Cotidiano Corte de quase 90% no orçamento do Censo gera suspensão do processo seletivo do IBGE

Corte de quase 90% no orçamento do Censo gera suspensão do processo seletivo do IBGE


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comunicou ao Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) a suspensão do processo seletivo simplificado que estava previsto para esse mês de abril.

A medida é fruto do corte de quase 90% no orçamento do Censo Demográfico, definido pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, e será mantida até que haja um posicionamento do Ministério da Economia, segundo informou o IBGE.

Inicialmente, a seleção era destinada ao Censo Demográfico e iria preencher 312 vagas de níveis médio e superior. A prova estava prevista para o dia 23 de maio, no Rio de Janeiro. Os cargos seriam para agentes e supervisores do Censo, com salários de R﹩ 998 e R﹩ 4.200, respectivamente.

Em outra frente, o Idecan foi escolhido recentemente para organizar os concursos públicos do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Perícia Forense, todos do Ceará. A banca disputa o processo seletivo para organizar o próximo concurso da Procuradoria Geral do Distrito Federal, que oferecerá 65 cargos de procurador.

Sobre o Idecan

Na busca por eficiência e segurança, o Idecan investe em tecnologia de ponta nos seus processos seletivos. A instituição é pioneira – entre as bancas organizadoras de concursos – na utilização de biometria facial e digital para inibir irregularidades. Organizado pelo Idecan em 2018, o concurso público da Advocacia Geral da União (AGU) foi um dos primeiros a contar com biometria facial e digital para identificação de candidato.

Os sistemas identificam os candidatos ainda no processo de inscrição. As imagens e dados coletados são confrontados previamente com órgãos de controle e segurança, para garantir a integralidade da imagem do candidato quando comparada aos dados pessoais. No dia da prova, os dados são coletados novamente para confrontos futuros, como na validação de autenticidade no ato de posse, em caso de aprovação do candidato em todo o processo seletivo.

Para preservar o sigilo do conteúdo das provas, o transporte dos malotes é feito com escolta armada, além de serem equipados com dispositivos digitais. Todas as conversas que ocorrem nas proximidades dos malotes são salvas em um espaço virtual (nuvem). Se houver mudança da rota, a central de monitoramento recebe um aviso de quebra do itinerário em tempo real.

Bruno Muniz 19 abr 2021 - 15:03m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)
Total (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

Moda Center (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Auto Planos (Grande)
Cetias (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Sistemax (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
APAE (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Sam’s Sushi (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
BestNet (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Vitta (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Centrus (Lateral)
Cetias (Lateral)
Val Games (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
House Club (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
JCL (Lateral)
Athom (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
1Farma (Lateral)
Totali (Lateral)
Aplicativo