Política Após contrariar decreto e incentivar reabertura do comércio, prefeito de Belo Jardim é notificado pelo Ministério Público de Pernambuco

Após contrariar decreto e incentivar reabertura do comércio, prefeito de Belo Jardim é notificado pelo Ministério Público de Pernambuco


Hoje (18) um protesto de comerciantes foi registrado em Belo Jardim, município do Agreste de Pernambuco. A Procuradoria-Geral instaurou Notícia de Fato para averiguar se prefeito Gilvandro Estrela “incentiva a liberação do comércio”.

A Procuradoria-Geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE) instaurou nesta quinta-feira, 18 de março, Notícia de Fato a partir das informações prestadas pela 3ª Promotoria de Justiça de Belo Jardim, considerando que o prefeito da referida cidade, por meio de vídeo, incentiva a liberação do funcionamento do comércio, indo de encontro ao Decreto Estadual n.º 50.433/2021.

Tendo em vista o conteúdo do vídeo divulgado e a representação feita pelo promotor de justiça da promotoria de Belo Jardim, a Procuradoria-Geral imediatamente notificou o gestor municipal para que ele preste esclarecimentos em até 24h, alertando que o descumprimento das medidas estaduais e federais podem repercutir em infrações descritas no Código Penal e outras normas penais pátria.

 A Procuradoria-Geral de Justiça, que tem atribuição para atuação na esfera criminal, advertiu, assim, que a gestão municipal cumpra as normas sanitárias federal e estadual, notadamente as relativas ao isolamento social, a fim de que prevaleçam as normas emanadas pelo Estado e União.

 O descumprimento do Decreto Estadual poderá ensejar responsabilização criminal, com a adoção de medidas de persecução penal cabíveis, inclusive o requerimento de medidas cautelares previstas no Código de Processo Penal junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), conforme o caso.

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu competência concorrente para legislar sobre a proteção e defesa da saúde à União e aos Estados, cabendo ao primeiro o estabelecimento das normas gerais, deixando aos Municípios suplementar elas, apenas para atender a situações de interesse local (art. 24, §§ 1° e 2° c/c art. 30, ll).       

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou este entendimento nas decisões exaradas na ADI n.º 6.341 e nas ADPFs n.º 672, 669 e 669.

Jefferson Felipe 18 mar 2021 - 20:49m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Bezerra Poços (Grande)
Acqua Pet Capibaribe (Grande)
More Love (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Cetias (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Cuscuz da Moda (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Clim Center (Grande)

Best Net
Localiza Moda (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Vitta (Grande)
Alan Vidros (Grande)
Arrumadinho (Grande)
Jasfac (Grande)
Dr. Leonardo Brito
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Lis Bambini

VÍDEO EM DESTAQUE

More Love (Lateral)
Alan Vidros (Lateral)
Richard Martyns (Lateral)
Localiza Moda (Lateral)
Clínica Vitta (Lateral)
Val Games (Lateral)
Tintas Quimilson (Lateral)
Autoescola Nossa Senhora das Graças (Lateral)
Império dos Camarões
Acqua Pet Capibaribe (Lateral)
Design Riscos (Lateral)
BestNet (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Simone Joias (Lateral)
Real Tags e Etiquetas (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
House Club (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Immobilis (Lateral)
Caruaru da Sorte (Grande)
Agreg Comunicação (Lateral)
Cuscuz da Moda (Lateral)
Clim Center (Lateral)
Academia Saúde e Forma (Lateral)
VRC College (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
JCL (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
HB Joias e Relógios (Lateral)
Aplicativo