Cotidiano Fundaj debate educação, preservação e conservação da Caatinga

Fundaj debate educação, preservação e conservação da Caatinga


Principal bioma do Nordeste foi tema de webinar, nesta terça-feira (27).

Para celebrar o Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizou o webinar “Caatinga em Debate” em parceria com o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, vinculado à Unesco.

Com transmissão ao vivo nesta terça-feira (27), no canal da Fundaj no YouTube, a live também celebrou os 50 anos do Programa Homem e Biosfera da Unesco e os 20 anos da criação da Reserva da Biosfera da Caatinga.

A discussão foi mediada pela pesquisadora da Fundaj e presidente do Conselho Nacional da Biosfera da Caatinga, Alexandrina Sobreira. Participaram do evento Claudia de Andrade Lima, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Polo Juá Pernambuco; Fernando José Freire, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Raimundo Guaraci, gestor da Unidade de Conservação Pedra do Cachorro em Pernambuco; Francisco Bezerra, presidente do Instituto Nordeste XXI e coordenador geral do Observatório da Caatinga.

“Promovemos o ‘Caatinga em Debate’ para conscientizar a sociedade sobre a importância desse bioma, passando pela educação, preservação e conservação, eixos centrais da Unesco em termos de ensino e compreensão”, afirmou Alexandrina Sobreira.

Em sua apresentação, Claudia Lima alertou que o bioma Caatinga é um dos mais degradados do Brasil. Em contrapartida, destacou a sua diversidade.

“Esperamos que as cadeias produtivas sejam formatadas, partindo desde o agricultor familiar, que tem o conhecimento e a cultura da utilização do bioma, até a fase final que é a do consumo”, declarou.

Fernando Freire comentou sobre o carbono em áreas de caatinga. O bioma, inclusive, tem um importante papel no sequestro de dióxido de carbono (CO2). No Sertão pernambucano, por exemplo, há estoques de carbono e de nitrogênio (N) do solo em áreas com diferentes usos da terra.

“A caatinga aparece como resiliente, mas ela tem suas fraquezas e por isso é importante cuidar bem para que não se perca. Os solos deste bioma são grandes armazenadores de carbono. Por sua adaptação às condições de solo e clima, a vegetação da caatinga é a mais adaptada para a fixação e o sequestro de carbono”, enfatizou.

Gestor da Unidade de Conservação Pedra do Cachorro em Pernambuco, Raimundo Guaraci ressaltou a necessidade de políticas públicas de proteção da caatinga, como o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e a recuperação do bioma.

“Nossa preocupação é com a preservação e a conservação da caatinga. Ela é vaidosa, muda bastante e tem várias facetas. Por toda a sua riqueza e diversidade, esse bioma precisa de valorização com urgência porque segue sendo degredado”, disse.

O debate foi concluído pelo coordenador geral do Observatório da Caatinga, Francisco Bezerra. Para ele, o bioma é uma questão estratégica do Brasil.

“Esse bioma é único exclusivamente brasileiro, sendo o principal do Nordeste. Com isso, o Observatório da Caatinga pretende construir bases estruturais acerca do bioma, gerar reflexões, promover diálogos e criar uma sinergia entre grupo sociais, econômicos, acadêmicos e políticos”, finalizou.

Bruno Muniz 28 abr 2021 - 11:43m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Quero Sandálias (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
220 Cabeamentos (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Gelar Climatização (Grande)
Amanda Barros (Grande)
ASCAP (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Quero Sandálias (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Best Net (Grande)
Postos Badú (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Gedália Silva (Grande)
Sistemax (Grande)

MATÉRIA EM DESTAQUE

Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Postos Badu (Lateral)
BestNet (Lateral)
Dr Napoleão Bezerra (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Quero Sandálias (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Athom (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Chiquinho Sorvetes (Lateral)
Ana Laura Personalizados (Lateral)
Amanda Barros (Lateral)
Gelar Climatização (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Val Games (Lateral)
WG Aviamentos (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Iran Bikes (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
JCL (Lateral)
House Club (Lateral)
Farma Fácil (Lateral)
Oficina dos Óculos (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
ASCAP (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Valloriza (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
220 Cabeamentos (Lateral)
Pernambuco Proteção Veicular (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Aplicativo