Cotidiano Não matricular o aluno na escola em 2021 pode caracterizar crime de abandono intelectual

Não matricular o aluno na escola em 2021 pode caracterizar crime de abandono intelectual


Pais e responsáveis podem ser responsabilizados, de acordo com o Código Penal.

Em virtude da pandemia da Covid-19, muitos pais e responsáveis ainda estão receosos em matricular os filhos nas escolas para o ano letivo de 2021. No entanto, de acordo com o Código Penal, não matricular os alunos, seja na rede pública ou particular, pode caracterizar crime de abandono intelectual.

Uma pesquisa realizada pela C6 Bank/Datafolha, apontou que quatro milhões de pessoas entre seis e 34 anos abandonaram os estudos no Brasil em 2020. Isso se dá, em partes, pela evasão provocada pela adaptação ao ensino remoto e até mesmo pelo medo de retornar às atividades presenciais diante da pandemia.

De acordo com o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes da Educação Básica Nacional preveem que pessoas entre 4 e 17 anos devem estar matriculadas no ensino regular.

“O direito em si busca combater a evasão escolar. A instituição de ensino deve comunicar ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar, devido essa retirada do aluno, caso ele não seja matriculado nem na rede pública quanto particular. Além disso, o Código Penal prevê para os pais e responsáveis, o crime de abandono intelectual”, explicou.

O advogado afirmou ainda que, para evitar a responsabilização por crime de abandono intelectual, proceder com a matrícula da criança ou adolescente é o único caminho.

Atraso intelectual

Além da responsabilização prevista no Código Penal, o advogado Luiz Tôrres explica que a evasão escolar pode provocar um atraso intelectual irreparável nos próximos anos letivos.

“O importante, mesmo diante das dificuldades, é continuar, independente do regime. E caso a escola tenha adotado o sistema de ciclos, o aluno não vai ser reprovado, podendo ser reaproveitado no ano de 2021. No caso do aluno desistente, é necessário que ele volte de onde parou”, destacou.

Bruno Muniz 29 jan 2021 - 9:14m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)

Sistemax (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cetias (Grande)
Moda Center (Grande)
Auto Planos (Grande)
APAE (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
RC Tecidos (Grande)