Saúde Técnica em enfermagem é a primeira pernambucana imunizada contra a Covid-19: “emocionada”

Técnica em enfermagem é a primeira pernambucana imunizada contra a Covid-19: “emocionada”


Pernambuco começou oficialmente a campanha de vacinação contra a Covid-19. A primeira pessoa imunizada recebeu a vacina nesta segunda-feira (18). Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, 52, moradora do bairro do Ibura, é técnica de enfermagem do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, é servidora da Universidade de Pernambuco há 30 anos e há 25 trabalha na UTI do hospital. A aplicação do imunizante ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da unidade, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

“Estou um pouquinho emocionada. Isso é um momento histórico para mim e para todos”, disse Perpétua, momentos depois de ser imunizada. “Estamos vitoriosos diante desta situação”, finalizou. “Quem já trabalha com vacina sabe a importância da ciência em relação a isso. É a nossa esperança”, disse Ileana Bernardes, 62, enfermeira que aplicou a vacina. Além de Perpétua, outros dez profissionais de saúde foram vacinados nesta segunda. Entre eles, Penha Atiakum, enfermeira indígena do município de Carnaubeira da Penha, Sertão do estado.

O governador Paulo Câmara classificou como “um novo momento”, e agradeceu aos profissionais envolvidos no combate à Covid-19. Câmara destacou, também, que “todos os cuidados precisam ser mantidos” para conter o avanço da pandemia no estado. Para o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, o momento “deverá ser um divisor de águas para o enfrentamento da pandemia em nosso estado”, e é uma resposta “contra quem aposta no negacionismo e no terraplanismo”.

Próximos passos

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, os primeiros a receber a vacina deste primeiro lote serão os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19. Em seguida, indígenas aldeados, idosos acima de 60 anos em instituições de longa permanência e portadores de deficiência que estejam institucionalizados.

Cerca de 5 mil profissionais de segurança, entre agentes da Polícia Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal devem participar do transporte e da distribuição das vacinas. A meta, como afirmou André Longo durante o evento, é distribuir doses da vacina em todos os 184 municípios pernambucanos até o final desta terça (19).

As doses da Coronavac aplicadas nesta segunda-feira (18) chegaram hoje mesmo. O avião da Latam que fez o transporte das 270 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes por volta das 19h30. A aeronave saiu do aeroporto de Campinas, em São Paulo no final da tarde desta segunda (18).

Bruno Muniz 19 jan 2021 - 11:00m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

Luciana Mendes (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Moda Center (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Cetias (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Val Games (Lateral)
Athom (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
BestNet (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Centrus (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Vitta (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Totali (Lateral)
Cetias (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
House Club (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
1Farma (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Sistemax (Lateral)
JCL (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Aplicativo