Cotidiano Abandono de animais domésticos cresceu 70% durante a pandemia, aponta estudo

Abandono de animais domésticos cresceu 70% durante a pandemia, aponta estudo


Muita coisa mudou com a pandemia do novo coronavírus. Muitas pessoas perderam os empregos, deram adeus aos amigos e parentes queridos, e tiveram reviravoltas na rotina. A vida de muitos cães e gatos também mudou, já que o abandono de animais cresceu 70% no Brasil durante a pandemia.

Animais que antes tinham comida, abrigo, saúde e segurança, agora passam fome, medo e sofrem maus-tratos nas ruas de todo o país.

Os dados são da AMPARA Animal, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que presta ajuda às ONGs e aos protetores independentes da causa animal. Segundo a AMPARA, o crescimento no abandono de animais foi de 70% em 2020. Esse levantamento, foi feito com pelo menos 530 instituições e protetores independentes de todo o Brasil.

Outro dado preocupante apresentado pela AMPARA Animal é que o movimento foi inverso àquele visto no auge da pandemia, entre os meses de abril e julho de 2020, quando as adoções de animais se intensificaram.

O fim do auxílio emergencial, o retorno ao trabalho daqueles que até então estavam em home office e os recordes nos índices de desemprego no país são alguns fatores comuns na vida de milhares de brasileiros, que podem ter influenciado o aumento no abandono de animais domésticos nas ruas.

A melhor maneira de combater o abandono de animais domésticos é promovendo a posse responsável. Ela consiste em conscientizar possíveis tutores sobre tudo o que está envolvido na adoção de um animal para que seja possível tomar essa decisão com segurança.

A posse responsável de um animal de estimação vai muito além dos cuidados básicos com sua alimentação e higiene. Isso é o mínimo! Para exercer a posse responsável e evitar o abandono de cachorros, o abandono de gatos e de outros animais, é necessário considerar todos os aspectos da vida do animal: o espaço onde vão viver, os medicamentos necessários para prevenir e tratar problemas de saúde, a realização de atividades físicas que promovam o seu bem estar geral, o abrigo da chuva e do sol excessivos, e sobretudo, muito carinho, amor e afeto.

Outra ferramenta importante no combate ao abandono de animais é a castração. Muitas fêmeas são jogadas na rua quando ficam prenhas e o tutor não quer, ou não pode, arcar com os custos envolvidos nos cuidados com todos os filhotes. Evite que isso aconteça castrando não só as fêmeas, mas os machos também. A castração, além de ser um procedimento seguro para o animal, previne reproduções não programadas e diversas doenças do aparelho reprodutivo que podem até se tornar fatais.

Jefferson Felipe 26 mar 2021 - 17:47m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Clim Center (Grande)
Cuscuz da Moda (Grande)
Acqua Pet Capibaribe (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
More Love (Grande)
Cetias (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)

Unicesumar EAD (Grande)
Arrumadinho (Grande)
Jasfac (Grande)
Dr. Leonardo Brito
JCL (Grande)
Alan Vidros (Grande)
Acqua Pet Capibaribe (Grande)
Simone Joias (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Localiza Moda (Grande)

VÍDEO EM DESTAQUE

Alan Vidros (Lateral)
House Club (Lateral)
Immobilis (Lateral)
Clim Center (Lateral)
Clínica Vitta (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Academia Saúde e Forma (Lateral)
JCL (Lateral)
HB Joias e Relógios (Lateral)
Acqua Pet Capibaribe (Lateral)
Localiza Moda (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
Polo da Moda de Campina Grande (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Cuscuz da Moda (Lateral)
More Love (Lateral)
Império dos Camarões
BestNet (Lateral)
Tintas Quimilson (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Design Riscos (Lateral)
Caruaru da Sorte (Grande)
Autoescola Nossa Senhora das Graças (Lateral)
VRC College (Lateral)
Real Tags e Etiquetas (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Simone Joias (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Val Games (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Aplicativo