Economia Preço do gás de cozinha aumenta e fica 6% mais caro

Preço do gás de cozinha aumenta e fica 6% mais caro


O preço do gás de cozinha está 6% mais alto a partir desta sexta-feira (08). Este aumento fez o Sindicato dos Revendedores de Gás Liquefeito de Petroléo de Pernambuco (Sinregás-PE) divulgar uma nota de repúdio à  política preços da Petrobrás. O primeiro aumento do ano vale tanto para os botijões domésticos de 13kg, como para o gás vendido a granel.

O gás é vendido pela Petrobras às distribuidoras que repassam o aumento para as distribuidoras, que, por fim, repassam a alta para os consumidores finais.

O Sinregás-PE usou, na nota, o termo ‘indignação’ para descrever o novo aumento. Segundo a instituição, as produtoras deveriam reduzir os custos para fazer o contrário, reduzir os preços.

“Justamente no momento onde deveríamos unir todos os esforços nesse período de pandemia para baixar os custos, tanto para a sobrevivência comercial das revendas, quanto para não repassar reajustes para a população”, diz a nota.

Em setembro do ano passado, os revendedores do gás organizaram um protesto em frente ao porto de Suape contra os frequentes reajustes feitos pela Petrobras e os custos de taxação do Governo do Estado.

Na visão da presidente execultiva do Sinregás-PE, Francine Guldi, o novo aumento é um absurdo, levando em consideração que o último aumento, de 5,5%, foi feito no último mês.

“Em 2020, a Petrobras aplicou dez aumentos em um período de sete meses, de abril a dezembro. O gás encareceu cerca de 50% no ano passado”, afirmou.

Ainda de acordo com Francine, o mercado vive sobre o monopólio de produção da Petrobrás e a concentração de distribuição em cinco grandes empresas. Para ela, com esse novo aumento, ou as refinarias repassam para os consumidores ou absorvem o prejuízo.

Marcelo Melo Ramos 08 jan 2021 - 9:52m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Clim Center (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Cetias (Grande)
Clécia Lima (Grande)
Bezerra Poços (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
RC Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários

Unicesumar EAD (Grande)
Jasfac (Grande)
Lis Bambini
Alan Vidros (Grande)
Clécia Lima (Grande)
JCL (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Design Riscos (Grande)
Best Net
Polo da Moda Campina (Grande)