Cotidiano Com novas restrições, igrejas e demais templos religiosos de Pernambuco não poderão abrir nos finais de semana

Com novas restrições, igrejas e demais templos religiosos de Pernambuco não poderão abrir nos finais de semana


A partir desta quarta-feira (3), igrejas e demais templos religiosos devem seguir o novo protocolo, podendo funcionar das 5h às 20h, de segunda a sexta, até o dia 17 de março.

A nova aceleração da pandemia da covid-19 fez o governo do Estado proibir atividades não essenciais das 20h às 5h durante a semana, e ao longo de todo o dia nos sábados e domingos, até o dia 17 de março. Após novas restrições, igrejas e demais templos religiosos localizados em Pernambuco não poderão abrir nos finais de semana.

Por meio de um comunicado, a Arquidiocese de Olinda e Recife, informou que adotará as seguintes medidas: as celebrações eucarísticas dos próximos finais de semana, 06 e 07 de março, 13 e 14 de março, acontecerão com transmissão pela internet, apenas com a equipe de celebração e da Pastoral da Comunicação; a celebração dos demais sacramentos e as atividades pastorais ficarão suspensas nos próximos dois finais de semana; e, de segunda a sexta, as celebrações eucarísticas, os outros sacramentos e as demais atividades pastorais serão realizadas no horário entre as 05h da manhã e as 20 horas, com a presença dos fiéis, observando as medidas de prevenção habituais.

“Embora lamentando profundamente que as atividades religiosas não sejam consideradas atividades essenciais, sobretudo neste tempo de tanto sofrimento, obedeceremos ao Decreto do Governo do Estado,
porque estamos sempre a favor da vida. Ao mesmo tempo, preocupam-nos as aglomerações, sobretudo no transporte público e nas filas das agências bancárias. Em comunhão com a Igreja no Brasil, reiteramos a necessidade de tomar a vacina, do uso de máscaras, das medidas de distanciamento e higienização”,  escreveu o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. 

Segundo o pastor da Igreja A Ponte Guilherme Franco, que atualmente conta com dois templos em Pernambuco, um no Recife, e outro em Caruaru, no Agreste, todos os protocolos do governo serão seguidos e, com isso, os cultos que estavam sendo realizados de forma presencial com 30% da capacidade, voltarão a ser realizados de forma online.

“Nossa prerrogativa sempre foi obedecer o decreto do governo, e a gente vai acatar. Entretanto, acreditamos que a igreja tem um papel fundamental na saúde espiritual, que vai além da questão física (…) ficamos muito tristes que algumas igrejas não cumprem os protocolos e, por isso, todo mundo sofre”, comentou. 

Alguns políticos já tinham se manifestado contra decisão nesse sentido, prometendo correr contra o tempo em busca de estabelecer as igrejas como serviço essencial. A Professora Ana Lúcia, que é vereadora do Recife, ainda no ano passado entrou com Projeto de Lei nº 40/2020, envolvendo a temática. 

“A proposta mostra-se de grande relevância, pois observamos que as instituições religiosas têm servido de auxílio espiritual, psicológico e social, levando aos mais carentes, além de ajuda emocional, apoio com alimentos e materiais de higiene, por exemplo, chegando aonde o Poder Público, em muitos casos, não consegue chegar”, afirmou a vereadora.

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), por sua vez, protocolou um projeto de lei que admite as atividades religiosas como serviços essenciais durante a pandemia da covid-19. Segundo ele, as igrejas têm desenvolvido papel de assistência social e de acolhimento espiritual durante este período de calamidade.

“As atividades religiosas servem como alento para aqueles que perderam familiares, a saúde ou o emprego. Igrejas também desenvolvem um importante papel de assistência social e ajudam pessoas que muitas vezes o Estado não alcança” argumentou o parlamentar. 

Novas restrições em Pernambuco

O governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (1°), a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado. Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar. Também estarão fechados clubes sociais, praias e parques nos finais de semana. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais.

As medidas entram em vigor nesta quarta-feira (3) e são válidas até o dia 17 de março.

“Passamos o final de semana monitorando os dados da pandemia. O trabalho continuou nesta segunda-feira e, infelizmente, o cenário só se agravou, mesmo com a abertura de novos leitos de UTI. Estamos agora com 93% de ocupação em nossos leitos de terapia intensiva, e nada aponta para a melhora desse quadro. A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números”, explicou o governador Paulo Câmara (PSB).

Bruno Muniz 02 mar 2021 - 10:33m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

APAE (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Auto Planos (Grande)
Cetias (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Sistemax (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moda Center (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Mateus Assistência (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Centrus (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Athom (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Vitta (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
BestNet (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Cetias (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
1Farma (Lateral)
JCL (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
House Club (Lateral)
Val Games (Lateral)
Aplicativo