Será impossível a realização de eventos como o São João de Caruaru neste ano de 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus. Foi o que afirmou o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freire Neto, durante visita técnica ao Alto do Moura, na manhã desta quarta-feira (03).
“Impossível de acontecer. A gente tem visto aí o recrudescimento da pandemia. Lamentavelmente este ciclo pandêmico tem ampliado, inclusive, o que aconteceu o ano passado, o seu impacto na sociedade, no afastamento social. Nós temos visto aí problemas muito grandes relacionados a superlotações do sistema de saúde e é muito difícil que aconteça algum tipo de evento na escala que temos aqui tradicionalmente sendo realizado em Caruaru e em outras cidades”, afirmou o secretário.
A visita técnica foi articulada pela deputada estadual Laura Gomes, do PSB, após denúncia dos artesãos do Alto do Moura sobre o risco de escassez do barro utilizado na produção de peças. Também participaram da visita o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Antônio Bertotti; e o presidente da Associação dos Artesões em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM), Helton Rodrigues.