$conteudo = ''.$x['conteudo'].''; // adiciona banner function addBanner($i) { static $conta = 0; $retorno = $i[0]; if(++$conta == 2){ $retorno .= "
BANNER
"; } return $retorno; } $txt = preg_replace_callback('#(

)#', 'addBanner', $conteudo); // adiciona banner echo"$txt";

Plantios de maconha são erradicados no Sertão de Pernambuco

Em operação realizada em conjunto com a Polícia Federal, policiais militares do BEPI localizaram quatro plantios de maconha na localidade do Riacho do Gado, na zona rural de Custódia, no Sertão de Pernambuco. Foram erradicados quase 5 mil pés de maconha.

As plantações foram incineradas no local, sendo levada apenas uma mostra para a Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro, juntamente com 54 quilos do entorpecente já pronto para o consumo.

"Saio à noite para matar mulheres"; o que se sabe sobre suspeito de assassinar a pernambucana Patrícia Roberta

De acordo com informações preliminares levantadas pela polícia, o suspeito guardava, em casa, um caderno com nome de cerca de 20 mulheres, incluindo o de Patrícia e de uma suposta ex-companheira.

Jonathan Henrique Conceição dos Santos é o nome do suspeito de asfixiar a pernambucana Patrícia Roberta Gomes da Silva, 22, encontrada morta dentro de um saco plástico nesta terça-feira (27). O rapaz, de 23 anos, é tatuador, mora na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, e seria amigo de infância da vítima. De acordo com informações preliminares levantadas pela polícia, o suspeito guardava, em casa, um caderno com nome de cerca de 20 mulheres, incluindo o de Patrícia e de uma suposta ex-companheira.

No caderno, que está sendo analisado pela polícia, a frase “saio à noite para matar mulheres” está estampada dentre as páginas. Além disso, foram encontradas fronhas de travesseiro e roupas com possíveis manchas de sangue, próximas à máquina de lavar, e um altar. 

“Encontramos vários manuscritos. Pedi o exame grafotécnico para saber se foi escrito pelo suspeito. Fiz isso porque o conteúdo dos escritos era bastante perturbador (…) Em algumas partes havia escrito ‘eu saio à noite para matar’, ‘você é uma menina boa, eu sou um menino mal’. Isso são pequenos trechos de um vasto conteúdo que nós encontramos escritos”, contou a perita criminal Amanda Melo.

Jonathan foi preso na noite da terça, após ter sido encontrado por profissionais da Força Tática do 5ª Batalhão da Polícia Militar em uma casa no bairro Mangabeira III. Antes, a PM chegou a um amigo dele, que teria “informações importantes” a respeito do crime. De acordo com a imprensa paraibana, a motocicleta que transportou o corpo de Patrícia para desova também foi apreendida. 

Mesmo com o principal suspeito de cometer o crime preso, nada se sabe sobre a motivação do assassinato. Amigos desde a escola, quando ambos moravam em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Jonathan e Patrícia mantinham contato há aproximadamente dez anos. Após mudar-se para a Paraíba, a amizade continuou, mas através das redes sociais. À família, a pernambucana não dava detalhes da relação.

“O que a gente [família] sabia sobre ele era muito pouco. A gente só sabia que ela estudou um tempo com ele, que tinham contato, mas não tão íntimo. De uns tempos para cá, ela casou, separou, e voltaram a manter o contato de forma mais presente. Eles trocavam mensagens, ligações, e até aí tudo bem. Mas, de uma hora para outra, ela inventou essa viagem. ‘Olhe, mainha, eu vou viajar, vou andar, eu me separei agora há pouco e estou precisando espairecer. Eu vou, é meu amigo’. Aparentemente, ele se mostrava uma pessoa boa e interessada”, contou Karen Vivian Melo, prima da vítima.

O caso

Patrícia saiu de Caruaru, no Agreste do Estado, onde mora, na última sexta-feira (23), para encontrar o amigo. Dois dias depois, no domingo (25), numa troca de mensagens de WhatsApp com a mãe, a vendedora se mostrou aflita porque estaria trancada no apartamento dele. Depois, avisou que estava tudo bem. E não mais respondeu à mãe.

Na madrugada desta terça-feira (27), vizinhos entraram em contato com a polícia para denunciar terem visto o suspeito saindo do prédio com um tonel de lixo em um carrinho de mão. Um dos vizinhos teria seguido e visto quando o tonel caiu, e desconfiou que pudesse se tratar de um corpo. Pouco depois, o suspeito é filmado por câmeras de segurança saindo de moto levando o mesmo volume estranho.

Local onde o corpo de Patrícia foi encontrado – DIVULGAÇÃO/PM

O corpo, que estava com fitas isolantes e sacos plásticos, foi encontrado a cerca de dois quilômetros do prédio onde o tatuador mora. Isso aconteceu horas após familiares da vítima procurarem a Delegacia de Homicídios de João Pessoa para registrar uma queixa de seu desaparecimento.

Local onde o corpo da jovem foi encontrado – DIVULGAÇÃO/PM

“Começamos as buscas em outra área, uma área muito extensa, mas informações da própria população nos chamaram a atenção em alguns detalhes e nós chegamos a esse ponto [que o corpo foi localizado]”, disse o comandante do 5º BPM, coronel Barros. Não havia sinais de marca de tiros ou faca no corpo. Uma possibilidade é que a vendedora foi morta por asfixia, o que será comprovado após exames no Instituto de Medicina Legal. O corpo deve ser liberado hoje para enterro, à noite, em Caruaru.

Acusado de matar Patrícia Roberta se mantém calado em depoimento na delegacia

Jonathan foi preso no fim da noite dessa terça-feira (27), na casa de um amigo no bairro de Mangabeira III, em João Pessoa.

Jonathan Henrique Conceição dos Santos, acusado de matar a jovem caruaruense Patrícia Roberta, em João Pessoa, optou por ficar calado na delegacia e não prestou depoimento. A delegada de Homicídios informou que acredita que ele só vai falar em Juízo. A orientação para ficar em silêncio teria partido do advogado de defesa do rapaz.

Jonathan foi preso no fim da noite dessa terça-feira (27), na casa de um amigo no bairro de Mangabeira III, em João Pessoa. Este amigo já havia sido detido por suspeita de participação no crime e quando a polícia vai até a residência dele encontrou Jonathan escondido no local.

Ambos foram presos e conduzidos à Central de Polícia de João Pessoa.

O corpo de Patrícia foi encontrado na tarde desta terça-feira (27), em uma região de mata por trás do condomínio Geisel Privê, no bairro Novo Geisel, segundo informou o coronel Barros, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM).

O corpo foi encontrado enrolado em plásticos e lençóis. Apenas na necropsia será possível avaliar a causa da morte da jovem, que desapareceu em João Pessoa após sair de Caruaru, na sexta-feira (23), para encontrar o rapaz.

Coletiva

A Polícia Civil da Paraíba, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros recebem a imprensa nesta quarta-feira (28), às 11h, no auditório da Central de Polícia, em João Pessoa, para falar sobre o caso.

A entrevista coletiva será coordenada pela delegada Emília Ferraz, da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Homicídios) da Capital, e deverá atualizar as informações acerca das investigações sobre o crime, bem como tratar da prisão de Jonathan Henrique Conceição dos Santos, efetuada por policiais da Forca Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar no final da noite de ontem.

Suspeito de matar Patrícia Roberta é preso

Foi preso na noite desta terça-feira (27), Jonathan Henrique G. dos Santos, 23 anos, em João Pessoa, Paraíba. Segundo informações da polícia, ele é suspeito de ter matado a jovem Patrícia Roberta, de 22 anos, no apartamento onde ele morava, em João Pessoa, Paraíba.

Foto: Divulgação

A polícia informou que Jhonatan estaria se articulando para fugir com a ajuda de um amigo, porém foi pego antes que isso acontecesse. O amigo do mesmo também foi capturado numa sessão de espancamento por parte da população. O principal suspeito do crime foi levado para Central de Polícia de João Pessoa, já o seu amigo assinou apenas um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado. O caso permanece sob investigação.

LEIA TAMBÉM:

Corpo de jovem caruaruense que estava desaparecida é encontrado em matagal de João Pessoa

Polícia fala sobre o caso da jovem Patrícia Roberta, morta em João Pessoa

Câmeras teriam registrado momento em que assassino de Patrícia Roberta seguia para descartar o corpo

Câmeras teriam registrado momento em que assassino de Patrícia Roberta seguia para descartar o corpo

Um circuito externo de câmeras de segurança fixado em um imóvel registrou o momento em que um motoqueiro passa carregando o que provavelmente é corpo da jovem Patrícia Roberta, de 22 anos, com destino ao possível descarte em um matagal. Para a polícia, quem aparece nas imagens é Jonathan Henrique Dos Santos, suposto amigo de Patrícia que a teria convidado para o seu apartamento em João Pessoa, Paraíba.

Patrícia era residente no município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e desde o último domingo (25) estava desaparecida. O corpo dela foi localizado nesta terça, dia 27, em uma mata próximo ao condomínio onde o crime teria acontecido. Nas imagens registradas pelo circuito, Patrícia estaria sendo levada embrulhada em um saco plástico, material idêntico que foi localizado hoje envolvendo o corpo.

A identificação do corpo da jovem se deu sobretudo pela tatuagens, apesar disso, a Polícia Civil ressaltou que os pertences dela encontrados próximo ao local do crime também foram indícios fortes para apontar para identidade da vítima. Após o corpo ter sido localizado o policiamento realizou buscar e está a procura do paradeiro do principal suspeito.

Ainda para a polícia, possivelmente a jovem morreu com requintes de crueldade.

Polícia fala sobre o caso da jovem Patrícia Roberta, morta em João Pessoa

Vítima que residia em Caruaru e polícia já tem identidade do responsável pelo crime.

A Polícia Civil concedeu na tarde desta terça-feira (27) os primeiros detalhes sobre o assassinato de Patrícia Roberta, jovem de 22 anos encontrada morta em João Pessoa, Paraíba, no dia de hoje. Patrícia residia em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e desde o último final de semana.

A polícia informou que o corpo foi localizado próximo a uma mata no bairro Gramame, em João Pessoa. Patrícia estaria enrolado em um saco plástico com fitas adesivas. O suspeito do crime seria o então “amigo” que a vítima teria informado ter ido visitar.

Assim que familiares perderam o contrato com a jovem, foi declarado e desaparecimento e infelizmente apenas nesta terça o sumiço da jovem teve um desfecho, nesta feita brutal. A polícia segue em busca do responsável pelo crime, porém a identidade do mesmo já foi divulgada, sendo ele Jonathan Henrique G. Dos Santos (idade não informada).

Foto: Divulgação

Corpo de jovem caruaruense que estava desaparecida é encontrado em matagal de João Pessoa

Polícia informou que vítima teria saído informando que iria visitar um amigo.

Foi encontrado nesta terça-feira, 27, em uma mata situada no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa, Paraíba, o corpo da jovem Patrícia Roberta (22 anos). Ele que residia em Caruaru estava desaparecida desde o último domingo (25).

De acordo com informações da polícia, a vítima foi encontrada através de buscas com cães farejadores. Patrícia teria informado aos familiares que iria até João Pessoa e ficaria hospedada no apartamento de um amigo. Câmeras registraram o momento em que um homem aparece em uma motocicleta levando um corpo que pode ser o da jovem.

Um dos vizinhos de apartamento do suspeito informou a polícia que ele deixou o local carregando um volume grande dentro de um tambor em um popular carrinho de mão. O tambor foi localizado nas imediações do condomínio onde o mesmo mora com os pertences da vítima.

A polícia segue investigando o caso.

Baseado na lei de segurança nacional, vereador prende opositor de Bolsonaro no Agreste de Pernambuco

Parlamentar denunciou motorista de carro de som.

Baseado na lei de segurança nacional, um vereador de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, Thiago Paes (Democratas), deu voz de prisão ao motorista de um carro de som que estaria circulando pela cidade divulgando um material que difamava o presidente Jair Bolsonaro. Tudo ocorreu no último sábado (24).

“Recebi ligações de pessoas falando que o carro de som estava com anúncios de que Bolsonaro era a morte. […] A liberdade de expressão como qualquer outro direito não é absoluto, tem limite […]. Estão confundido liberdade de expressão com libertinagem”, disse o vereador em um vídeo.

Segundo o parlamentar, o motorista foi detido pelo artigo 26 da Lei 7170. A lei prevê que caluniar ou difamar o presidente da república imputando-lhe fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação pode resultar em pena de 1 a 4 anos de prisão.

A polícia foi acionada pelo vereador e encaminhou o homem para a delegacia, onde foi feito um boletim de ocorrência. O motorista assinou o boletim e foi liberado. Seu veículo também foi liberado.

“Eu estava fazendo uma propaganda que me pediram em um bairro. Depois, voltei fazendo uma outra propaganda. Na Rui Barbosa, o vereador entrou na minha frente com o carro e desceu arrogante, dizendo que eu iria pegar de 1 a 4 anos de prisão. Ele parou a viatura da polícia, disse que eu estava infringindo a lei. Fui para a delegacia”, explicou o motorista.

De acordo com o motorista em depoimento, uma outra pessoa o contratou para a realizar a divulgação do anúncio. O caso está sendo investigado pela Polícia.

Com informações do NE10

"Malassombros da Botija" está em cartaz em Santa Cruz do Capibaribe

Fica em cartaz nesta semana em Santa Cruz do Capibaribe, o espetáculo teatral ‘Malassombros da Botija’ da Cia Só de Deboche, sendo apresentada nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril (terça à sexta) às 18h00 no Teatro Municipal.

A peça mostra as peripécias de Adauto, que junto com sua esposa grávida, a Rosinha, vão morar em uma casa nova no meio do mato. A casa é ótima, porém, nela vive um fantasma aprisionado que pede ajuda a Adauto.  Os momentos na casa se tornam muito agitados e inesquecíveis , porque além das assombrações, familiares indesejáveis também aparecem de surpresa.  O enredo mistura humor e drama, retratando elementos do folclore nordestina.

A montagem é da Cia Só de Deboche, mesma companhia responsável por diversos espetáculos na cidade, dentre eles “Hermanoteu na Terra de Godah’ e ‘O Santo e a Porca’. O texto é de Silvano Adson, que também dirige o espetáculo juntamente com Jeyssi Santos.

A entrada custa R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) para quem levar um quilo de alimento (que será doado). O ingresso está a venda antecipadamente no site Sympla, e também estarão sendo vendidos na bilheteria do teatro na hora.

Os espectadores deverão obrigatoriamente usar máscara, ter sua temperatura aferida na entrada, passar álcool em gel e respeitar o distanciamento de acordo com as marcações que estarão nos assentos.

Serviço:
Malassombros da Botija
Dias: 27, 28, 29 e 30 de abril / Horário: 18h00 / Local:Teatro Municipal
Ingressos: R$ 20,00 (antecipado) / R$ 10,00 (meia entrada com quilo de alimento)
Pontos de venda:  https://www.sympla.com.br/malassombros-da-botija__1180454 Mais informações: instagram @malassombrosbotija

Violência: 37 pessoas assassinadas em Pernambuco no fim de semana

O fim de semana foi bastante violento em Pernambuco, com 37 pessoas assassinadas. Aconteceram três duplos homicídios e três feminicídios. Neste mês de abril são 241 assassinatos no Estado e de janeiro até agora 1.080 crimes. Os feminicídios aconteceram em Abreu e Lima, Vitória de Santo Antão e Lagoa do Carro.

Em Caruaru, aconteceram dois homicídios no fim de semana. O primeiro crime ocorreu na manhã de sábado (24).  O adolescente Jackson André da Silva, 17 anos, foi morto a tijoladas no Loteamento Parque Real. Segundo familiares, ele tinha envolvimento com drogas e já foi interno da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

O segundo homicídio aconteceu no final da tarde deste domingo (25). Uma discussão entre um casal terminou em morte, no Loteamento Paraíso, vizinho ao bairro Rendeiras. Damião Leite da Silva, 39 anos, foi morto a facadas pela companheira, Renata Andrely, presa em flagrante. De acordo com informações de populares, o casal ingeria bebida alcoólica quando começou a discutir. Renata foi ouvida na Delegacia de Plantão e liberada, pois o delegado entendeu que foi em legítima defesa.

Com estes dois crimes, Caruaru soma 8 homicídios neste mês de abril e 33 de janeiro até agora.

No Agreste, além de Caruaru, foram registrados homicídios no fim de semana em Taquaritinga do Norte, Cupira e duplo assassinato em Gravatá. Lucivan Uricino Gomes, 30 anos, e Wermerson Silva Gomes, 20, foram mortos a tiros, na Comunidade Paquistão. Eles estavam em uma moto e foram atacados por homens em um carro.

Helder, jovem que procurava pelo pai há mais de 15 anos, teve encontro emocionante com familiares

Encontro aconteceu neste domingo e foi intermediado pela reportagem do Blog do Bruno Muniz; confira o vídeo.

Neste domingo (25), a equipe de reportagem do Blog do Bruno Muniz acompanhou a visita do jovem Helder, de 25 anos, aos seus parentes em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. Helder já procurava pelo seu pai há pelo menos 15 anos, porém não havia obtido sucesso pelos meios convencionais de busca. No último dia 14, após uma matéria ser publicada no Blog, rapidamente familiares identificaram o mesmo e entraram em contato ─ relembre o caso aqui.

O primeiro contato com familiares foi feito ainda pela internet, onde o jovem conseguiu falar com irmãs do seu pai, pai este que infelizmente faleceu anos atrás. Apesar disso, o jovem se disse extremamente feliz e realizado de poder conhecer seus parentes, dentre eles tios, tias, primos e sua avó. Helder reside em Natal, no Rio Grande do Norte, e esteve na cidade com a sua companheira. Nossa equipe os levou até a residência de uma das tias, onde encontros emocionantes foram presenciados.

Confira:

O registro do encontro entre Helder e seus familiares foi um pedido dos mesmos com o intuito que pessoas em situação semelhante possam ter esperança que existem muitas possibilidades de se retomar contato com familiares desaparecidos ou que por algum motivo perderam o contato. Para toda a nossa reportagem foi um privilégio participar deste momento certos de que tudo só foi possível devido a grande quantidade de internautas que acessam as publicações e as compartilham. Ou seja, os leitores exerceram fundamental papel para que este encontro se tornasse real.

Veja mais detalhes em vídeo:

Após passar dias em UTI com Covid-19, cantor Vicente Nery recebe alta

Ainda na saída do hospital, cantor homenageou equipe médica.

O cantor Vicente Nery recebeu alta médica, nesta sexta-feira (23), após internação para tratar o diagnóstico da Covid-19. Ao deixar o hospital privado, o cearense fez uma homenagem aos profissionais de saúde. 

No Instagram, o forrozeiro fez transmissão da saída do quarto até a portaria do hospital. Ele agradeceu aos fãs e amigos pelo dom da vida. “Deus me deu uma nova chance para viver. Quero agradecer a todos aos profissionais. E hora de bater o sino e dizer obrigado meus fãs. Muito obrigado aos fãs. Gratidão pela minha esposa”.

Enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem foram parabenizados nominalmente, além da equipe de limpeza durante live com 3,5 mil pessoas. Do lado de fora do hospital, os familiares do cantor levantaram faixas com “Vicente Nery nós te amamos. Louvado pela sua vida”.

Vicente Nery chegou a receber cuidados em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “Comprovei que a Covid-19 nos traz uma solidão sem igual”, relatou o cantor aos profissionais de saúde. 

Ainda na live, Vicente Nery disse que irá pedir ao governo do Ceará e ao Senado por políticas públicos aos profissionais que estão na linha de frente do combate a Covid-19. O forrozeiro ainda prometeu retornar no aniversário do hospital para realizar um show aos funcionários.

Confira as falas do mesmo na saída do hospital:

Presos no Recife dois suspeitos de matar mulher de pastor em SC; religioso também foi detido

Um homem e uma mulher suspeitos de participar do assassinato da atendente Mariane Kelly de Souza, de 35 anos, em Itajaí, Litoral de Santa Catarina, foram presos no Recife, nesta quinta-feira (22), segundo a Polícia Civil de Pernambuco. Os mandados de prisão, na Capital pernambucana, foram cumpridos nos bairros de Santo Amaro e Afogados, por determinação do magistrado da Segunda Vara Criminal da Comarca de Itajaí.

Mariane era esposa de um pastor evangélico, que também foi preso nesta quinta-feira (22), em uma igreja evangélica em Itajaí. Segundo a polícia, ele é o principal suspeito do assassinato da esposa. O crime, que causou grande comoção na cidade catarinense, ocorreu em 8 de abril. O corpo dela, encontrado com 27 perfurações de faca e as mãos amarradas, foi jogado no rio Itajaí-Açú, em Itajaí, e apareceu na cidade vizinha de Navegantes, no dia seguinte.

De acordo com as investigações da Polícia Civil de Santa Catarina, a mulher presa no Recife mantinha uma relação extraconjugal com o pastor. O religioso e a amante chamaram o outro homem preso no Recife e um adolescente para executarem o homicídio de Mariane, mediante o pagamento de uma quantia em dinheiro não informada.

A Polícia Civil de Santa Catarina informou em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, em Itajaí, que o pastor mandou matar Mariane para ficar com a amante e com bens materiais, incluindo a casa e R$ 17 mil em dinheiro, que o religioso recebeu como rescisão de um emprego, segundo informações do ND+.

As investigações apontam que o pastor, a amante, que era vizinha do casal, o genro e um sobrinho da amante participaram do crime. De acordo com o delegado regional de Itajaí, Marcio Colatto, as investigações ainda não foram concluídas. 

“É um fato de extrema gravidade, face a violência em que a Mariane foi morta, com vários golpes de faca e depois amarrada e jogada no rio”, ressaltou o delegado. “As estatísticas nos pedem e fazem com que a gente dê uma atenção em especial a esse crime”, concluiu.

Os presos vão responder por homicídio, com agravante de feminicídio, e ocultação de cadáver. A arma do crime, uma faca, ainda não foi apreendida. 

O crime

Mariane foi morta logo após sair do trabalho, em uma cafeteria de Itajaí. Ela entrou no veículo do marido, que, segundo a polícia, estava na direção no momento. O pastor chegou a publicar nas redes sociais que o veículo era de um aplicativo de transporte, segundo o G1 Santa Catarina, mas a Polícia Militar confirmou que o carro era, na verdade, particular.

Dentro do carro do marido, a atendente foi vítima das 27 perfurações com faca e teve o corpo jogado no rio e encontrado quase 24 horas após ter saído do trabalho. Em Pernambuco, as prisões foram conduzidas pelo gestor do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o delegado Cláudio Castro.

As identidades dos presos no Recife e do pastor não foram divulgadas, assim como o paradeiro do adolescente que também teria participado do crime. Mariane e o marido moravam na região do Vale do Itajaí há nove anos. Eles migraram da Bahia com a filha, que, atualmente, tem 16 anos, segundo o site gospel Pleno News.

O pastor não liderava nenhuma congregação evangélica há cerca de um ano, mas ainda frequentava a igreja com Mariane.

Com informações da Folha de PE

Câmeras flagram roubo de motocicleta no bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe

Câmeras de segurança flagraram mais um crime de assalto no município de Santa Cruz do Capibaribe, nesta feita no bairro Dona Dom. Na ocasião, um criminoso que chegou ao local em uma motocicleta também supostamente roubada abordou uma mulher que estava com uma moto modelo Honda Biz, e a levou.

Próximo da vítima o criminoso parecer ter problemas para deixar a motocicleta a qual chegou no local de pé, e acaba deixando a mesma cair. Em seguida, saca de uma arma de fogo e apontada para vítima, uma mulher, toma-lhe o seu veículo. Nas imagens é possível ver que ele ainda tenta levar outros possíveis pertences, mas a vítima informa que não está portando mais nada.

A motocicleta que o criminoso deixou no local possuí placa vermelha e havia sido roubada de um moto-taxista. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

Empresa do Recife é alvo de operação por suspeita de aplicar golpe em oferta de vacinas a mais de 20 prefeituras do Brasil

A operação ‘Sine Die’, que envolve as Polícias Civis de Pernambuco e Rio de Janeiro, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi deflagrada nesta quinta (22).

Uma empresa com sede no Recife é alvo de uma operação que envolve as Polícias Civis de Pernambuco e Rio de Janeiro, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (22). A companhia teria oferecido doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 a pelo menos 20 prefeituras de todo o Brasil, no entanto, não as entregaria jamais. Assim, a ação foi definida como golpe pelos policiais fluminenses.

Ao todo, a operação, batizada de ‘Sine Die’, cumpre oito mandados de busca e apreensão em Pernambuco. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal Especializada do RJ. Não há informações sobre o cumprimento de mais mandados em outras unidades da federação.

Promessa de meio bilhão de doses

Segundo a Polícia Civil fluminense, a Montserrat Consultoria, com sede no bairro de Casa Forte, na Zona Norte da capital pernambucana, dizia ter um lote de meio bilhão de doses do imunizante produzido pela FioCruz no Brasil, a US$ 7,90 (R$ 44) cada uma. Apesar da tentativa de golpe, a PC-RJ ainda não sabe se algum município chegou de fato a efetuar o pagamento e transferir quantias milionárias à organização.

Nas reuniões com os prefeitos, eles se passavam por representantes da Ecosafe Solutions, sediada na Pensilvânia (EUA). Recém-criada, a companhia utilizava como endereço um escritório de coworking e ocultava os dados de registro de seu site.

Na decisão que autorizou os mandados, o juiz Bruno Monteiro Ruliere afirmou que “foi apurado que a pessoa jurídica citada [Ecosafe] não tem como finalidade social de venda de vacinas e, segundo informações do Consulado Americano, tem sido utilizada para diversas fraudes”.

Para que as prefeituras recebessem as supostas vacinas, os contratos apresentados pela Montserrat previam que as gestões municipais deveriam realizar o pagamento antecipadamente por meio um tipo de remessa internacional chamada swift ou por carta de crédito no momento da suposta postagem das doses em Londres.

Mais de 20 cidades foram alvo do suspeitos

Entre os municípios que receberam a oferta estão Porto Velho, em Rondônia; Duque de Caxias, no Rio de Janeiro; Gramado, no Rio Grande do Sul; Mazagão, no Amapá; além das 25 cidades que integram a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), no Paraná. Ainda não há informações se cidades pernambucanas chegaram a firmar acordo com a companhia investigada.

Na capital rondoniense, o acordo assinado entre a prefeitura e a empresa alvo da operação desta quinta passa por uma inspeção do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo a gestão porto-velhense, R$ 20 milhões foram investidos para a compra das supostas vacinas. O dinheiro, porém, está bloqueado e só seria liberado com a remessa embarcada.

Ainda em Rondônia, um grupo de 45 prefeitos, que formam a Associação Rondoniense de Municípios (Arom) e o Consórcio Público Intermunicipal da Região Centro Leste de Rondônia (Cimcero) assinaram um documento com intenções de compra de cerca de 500 mil doses de imunizantes negociados pela Ecosafe Solutions.

As investigações que deram origem à ‘Sine Die’ foram iniciadas após políticos de Barra do Piraí, também no Rio, desconfiaram da empresa e as formas de negociação. Eles acionaram agentes da PRF, que fizeram contato com os investigadores da Delegacia de Combate à Corrupção.

A prefeitura de Gramado chegou a enviar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que autorizava o município a adquirir vacinas com a Ecosafe Solutions. Os prefeitos da Comcam também chegaram a assinar uma carta de intenção de aquisição dos imunizantes, destinando quase R$ 2 milhões.

Mulheres são presas em Caruaru com quase 10 quilos de drogas

Duas mulheres foram presas nesta quarta-feira (21), em Caruaru, Agreste de Pernambuco, suspeitas de tráfico de drogas. Inicialmente, a Polícia Militar recebeu informação da entrega de entorpecentes no bairro Petrópolis.

Os policiais abordaram primeiro Elizângela de Arruda da Silva, 24 anos, que estava com um quilo de maconha. Em uma residência indicada por ela, o efetivo encontrou 7 quilos e 700 gramas de maconha, 800 gramas de cocaína, 900 gramas de crack e duas balanças de precisão, além de material para embalagem.

No bairro Vassoural, foi detida Rosângela de Morais Pierre, 39 anos, que, segundo Elizângela, era quem mandava realizar a entrega das drogas. Os policiais encontraram com Rosângela uma porção de maconha, dois cadernos com anotações do tráfico, comprovante de depósito e a quantia de 1.079 reais. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Plantão.

Igrejas e prédios históricos do Brejo da Madre de Deus são tombados

O  Núcleo Urbano do município do Brejo da Madre de Deus foi tombado pelo Governo de Pernambuco nesta última segunda-feira (12), por meio do Decreto Nº 50.527, assinado pelo governador Paulo Câmara. O tombamento inclui edificações como a Igreja de São José, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, a Casa da Câmara e o Museu Histórico. A ocupação da localidade data do século 18, pois em 1759 conquistou o credenciamento de Freguesia, passando a atrair população e negócios e abrigando instituições públicas que atendiam a demandas não só do Agreste, mas também do Sertão.

Em 1814, a Ouvidoria que funcionava na Vila de Cimbres, em Pesqueira, transfere-se para o local. A partir de 1825, a população passa a  pressionar as autoridades para que o Brejo se transforme, também, em vila. O requerimento, no entanto, seria atendido em 1833.

Mais sobre o tombamento

O Decreto Nº 50.527 homologa a Resolução nº 15, de 3 de outubro de 2019, do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CPPC-PE), que, na ocasião, deliberou pelo tombamento do centro histórico do Brejo da Madre de Deus por conta do valor histórico, arquitetônico e ambiental. A nota técnica que deu embasamento para a resolução foi elaborada pela Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural (GPPC) da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Todas as diretrizes apresentadas na nota técnica constam do Plano de Preservação do Centro Histórico do Brejo da Madre de Deus (2010), também elaborado pela Fundarpe, e que é objeto de recomendação na Resolução nº 15/2019 do CEPPC para que se incorpore ao Plano Diretor do município.

O sítio encontrava-se protegido, em caráter provisório, desde a abertura do processo de tombamento, em julho de 1985. De acordo com Neide Fernandes de Souza, gestora da Unidade de  Patrimônio Histórico e Material da GPPC/Fundarpe, o município do Brejo da Madre de Deus tem as suas ruas, edifícios e tipos populares imersos na história política e social de Pernambuco.

“O resgate de sua memória aporta, enfim e, sobretudo, um testemunho essencial dos fatos e valores da história interiorana, indispensável à tentativa de entender o processo de desenvolvimento pernambucano como um todo”, explica Neide Fernandes. Segundo ela, outras duas cidades estão com processo de tombamento em tramitação: Belém do São Francisco e Floresta (ambos no Sertão do São Francisco).

Polícia desarticula acervo de quadrilha especializada em roubo de bancos, em Caruaru

Na manhã desta terça-feira (19), policiais que integram o 4º BPM de Caruaru receberam informações de que criminosos responsáveis por assaltar bancos na região estariam hospedados em uma residência na cidade, se preparando para mais investidas criminosas.

De pronto o policiamento se deslocou ao local e ao avistar a chegada do efetivo, dois deles que estavam no conseguiram fugir. A casa revistada pela polícia fica no bairro Maurício de Nassau.

Dentro da casa os policiais localizaram um fuzil calibre 762, coletes balísticos, explosivos, máquinas de contagem de cédulas e 11 quilos de crack. O material foi encaminhados para Delegacia de Polícia Civil.

A polícia segue agora na busca pelos criminosos envolvidos na ação.

Homem é morto a pedradas na zona rural de Brejo da Madre de Deus

No início da manhã desta terça-feira (20), a Polícia Militar recebeu a informação de um possível homicídio no Sítio Bandeira, que fica situado na zona rural do município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.

De pronto o efetivo se deslocou para o ponto denunciado e ao chegar se deparou com o corpo de um homem identificado até então como “Leninho de Cócó”, sendo ele uma figura bastante conhecida na localidade.

O corpo estava caído próximo a popular barragem do Bandeira. Pelos sinais existentes no local ficou constatado que o homem foi brutalmente assassinado a pedradas. O corpo será encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru. A polícia investiga o caso.

Nove meses após morte do jovem William, crime permanece sem solução

Homicídio ocorreu na zona rural de Taquaritinga do Norte, região Agreste.

Nesta segunda-feira, dia 19 de abril, completa-se 9 meses da morte do jovem Igor William, assassinado durante uma festa clandestina na zona rural do município de Taquaritinga do Norte, região Agreste de Pernambuco.

Relembre o caso

Durante a situação em que William acabou morto, testemunhas disseram que ele teria tentado impedir uma briga entre outras duas pessoas quando acabou sendo alvejado com disparos de arma de fogo e não resistiu.

Na mesma ocasião em que Igor foi alvejado, outra pessoa também chegou a ser baleada, porém felizmente conseguiu resistir aos ferimentos. Igor morreu assassinado no dia 19, dois dias antes, no dia 17 de julho, o seu filho, Enzo Willliam, havia nascido.

A polícia segue investigando o crime, porém nove meses após o acontecimento, o mesmo permanece sem solução.

Esposa de homem que assassinou delegado em Jataúba é encaminhada para presídio feminino

Polícia Civil apontou que Elisangela Santana é suspeita de envolvimento com o crime de homicídio pelo qual seu esposo seria preso.

Detida no último sábado, 17 de abril, Elisangela Almeida Alves Santana foi encaminhada nesta segunda-feira (19) para Colônia Penal Feminina em Buíque, no Agreste de Pernambuco. Ela era esposa de José Carlos de Santana, homem que no último sábado atirou contra o delegado Anderson Liberato, vitimando-o.

Anderson Liberato havia ido ao município de Jataúba para prender José Carlos que era acusado de cometer um crime de homicídio contra um familiar de Elisangela, mais precisamente um homem identificado como Inácio José de Ananias, um ex-candidato a vereador na cidade.

José Carlos também acabou sendo morto no mesmo dia em que o delegado Anderson Liberado faleceu. Ele, que havia sido baleado em uma das pernas, estava sendo transferido para uma unidade hospitalar de Caruaru quando na altura da BR-104, a ambulância em que ele estava foi interceptada e homens teriam atirado no mesmo. Ele morreu no local antes de receber qualquer tipo de socorro.

Entendendo o caso

Após o homicídio que vitimou Inácio de Ananias, em 8 de abril, a Polícia Civil passou a investir o caso e chegou até a pessoa de José Carlos da Santana, esposo da sobrinha de Inácio. Para a polícia, José Carlos teria uma dívida financeira com o ex-candidato a vereador e isso estaria gerando atrito entre os mesmos.

Nas investigações, o policiamento constatou ainda que Elisangela, sobrinha de Inácio, seria uma das participantes no crime tendo ela possivelmente incentivado o assassinato. Presa, ela negou qualquer tipo de participação com o homicídio e afirmou temer acontecer com ela o mesmo que aconteceu com José Carlos, seu esposo.

Na unidade prisional de Buíque, ela agora aguardará por julgamento.

Homem que furtou arma da casa de policial se arrepende e entrega arma na delegacia

Roubo havia ocorrido no município de Taquaritinga do Norte.

Um fato inusitado envolvendo os municípios de Taquaritinga do Norte e Nazaré da Mata, em Pernambuco, aconteceu na última semana. Após ter furtado uma arma de residência de um policial no município de Taquaritinga do Norte, o mesmo se arrependeu e devolveu a arma na delegacia de Nazaré da Mata, cidade onde reside.

Segundo informações dos policiais, o homem informou que estaria arrependido de ter praticado o roubo e gostaria de devolver a arma de forma espontânea. O acusado do roubo foi encaminhado para Santa Cruz do Capibaribe, juntamente com policiais, onde a arma foi entregue na Delegacia de Polícia local.

Menina morta pelo padrasto em Angelim, no Agreste, estava sofrendo abusos sexuais aponta boletim

Um boletim de ocorrência registrado pela prima da menina Juliana Rosângela da Silva, de 12 anos, assassinada na última semana pelo padrasto, coloca mais um ponto a ser observado no caso de assassinato que terminou com suicídio. Na ocasião em que matou Juliana, Genivaldo tirou a própria vida logo em seguida.

O boletim registrado no dia 27 de novembro de 2020 apontava que Genivaldo Ferreira dos Santos, de 34 anos, abusava sexualmente da adolescente. Os corpos de ambos haviam sido sepultados no último sábado, dia 17.

“No dia 13 de janeiro de 2021 ela fez 12 aninhos. Foi uma vida interrompida. Uma vida que tinha tudo pela frente, fazer uma faculdade, ser alguém na vida. Eu queria o bem da minha filha. Eu fui na delegacia de Canhotinho e fui no Conselho Tutelar”, disse o pai da menina.

A prima de Juliana expôs que tentou evitar uma tragédia já anunciada ao tomar conhecimento dos abusos, mas acabou não conseguindo.

Delegado Anderson Liberato é homenageado por forças policiais em Santa Cruz do Capibaribe

No último domingo (18), um grupo de policiais prestou uma homenagem ao delegado Anderson Liberato, morto no último sábado (17) após ser alvejado por um acusado de homicídio que seria preso por força de mandado de prisão emitido pela justiça.

Foto: Edvaldo Magalhães

O crime ocorreu no município de Jataúba. Após ser baleado, o delegado ainda chegou a ser socorrido para uma unidade hospitalar local, mas antes mesmo de ser transferido acabou falecendo. No momento em que era transferido para Caruaru, o homem identificado como José Carlos de Santana (43 anos), acusado dos disparos contra o delegado, também foi morto.

No domingo, forças policiais se reuniram em Santa Cruz do Capibaribe para prestar homenagens ao delegado Anderson. Polícia Civil, Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco, Associação de Polícia Científica e Associação de Policiais Civis de Pernambuco estiveram no velório. Anderson Liberato teve o seu corpo levado para Fortaleza, onde ocorrerá o sepultamento.

Confira a homenagem:

Balanço: 36 pessoas assassinadas no fim de semana em Pernambuco

O fim de semana foi bastante violento em Pernambuco, com o registro de 36 assassinatos. Em abril, são 166 homicídios no Estado. De janeiro até agora já mataram 1.005 pessoas em Pernambuco.

No Agreste, foram registrados homicídios em Angelim, Gravatá, Jataúba, Caruaru, Surubim, Casinhas, Santa Cruz do Capibaribe, Jurema, Sanharó, Cupira, Garanhuns e Pedras. Destaques para Surubim, onde filho matou a mãe e a morte do delegado em Jataúba.

O delegado Flávio Anderson Liberato, 32 anos, titular da Delegacia de Brejo da Madre de Deus, morreu após ser baleado no final da manhã de sábado (17), na cidade de Jataúba. Ele cumpria um mandado de prisão contra um suspeito de homicídio, quando foi recebido a bala.

José Carlos de Santana, 43 anos, também foi baleado durante a ação e, quando estava sendo transferido pelo SAMU para o Hospital Regional do Agreste (HRA), foi executado por desconhecidos dentro da ambulância, na BR-104, em Caruaru.

O delegado Anderson Liberato será sepultado no final da manhã desta segunda-feira (19), em Fortaleza, Ceará. Vários órgãos de segurança de Pernambuco prestaram homenagem neste domingo ao delegado. Em Caruaru, um ato simbólico aconteceu na Delegacia de Divisão de Homicídios.

Em Surubim, aconteceu uma tragédia em família na madrugada do sábado. Um rapaz matou a própria mãe no bairro Bela Vista. A feirante Maria Ferreira de Lima, 52 anos, foi morta a facadas pelo filho Thales Justino da Silva, 24 anos, preso em flagrante. Segundo familiares, ele é usuário de drogas. A vítima tinha outros dois filhos.

Outra mulher foi assassinada em Casinhas, na noite deste domingo (18). Andreia de Santana, 41 anos, foi morta no Sítio Areia de Chatinha, zona rural do município, onde era proprietária de um bar. Ela tinha três filhos.

E um triplo homicídio aconteceu em Lagoa dos Gatos, no Agreste. Três jovens identificados apenas por Andinho, Rogerinho e João Paulo foram mortos a tiros durante uma bebedeira no início da madrugada desta segunda-feira (19).

Acidentes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 20 acidentes no fim de semana, em rodovias federais de Pernambuco, com 38 veículos envolvidos. Uma pessoa morreu e 22 ficaram feridas.

Homem que atirou em delegado é morto a tiros durante transferência em ambulância rumo à Caruaru

O homem identificado como José Carlos de Santana (43 anos), responsável por efetuar disparos contra o delegado Anderson Liberato neste sábado, 17, em Jataúba, foi morto no início da noite de hoje quando era transferido para Caruaru em uma ambulância. Testemunhas disseram que a ambulância em que ele estava foi interceptada a tiros e o mesmo foi executado.

Na altura da rodovia BR-104, o veículo teria sido parado por homens armados, sendo o acusado dos disparos contra o delegado atingido fatalmente. O homem ainda não teve a identidade revelada. Ele foi o responsável por efetuar os disparos contra o delegado Anderson que morreu na tarde de hoje vítima dos ferimentos causados pelos tiros que sofreu em Jataúba.

O delegado tentava cumprir um mandado de prisão quando foi recebido com os tiros. Ele morreu antes mesmo de ser transferido.

Jovem é alvo de disparos no bairro Cohab, em Santa Cruz do Capibaribe

Vítima não resistiu e morreu no local.

Na tarde deste sábado (17), um jovem identificado apenas como “Jeferson” foi alvo de disparos de arma de fogo no bairro da Cohab, próximo a uma escola pública. A nossa equipe de reportagem esteve no local e constatou que o mesmo foi atingido por vários disparos, sobretudo na região das costas.

Após ser atingido, o jovem ficou caído no local e familiares estiveram presentes. A chegada de parentes no local foi marcada por bastante desespero, já que ficou constatado que o jovem não demonstrava mais sinais vitais. A Polícia Militar e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados.

Quando as autoridades policiais chegaram ao local confirmaram que a vítima já havia morrido. O corpo será encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, e o caso será investigado.

Delegado de Brejo da Madre de Deus que foi baleado em Jataúba não resiste

Faleceu a pouco o delegado Anderson Liberato que havia sido baleado no município de Jataúba, no Agreste de Pernambuco. Anderson era o delegado de Brejo da Madre de Deus e o município de Jataúba também integrava a sua área de atuação.

Informações dão conta que o policial civil havia ido juntamente com outros agentes do município de Jataúba cumprir um mandado de prisão, porém ao chegar ao seu destino proposta, o indivíduo que seria preso abriu fogo e acertou o delegado com pelo menos três disparos.

Anderson chegou a ser socorrido para unidade hospitalar local, porém não resistiu e acabou falecendo pouco tempo depois em virtude dos ferimentos. Ele seria transferido para outra unidade médica da região através de um helicóptero da SDS.

O homem que disparou contra o delegado foi preso e será encaminhado para delegacia regional.

Delegado de Brejo da Madre de Deus é baleado e está em estado grave

O delegado que responde pelas cidades de Brejo da Madre de Deus e Jataúba, no Agreste de Pernambuco, foi baleado na manhã deste sábado (17) em Jataúba. O caso aconteceu quando o mesmo ia cumprir um mandado de prisão.

Segundo relatos, o delegado Anderson Liberato estava na referida diligência quando a pessoa que estava prestes a ser presa abriu fogo contra o efetivo. Anderson foi atingido por pelo menos três disparos de arma de fogo.

Após o ocorrido, o delegado foi socorrido em estado grave uma unidade hospitalar da região. O boletim médico do mesmo deve ser apresentado ainda hoje.

Durante discussão mulher atirar contra o marido em Santa Cruz do Capibaribe

Mulher informou aos agentes da Guarda Municipal que arma era do companheiro e que ele a teria apontado para ela.

Uma tentativa de homicídio foi registrada no bairro Nova Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. Na ocasião, uma mulher atirou contra o marido no momento em que ambos discutiam. O homem foi atingido na boca e precisou ser socorrido.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal, os mesmos teriam recebido um chamado para localidade citada onde um homem teria sido alvo de uma tentativa de assassinato. De pronto os agentes acionaram a polícia e também se deslocaram para o local.

A discussão teria se dado dentro de um automóvel. Aos agentes a mulher informou que o homem teria sacado o revólver calibre 38 e apontou para cabeça da mesma. Ele relatou ainda que conseguiu tirar a arma dele e após sair do veículo efetuou um disparo.

O homem foi levado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caruaru e posteriormente foi transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. A polícia está investigando o caso e a procedência da arma utilizada na ocasião. Um grande quantidade de munições também foi apreendida.

Padrasto mata enteada e comete suicídio em Angelim, diz polícia; corpos foram encontrados dentro de carro às margens da PE-177

Motivação do crime é desconhecida; homem tinha 34 anos e a menina tinha 12.

Dois corpos foram encontrados na manhã desta sexta-feira (16) dentro de um carro às margens da PE-177 em Angelim, no Agreste de Pernambuco. A delegada Priscilla de Lima esteve no local e informou ao G1 que as vítimas eram padrasto e enteada.

“Falei com a família e todos estão surpresos. O padrasto matou a enteada e se matou logo em seguida”, disse a delegada. A motivação do crime ainda é desconhecida.

De acordo com a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Genivaldo Ferreira dos Santos, de 34 anos, e Juliana Rosângela da Silva, de 12. O caso será investigado.

Operação conjunta erradica quase 22 mil pés de maconha

Uma equipe do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), em operação realizada em conjunto com a Polícia Federal, erradicou, nesta quarta-feira (14/04), quatro roçados de maconha na zona rural de Cabrobó.

No primeiro cultivo havia 5.698 pés da droga, seguido por 7.260 no segundo, 4.320 no terceiro e 4.590 no último, totalizando 21.868 plantas. Uma quantidade de 2kg da droga, já pronta para o consumo, também foi apreendida.

Todo o material foi incinerado no próprio local onde estava plantado, sendo uma amostra encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro.

Mulheres são presas ao tentarem entrar com drogas em unidade prisional de Santa Cruz do Capibaribe

A polícia prendeu duas mulheres que tentaram entrar portando entorpecentes na unidade prisional de Santa Cruz do Capibaribe, região Agreste do estado de Pernambuco.

Na ocasião, as acusadas, sendo uma de 25 e outras de 35 anos, estavam em posse de 40 gramas de crack escondidas em pacotes de biscoito. Havia ainda 20 gramas de maconha escondidas em um cabo de vassoura.

Diante dos fatos, a dupla foi conduzida para Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficarão a disposição do delegado de plantão.

Polícia Federal deflagra operação de combate a desvios de recursos públicos em Petrolina

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (13) a Operação Contrassenso, com o objetivo de investigar possível prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, falsidade ideológica e organização criminosa através de contratações realizadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As penas dos crimes investigados alcançam 31 anos de reclusão.

As investigações apontam irregularidades no fornecimento de kit escolar, entre o final do ano de 2015 até o ano de 2020, com emprego de recursos federais oriundos do FUNDEB, verba sob fiscalização da União. A ação é decorrência da análise do material apreendido na denominada Operação Casa de Papel, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado.

Cerca de 150 policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União – CGU participam do cumprimento de 33 (trinta e três) mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal em Petrolina. As buscas foram realizadas em sedes de órgãos da Prefeitura de Petrolina, bem como na Região Metropolitana do Recife e em Minas Gerais.

Casal é preso suspeito de estuprar filha de 5 anos e compartilhar vídeos na internet no Sertão de Pernambuco

A suspeita é que o crime vinha sendo praticado desde agosto de 2020.

Um casal foi preso, nesse domingo (11), suspeito de estupro e compartilhamento de material pornográfico na internet no Sertão de Pernambuco. De acordo com a investigação, uma criança de 5 anos, filha do casal, era a vítima do abuso sexual. A suspeita é que o crime vinha sendo praticado desde agosto de 2020 pelo pai da vítima.

Segundo a Polícia Federal, os abusos contra a criança eram registrados em vídeos e depois compartilhados na rede mundial de computadores através da chamada deepweb. O material pornográfico era produzido pelos próprios investigados.

Crimes
Os dois presos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal, em Salgueiro, onde foram autuados pelos crimes de estupro de vulnerável e produção e difusão de pornografia infantil.

Interpol
A investigação, segundo a PF, contou com a participação da Polícia Internacional (Interpol) e apura crimes de estupro de vulnerável, produção, distribuição e armazenamento de vídeos contendo pornografia infantil pela internet.

Balanço: Registrados 28 homicídios no fim de semana em Pernambuco

Vinte e oito pessoas foram assassinadas em Pernambuco no fim de semana. Neste mês de abril são 101 homicídios no Estado e de janeiro até agora 942 crimes.

Em Taquaritinga do Norte, um idoso de 75 anos foi executado a tiros dentro de casa no distrito de Pão de Açúcar. Antônio Felipe do Nascimento foi morto na presença de uma criança de 12 anos. O crime foi praticado por dois homens em uma moto.

Em Águas Belas, um homem foi assassinado no Sítio Salgado, zona rural do município. Ivanildo da Silva França, 50 anos, foi atingido com um tiro de espingarda calibre 12 no peito.

Em Jupi, foi morto a facadas José Marcos da Silva, 34 anos. Ele se desentendeu com Tiago Franquilino, 24 anos, em um bar. O assassino foi preso em flagrante.

Em Caetés, um jovem matou o sogro no bairro Morumbi durante uma briga do casal. João Vitor Gonçalves da Mota, 21 anos, dominou o sogro com um mata-leão. Edson Paulo Dias, 43 anos, foi socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu.

Em Bom Conselho, um homem foi assassinado a tiros pelo ex-marido de sua companheira no distrito de Rainha Isabel, na zona rural do município. José Cícero Carlos Pitiu, 50 anos, foi morto por Marcos Antônio de Barros, 41 anos, após uma discussão.

E morreu no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, Valdênio Alves Ferreira, 22 anos, esfaqueado na cidade de Altinho. O agressor, Paulo Sérgio da Silva, 48 anos, foi preso em flagrante. Um grupo de pessoas revoltadas colocou fogo na casa dele.

Assalto

Um cidadão residente em São Caetano foi assaltado em Caruaru quando iria para o bairro Cidade Jardim. Ele foi abordado na BR-232 por três assaltantes em um carro.

Uma viatura do BIEsp passava pelo local no momento do assalto e houve troca de tiros. Os policiais conseguiram prender o ex-presidiário Eduardo José da Silva, 26 anos, e André Carlos da Silva, 31. Eduardo foi baleado e socorrido para o Hospital Regional do Agreste (HRA). O terceiro suspeito conseguiu fugir com uma moto da vítima. Uma arma foi apreendida e um veículo recuperado.

Homicídio é registrado em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte

Na tarde deste domingo (11), um homem identificado apenas como Antônio foi assassinado a tiros em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. Na ocasião, o homem estava próximo a um beco quando teria sido abordado e executado.

A Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas e estão realizando os primeiros levantamentos sobre o crime. Antônio morreu antes mesmo que pudesse receber qualquer tipo de socorro médico. Após perícia, o corpo deverá ser encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.

13 pessoas assassinadas em Pernambuco durante 24 horas, sendo 4 no Agreste

Registrados em Pernambuco 13 homicídios durante as últimas 24 horas. Quatro dos crimes aconteceram no Agreste. Neste mês de abril já mataram no Estado 78 pessoas e de janeiro até agora são 914 assassinatos.

Em Caruaru, um rapaz foi assassinado a tiros no final da noite desta quinta-feira (08), no bairro Divinópolis. O crime aconteceu na rua Benjamin Larena. O SAMU foi acionado, mas quando chegou ao local já encontrou a vítima em óbito. Moradores da localidade ouviram barulho de moto após os disparos de arma de fogo.

Este foi o 3º homicídio do mês de abril em Caruaru. Este ano são 28 assassinatos no município.

Em Jataúba, um homem que foi candidato a vereador na cidade morreu após ser atingido por tiros no momento em que fazia caminhada. José Edeilson de Almeida Ramos tinha 56 anos. O crime foi cometido por elementos em um carro.

Em Bonito, foi morto a tiros Carlos Alberto da Silva Ferreira, 23 anos. O homicídio aconteceu no Sítio Pau Ferro. Ele era suspeito de ter praticado dois homicídios na região.

Em Jurema, um homem foi executado quando voltava de uma padaria acompanhado da cunhada e a sobrinha. O pedreiro José Antônio da Silva, 31 anos, foi atingido com cerca de 10 tiros. Dois homens encapuzados cometeram o crime e fugiram em um carro.

Acidentes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) teve um plantão 24 horas considerado tranquilo, com apenas dois acidentes. Uma pessoa ficou ferida e duas foram detidas.

Pernambuco: Deputado Joel da Harpa e coronel da PM entram em atrito

Durante a manhã desta quinta-feira (08), o deputado pernambucano Joel da Harpa visitava o 6º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, em Recife para acompanhar a vacinação dos agentes de segurança quando foi surpreendido por um comandante da PM que quis impedi-lo de adentrar o local e realizar a fiscalização.

Em vídeos que circulam na internet, o Coronel Tavares tenta impedir a entrada do parlamentar chegando a se colocar na frente do mesmo. Em outro momento, o mesmo tenta retirá-lo do local já após ele ter conseguido adentrar uma ala do quartel. Joel disse que sua ida ao local tinha como objetivo acompanhar a vacinação dos policiais, uma causa que se engajou já há algumas semanas.

Confira o momento:

Após o ocorrido, o parlamentar prestou queixa contra o coronel da PM. O casa será investigado.

Homem é assassinado em Jataúba, no Agreste

Na manhã desta quinta-feira (08), um crime de morte aconteceu na Travessa Bom Jesus com a Rua da Celpe, vitimando na ocasião um homem identificado como Inácio José de Ananias (idade não informada), mais conhecido como ‘Inácio da Água’. Este foi o primeiro crime de homicídio registrado na cidade este ano.

Foto: Luiz Carlos Collar (Jataúba News)

De acordo com informações, um veículo modelo Onix de cor preta teria chegado ao local e um deles atirou contra a vítima que morreu antes mesmo de receber qualquer tipo de socorro médico. Inácio já havia sido candidato a vereador no município.

O homem foi morto com pelo menos cinco disparos e provavelmente foi morto durante uma caminhada matinal. A Polícia Civil esteve no local realizando o isolamento da área para realização da perícia.

São João de Caruaru 2021 é cancelado por causa da pandemia da covid-19

Pelo segundo ano consecutivo, a festa foi cancelada em virtude da pandemia da Covid-19.

As festas juninas são forte característica da cultura e da história do Nordeste. O São João de Caruaru, que reúne milhares de pessoas na cidade localizada no Agreste de Pernambuco, é considerada a maior festividade junina do mundo. Em virtude da pandemia da Covid-19, os eventos realizados na ‘Capital do Forró’ foram suspensos em 2020. Nesta quarta-feira (7), a prefeitura anunciou que não irá promover a comemoração em 2021 devido a insegurança sanitária.

A suspensão do São João foi anunciada pelo presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior.

“Lamentavelmente, nós não temos ainda segurança para realizar o evento do porte do São João de Caruaru. A esta altura, deveríamos estar todos envolvidos em fechamento de contratos, em perspectivas de contratações artísticas, em preparação da infraestrutura, e nada disso está acontecendo porque, infelizmente, não temos condições de fazer”, disse em entrevista.

O principal polo da festa realizada em Caruaru é o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, que durante o período junino recebe atrações nacionais e locais. Antes da suspensão anunciada em 2020, a prefeitura havia anunciado a confirmação de artistas como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Zé Neto e Cristiano, Marília Mendonça, Léo Santana, Alok, Xand Avião e Elba Ramalho.

O cantor e compositor Petrúcio Amorim, conhecido nacionalmente por sucessos como “Tareco e Mariola” e “Filho Do Dono”, conta que o momento é delicado e se preocupa com a classe artística que ficará sem trabalhar nas festas juninas em mais um ano.

“Nós estamos em um movimento muito trsite para o mundo, principalmente para o Brasil, e para o Nordeste, já que nós temos essa tradição maravilhosa e linda, que é o nosso São João, e infelizmente muitos amigos da classe musical serão prejudicados”, comentou.

m março deste ano, o secretário de cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre, havia comentado sobre a possível suspensão da festa em 2021. De acordo com Freyre, o governo estadual busca recursos para pagar um auxílio às pessoas que trabalham no São João com recuros da Lei Aldir Blanc.

“Estamos aguardando a manifestação do Governo Federal para que aconteça a liberação da aplicação desses recursos, e que provavelmente, será a grande ferramenta que teremos para manter viva e ativa a atividade cultural dentro desse período difícil da pandemia”, disse Freyre.

Impactos na terra de Vitalino

Além do palco principal, no mês de junho a cidade movimenta a economia e a cultura local em diversos pontos. Atrações musicais e artísticas se apresentam em polos multiculturais que integram a programação do São João de Caruaru. Em 2019, foram realizadas 815 apresentações artísticas em 24 polos de animação. Um deles fica localizado no Alto do Moura, patrimônio imaterial de Caruaru, conhecido mundialmente pelo forró, pelas comidas típicas e, principalmente, pelo artesanato voltado ao barro, herança do Mestre Vitalino.

Para o presidente da Associação dos Artesãos em Barro, do Alto do Moura, Helton Rodrigues, o cancelamento do São João em 2021 provoca “perdas irreparáveis” no setor.

“Todos os dias recebemos milhares de pessoas em nossa comunidade no período junino. Visitantes vêm de outras cidades e estados para conhecer o Alto do Moura em junho. Nós respiramos arte e, além de curtir o forró pé de serra, o turista sempre compra da nossa produção artesanal. Em mais um ano sem São João, nosso artesão, que já está prejudicado pela pandemia, sofre ainda mais”, explicou.

Grupos culturais artísticos, como as bandas de pífano, que foram muito retratadas em peças de barro produzidas por artesãos do Alto do Moura, também são um marco da cultura caruaruense. Há dois anos sem poder realizar apresentações ao público no São João, estes artistas têm enfrentado diversas dificuldades. 

João do Pife, da banda de pífanos Dois Irmãos, é um dos artistas do ramo mais conhecidos no Agreste de Pernambuco. Há quase 50 anos o músico se apresentava todos os anos em Caruaru e em cidades da região durante o período junino. Além de tocar os instrumentos, João também fabrica eles para a venda e contou que, por causa da suspensão de eventos e apresentações públicas, as vendas reduziram bastante.

“É uma pena a gente perder mais um São João. Faz muita falta para os artistas. Passamos o ano todo ensaiando e esperando pra chegar essa época pra trabalhar, tocar e ganhar um dinheirinho. Eu tinha viagens marcadas para fazer apresentações no país inteiro e foram todas canceladas”, contou.

Economia afetada pelo cancelamento

Além da própria importância cultural, o São João de Caruaru é um dos eventos que mais movimenta a economia local. De acordo com a prefeitura, o município movimenta mais de R$ 200 milhões durante o período junino. Dados da Secretaria de Cultura de Pernambuco mostram que, em 2019, os eventos de São João movimentaram cerca de R$ 434 milhões em todo o Estado.

O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, pode ser reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil

O pedido de registro foi enviado nesta segunda-feira (5) à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco.

A solicitação foi realizada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), através de Antônio Campos, presidente da instituição. Enviado por email e endereçado à superintendente do Iphan em Pernambuco, Renata Borba, o ofício usa como justificativa para o requerimento a “a riqueza do espetáculo como arte cênica”.

No documento, o presidente da Fundaj afirma ainda que o pedido de tombamento ocorre no momento mais agônico e desafiador da história da encenação, que está paralisada devido à pandemia. A solicitação leva em conta as políticas públicas do Iphan voltadas para a manutenção dos patrimônios imateriais e difusão da cultura brasileira.

Encenada há mais de cinco décadas no Agreste de Pernambuco, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém foi cancelada pelo segundo ano consecutivo. Segundo os seus organizadores, mais de 1.500 empregos diretos e 8 mil empregos indiretos foram perdidos neste período sem apresentações. Maior teatro ao ar livre do mundo, a montagem de Páscoa já atraiu mais de 4 milhões de espectadores.

Ainda de acordo com a Fundaj, Antônio Campos também buscou o apoio do ministro do turismo, Gilson Machado Neto, na última sexta-feira. O titular da pasta teria disponibilizado uma equipe técnica para estudar a melhor forma de apoiar o espetáculo pernambucano.

Homem foi encontrado morto em Santa Cruz do Capibaribe

No último final de semana a polícia localizou o corpo de um homem em avançado estado de decomposição na zona rural do município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

A polícia está apurando a identidade da vítima, mas ao que tudo indica pode se tratar que um popular identificado como Augustinho Barbosa, de 65 anos, que estava há dias desaparecido.

Uma perícia será realizada no Instituto de Criminalística e só então será confirmada a identidade da vítima.

Mulher é espancada e morta pelo companheiro em Gravatá

Uma mulher de 35 anos foi espancada e morta na tarde desta sexta-feira (2), em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi agredida pelo companheiro e sofreu ferimentos graves na região da cabeça.

Ela foi socorrida pelo Samu, com múltiplas lesões, para uma unidade de saúde local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Logo após o crime, o suspeito fugiu do local. 

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), de Caruaru. A Polícia Civil, está investigando o feminicídio.

Polícia Militar apreende suspeito e armas de fogo em Taquaritinga do Norte

Vítima denunciou que estava recebendo ameaças de um homem no Sítio Capoeira da Roça, na zona rural do município, segundo informou a PM.

Três armas de fogo foram apreendidas na noite do sábado (3) em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, uma vítima que não quis ser identificada denunciou que estava recebendo ameaças de um homem no Sítio Capoeira da Roça, na zona rural do município.

Ainda segundo informações da PM, ao chegar no local denunciado a polícia encontrou o suspeito, uma espingarda calibre 36, uma espingarda artesanal e um simulacro de arma de fogo. Além disso, os policiais também encontraram 27 munições calibre 36 (nove intactas e 18 deflagradas).

O suspeito de cometer as ameaças e as armas apreendidas foram levados para a delegacia de Taquaritinga do Norte. A Polícia Civil investiga o caso.

31 assassinatos no fim de semana em Pernambuco, sendo dois em Caruaru

Registrados no fim de semana 31 homicídios em Pernambuco. Neste mês de abril já mataram no Estado 39 pessoas. Este ano o número de homicídios chega a 875.

Em Caruaru, no Agreste, dois homens foram assassinados no fim de semana. O primeiro crime ocorreu na noite de sexta-feira (02), no Loteamento Demóstenes Veras. Janailson Martins Pereira, 37 anos, foi morto com vários tiros na cabeça. Ele residia no bairro João Mota e tinha saído da Penitenciária Juiz Plácido de Souza um dia antes de ser assassinado.

O segundo homicídio aconteceu na noite do sábado (03), no bairro José Carlos de Oliveira. O pedreiro Amando Barbosa da Silva, 27 anos, foi executado com vários tiros na rua Manoel Vitalino. Ele chegou a se ajoelhar para não ser morto. A vítima morava no Loteamento Boa Vista e já teve passagem pelo sistema prisional por causa de roubo e furto.

Neste mês de abril são dois assassinatos em Caruaru. De janeiro até agora já mataram 27 pessoas no município.

Em Paranatama, o vendedor de veículos Luiz Carlos de Melo, 47 anos, foi morto com vários tiros às margens da BR-423. Ele residia no Sítio Mocós, zona rural do município e tinha passagem pela polícia.

Em Gravatá, a polícia está procura do ex-presidiário Leonardo Domingues Borba, 31 anos, suspeito de matar a companheira Daniela Maria da Silva, 35 anos. Ela foi espancada e socorrida pelo SAMU, mas morreu no hospital da cidade. O feminicídio aconteceu na sexta-feira (02).

Em Pernambuco vídeo mostra detentos pegando pacotes arremessados para dentro de prisão

Vídeos divulgados na internet mostram detentos da Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, recolhendo pacotes no pátio arremessados de fora por outras pessoas.

A assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informa que identificou os detentos e apreendeu o material que eles pegaram dentro do presídio. O conteúdo dos pacotes não foi informado.

Confira no vídeo:

Polícia frustra possível resgate de integrante de quadrilha preso em Garanhuns

Um grande aparato de segurança foi montado pelas polícias Civil e Militar, durante a madrugada desta quarta-feira, em torno da Delegacia Regional de Garanhuns, coordenado pelo delegado Marcos Omena. A ação foi organizada após fortes indícios sobre a possibilidade do resgate do preso Diego Silva Ribeiro, o “Paulista”.

Suspeito de integrar uma organização criminosa no Estado de São Paulo, ele havia sido preso no dia anterior numa operação envolvendo policiais da 22ª Delegacia de Homicídios e Equipe da 8ª Delegacia do Denarc. O “Paulista” também é apontado como segundo homem na hierarquia do tráfico de drogas em Pernambuco.

Os policiais apreenderam com o suspeito granadas, drogas, pistola e várias munições. Também cumpriram dois mandados de prisões expedidos pela Justiça de São Paulo.