Cotidiano Dor no peito, problemas digestivos e tremores são sintomas de ansiedade e estão cada vez mais comuns durante a pandemia

Dor no peito, problemas digestivos e tremores são sintomas de ansiedade e estão cada vez mais comuns durante a pandemia


Saiba como identificar possíveis indicadores de crises de ansiedade e buscar o tratamento adequado.

Quem nunca se deparou com aquela dor no peito semelhante a apertos ou pontadas, problemas digestivos repentinos, tremores e até mesmo a sensação que algo terrível está prestes a acontecer? Pois bem, estes podem ser alguns dos sintomas mais comuns de um mal que tem assolado a muitos brasileiros, sobretudo durante este período de pandemia.

Especialistas apontam que os casos de depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente durante este período de adversidade em todo o mundo tendo em vista as frustrações e cobranças pessoais vivenciadas pelas pessoas, além é claro da constante incerteza do que será do amanhã já que neste cenário muita coisa parece sempre indefinida.

É importante lembrar que psicólogos e psiquiatras são os profissionais mais indicados para o tratamento destes transtornos quando identificados. O Blog do Bruno Muniz conversou com diversos profissionais da área que disseram ter visto a procura por ajuda, após esses sintomas, terem aumentado de maneira considerável.

Para muitos, uma crise de ansiedade representa um momento extremamente desconfortável capaz de prejudicar e muito a qualidade de vida. Sendo assim, vamos identificar alguns dos sintomas que podem ser comuns durante uma crise de ansiedade, confira:

1 – Enxergar perigo em tudo
Indivíduos com transtornos de ansiedade em geral superestimam o perigo nas situações que temem ou evitam. Da mesma maneira, o medo ou a ansiedade são excessivos ou fora de proporção.

Você já conheceu alguma pessoa que não viaja de avião por que tem medo de acidente aéreo? Está sempre pensando que o avião vai cair? Já imagina inclusive a cena de luto?

Outro exemplo é alguém que passa por um procedimento ou exame médico simples e teme ter uma doença grave ou ficar incapacitado após o exame. Em casos mais extremos chega até a cogitar a possibilidade de morrer no procedimento.

2 – Apetite desregulado
Não faltam casos de pessoas que encontram na comida uma solução para seus problemas emocionais. Isto é, ao menor sinal de preocupação você recorre ao brigadeiro, a um docinho ou qualquer outro alimento para aliviar a tensão.

Em geral, mastigam pouco o alimento e ingerem grande quantidade de comida em pouco tempo.

Comer indiscriminadamente, sem fome, por ansiedade, estresse ou outra emoção negativa é um sinal de alerta. E cuidado! Esta atitude também pode desencadear uma compulsão alimentar.

3 – Alterações de sono
Sentem dificuldade para dormir ou apresentam episódios de insônia em vésperas de reuniões importantes e eventos. Não conseguem se desligar do que fizeram ao longo do dia no trabalho e passam a noite processando o que farão no dia seguinte.

Algumas vezes chegam a sonhar e despertar pensando em soluções possíveis para determinada questão.

4 – Tensão muscular
É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado.

Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade. Quanto maior a preocupação e o desânimo, maior a possibilidade de transferir as tensões para a região cervical.

5 – Medo de falar em público
Somente ao pensar na necessidade de realizar uma apresentação para uma plateia sinais como sudorese excessiva, mãos geladas, taquicardia, falta de ar e respiração ofegante aparecem.

Esse medo pode estar relacionado às preocupações com o ego, receio de julgamento e a apreensão, o que aumenta a ansiedade.

6 – Preocupações em excesso
Estão sempre preocupados com o futuro. Ainda mais em épocas de crise econômica, é comum ver pessoas pensando na manutenção do emprego.

A preocupação excessiva é uma fonte direta de dores de cabeça, úlceras, ansiedade e stress, podendo inclusive afetar o sistema imunológico.

Além disso, essa angústia e o volume de detalhes para pensar afeta muito a atenção da pessoa com ansiedade, o que faz com que seja difícil se focar.

Assim, ela perde eficiência em suas atividades diárias, e isso amplia as preocupações, tornando tudo um ciclo que pode gerar desespero e outros problemas.

7 – Ficar sempre próximo um ataque de nervos
Pessoas que estão a ponto de entrar em um ataque de nervos, podem passar da euforia ao pranto rapidamente. Sintomas como irritabilidade e mudanças de humor repentinas, sem explicação aparente, surgem em momentos de maior pressão e estresse.

8 – Medos irracionais
Medos de estar perdendo alguma coisa, de não ser bom o suficiente, medo do fracasso, pânico de ficar sozinho ou de não ser aceito também perseguem pessoas ansiosas.

Campeões de autocrítica, são os primeiros a não se sentir capazes o suficiente para concluir uma determinada atividade. O excesso de medo pode comprometer a segurança nas relações pessoais, seja no trabalho ou na família.

9 – Inquietação constante

Dificuldade de concentração, inquietação e fadiga. O indivíduo apresenta uma angústia intensa, não consegue ficar quieto, caminha de um lado para o outro, desespera-se.

Fatores que geram grande desconforto ao atrapalhar a conclusão de uma tarefa, além de afetar a qualidade de vida da própria pessoa e também de quem está ao seu lado.

10 – Sinais físicos
Nos momentos de ansiedade, podem surgir sintomas físicos que vão além das dores musculares:

tremores;
cansaço
sensação de falta de ar ou asfixia;
coração acelerado;
suor excessivo;
mãos frias e suadas;
boca seca, tontura;
náuseas;
diarreia;
desconforto abdominal;
ondas de calor;
calafrios;
micção frequente;
dificuldade para engolir;
sensação de engasgo.

11 – Pensamentos obsessivos
O pensamento obsessivo é uma incapacidade de ganhar controle sobre pensamentos e imagens, angustiantes e recorrentes. Estudos de imagem cerebral indicam que está associado a uma disfunção neurológica de causa desconhecida que força os pensamentos em ciclos repetitivos.

Dessa forma, o pensamento obsessivo também pode estar associado a transtornos do humor, incluindo distimia, depressão e transtorno bipolar. É também o sintoma definidor de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Pânico e muitas outras condições psicológicas.

12 – Perfeccionismo
O perfeccionismo caracteriza-se pela insistência em estabelecer padrões altos e pela busca incessante em alcançá-los.

De fato, os perfeccionistas muitas vezes têm alto desempenho – mas o preço desse sucesso pode ser a infelicidade e insatisfação crônicas. O perfeccionismo excessivo pode estar fortemente ligado ao medo de errar e a comportamentos de autossabotagem, como a procrastinação.

Desse modo, como a perfeição é algo praticamente impossível de se atingir, pessoas perfeccionistas acabam sofrendo com a ansiedade por não conseguir atingir o objetivo estabelecido.

13 – Problemas digestivos
Um sistema muito afetado pelo estresse e ansiedade é o gastrointestinal. Dores, má digestão, mal-estar no abdômen, diarreia e azia são alguns dos sinais.

Consequentemente, ansiedade excessiva e estresse agudo podem alterar as funções gastrointestinais por meio do sistema nervoso.

Como consequência dessas alterações podem surgir úlceras, gastrites, doenças inflamatórias, refluxo gastroesofágico e síndrome do intestino irritável.

Se apresenta algum dos sintomas aqui descritos, não deixe de procurar um profissional para ter uma solução para o seu caso.

Bruno Muniz 23 mar 2021 - 15:06m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Amanda Barros (Grande)
Academia Republic (Grande)
Cetias (Grande)
Oficina dos Óculos (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)

Iran Bikes (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Chiquinho Sorvetes (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Richard Martyns (Lateral)
Bahia Ferragens (Grande)
Dr. Leonardo Brito
RC Tecidos (Grande)

VÍDEO EM DESTAQUE

Chiquinho Sorvetes (Lateral)
Design Riscos (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
Amanda Barros (Lateral)
Gelar (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
BR Polo Shopping (Lateral)
Clínica Vitta (Lateral)
Athom (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
Iran Bikes (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Loucas Por Esmaltes (Lateral)
House Club (Lateral)
Academia Republic (Lateral)
Autoescola Nossa Senhora das Graças (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Val Games (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Oficina dos Óculos (Lateral)
Ana Laura Personalizados (Lateral)
Donna K Depil (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Real Tags e Etiquetas (Lateral)
Sistemax (Lateral)
BestNet (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Império dos Camarões (Lateral)
Immobilis (Lateral)
JCL (Lateral)
Moda Center (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Cartucho & Cia (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Pernambuco Proteção Veicular (Lateral)
Richard Martyns (Lateral)
Academia Saúde e Forma (Lateral)
Clim Center (Lateral)
Aplicativo