Cotidiano Abandono de animais domésticos cresceu 70% durante a pandemia, aponta estudo

Abandono de animais domésticos cresceu 70% durante a pandemia, aponta estudo


Muita coisa mudou com a pandemia do novo coronavírus. Muitas pessoas perderam os empregos, deram adeus aos amigos e parentes queridos, e tiveram reviravoltas na rotina. A vida de muitos cães e gatos também mudou, já que o abandono de animais cresceu 70% no Brasil durante a pandemia.

Animais que antes tinham comida, abrigo, saúde e segurança, agora passam fome, medo e sofrem maus-tratos nas ruas de todo o país.

Os dados são da AMPARA Animal, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que presta ajuda às ONGs e aos protetores independentes da causa animal. Segundo a AMPARA, o crescimento no abandono de animais foi de 70% em 2020. Esse levantamento, foi feito com pelo menos 530 instituições e protetores independentes de todo o Brasil.

Outro dado preocupante apresentado pela AMPARA Animal é que o movimento foi inverso àquele visto no auge da pandemia, entre os meses de abril e julho de 2020, quando as adoções de animais se intensificaram.

O fim do auxílio emergencial, o retorno ao trabalho daqueles que até então estavam em home office e os recordes nos índices de desemprego no país são alguns fatores comuns na vida de milhares de brasileiros, que podem ter influenciado o aumento no abandono de animais domésticos nas ruas.

A melhor maneira de combater o abandono de animais domésticos é promovendo a posse responsável. Ela consiste em conscientizar possíveis tutores sobre tudo o que está envolvido na adoção de um animal para que seja possível tomar essa decisão com segurança.

A posse responsável de um animal de estimação vai muito além dos cuidados básicos com sua alimentação e higiene. Isso é o mínimo! Para exercer a posse responsável e evitar o abandono de cachorros, o abandono de gatos e de outros animais, é necessário considerar todos os aspectos da vida do animal: o espaço onde vão viver, os medicamentos necessários para prevenir e tratar problemas de saúde, a realização de atividades físicas que promovam o seu bem estar geral, o abrigo da chuva e do sol excessivos, e sobretudo, muito carinho, amor e afeto.

Outra ferramenta importante no combate ao abandono de animais é a castração. Muitas fêmeas são jogadas na rua quando ficam prenhas e o tutor não quer, ou não pode, arcar com os custos envolvidos nos cuidados com todos os filhotes. Evite que isso aconteça castrando não só as fêmeas, mas os machos também. A castração, além de ser um procedimento seguro para o animal, previne reproduções não programadas e diversas doenças do aparelho reprodutivo que podem até se tornar fatais.

Bruno Muniz 26 mar 2021 - 17:47m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
Total (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
APAE (Grande)

Cabeça Gesso (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Moda Center (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
APAE (Grande)
Sistemax (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

M Mestre Empreendimentos (Lateral)
1Farma (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Athom (Lateral)
Val Games (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
House Club (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Totali (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Centrus (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Cetias (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
JCL (Lateral)
BestNet (Lateral)
Vitta (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Aplicativo