Saúde Anvisa aprova uso do antiviral Remdesivir por pacientes com Covid-19

Anvisa aprova uso do antiviral Remdesivir por pacientes com Covid-19


Remédio é o primeiro a ter recomendação em bula para tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (12) o uso do antiviral Remdesivir como o primeiro medicamento a ter recomendação em bula para pacientes com o novo coronavírus.

Raphael Sanchez, especialista da gerência de qualidade de medicamentos da Anvisa, afirmou que que, ao contrário das vacinas, o Remdesivir não fez uso da submissão contínua no processo de autorização de uso.

“A submissão se deu em 6 de agosto de 2020, quando tivemos contato com o dossiê completo. Depois da submissão, também tivemos algumas conversas para entender melhor pois é um medicamento desenvolvido com bastante celeridade e muitos aspectos ainda não estão fechados”, explicou.

“Na análise da qualidade, nosso principal papel é garantir (…) em que termos o medicamento tem que estar para garantir (…) que ele tenha qualidade e segurança”, explicou.

A gente espera que ele seja fornecido com qualidade, eficácia e segurança que são necessários e ajude as pessoas acometidas pela Covid-19.”

Ele explicou ainda que o medicamento será vendido em forma de “pó para solução injetável” que deve ser reconstituído no momento da aplicação, terá prazo de validade de 36 meses, e será vendido com o nome comercial de Veklury.

Já Julia Calatrone, da Gerência Geral de Fiscalização e Inspeção da agência, explicou que acadeira de suprimento aprovada para o Brasil envolve 6 unidades de fabricação do Remdesivir, cinco nos Estados Unidos e uma na Irlanda.

“Todas já inspecionados anteriormente pela agência nos últimos anos por fazerem parte da cadeira de suprimentos de outros medicamentos já registrados no Brasil”, explicou.

O Remdesivir recebeu em outubro aprovação nos Estados Unidos da FDA (Food and Drug Administration, órgão equivalente à Anvisa) para uso como medicamento oficial para o tratamento da Covid-19.

Quando foi infectado pelo novo coronavírus, no fim de setembro, o ex-presidente dos EUA Donald Trump fez uso do antiviral para se tratar seguindo orientação de sua equipe médica.

Anvisa aprovou uso do antiviral Remdesivir para tratamento de pacientes com Covid-19

OMS não recomenda o uso

Em novembro, porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas orientações contínuas sobre os medicamentos contra Covid-19 e desaconselhou o uso Remdesivir para tratar pacientes hospitalizados, independentemente da gravidade da doença.

De acordo com a atualização, publicada na revista médica BMJ, as evidências não sugeriam que o Remdesivir afetava o risco de morte por Covid-19 ou necessidade de ventilação mecânica, entre outros resultados importantes.

Além disso, em entrevista a vice-diretora geral da OMS, Mariângela Simão, explicou que a orientação era baseada em diversos estudos que, no total, somaram mais de 7 mil pacientes avaliados que usuaram o remédio contra o novo coronavírus.

“Esses estudos mostraram que o Remdesivir não adiciona nada em termos de mortalidade ou progressão da doença para pacientes leves e, além de tudo, ele é injetável e bastante caro. A OMS recomenda mais estudos e pesquisas sobre o Remdesivir. Com o conhecimento atual, ele não altera a progressão da doença e não evita mortes”, disse a médica sanitarista, na época.

Bruno Muniz 12 mar 2021 - 11:35m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)

Altas Horas Outlet (Grande)
Auto Planos (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Moda Center (Grande)
Sistemax (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Agreg Comunicação (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Cetias (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Vitta (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
JCL (Lateral)
Athom (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
1Farma (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Val Games (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Sistemax (Lateral)
House Club (Lateral)
BestNet (Lateral)
Centrus (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Aplicativo