessidade de políticas públicas de proteção da caatinga, como o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e a recuperação do bioma.

“Nossa preocupação é com a preservação e a conservação da caatinga. Ela é vaidosa, muda bastante e tem várias facetas. Por toda a sua riqueza e diversidade, esse bioma precisa de valorização com urgência porque segue sendo degredado”, disse.

O debate foi concluído pelo coordenador geral do Observatório da Caatinga, Francisco Bezerra. Para ele, o bioma é uma questão estratégica do Brasil.

“Esse bioma é único exclusivamente brasileiro, sendo o principal do Nordeste. Com isso, o Observatório da Caatinga pretende construir bases estruturais acerca do bioma, gerar reflexões, promover diálogos e criar uma sinergia entre grupo sociais, econômicos, acadêmicos e políticos”, finalizou.

Bruno Muniz 28 abr 2021 - 11:43m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)

APAE (Grande)
Moda Center (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Sistemax (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Moura & Lima (Lateral)
BestNet (Lateral)
Vitta (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Cetias (Lateral)
House Club (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Athom (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Centrus (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Val Games (Lateral)
Sistemax (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
1Farma (Lateral)
JCL (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Aplicativo