Cotidiano Começam a valer novas regras do Detran para emissão do CRLV e CRV em 2021

Começam a valer novas regras do Detran para emissão do CRLV e CRV em 2021


Ambos deixam de ser emitidos em papel-moeda; agora, o acesso é online.

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou que começa nesta segunda-feira (4) a implantação das alterações nas emissões do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A medida obedece resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com a mudança, ambos deixam de ser emitidos em papel-moeda pelo Detran Pernambuco. Agora, os documentos podem ser acessados ou através do download do CRLV-e no celular/smartphone, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou pelo CRLV-e no Portal de Serviços do DENATRAN, neste link.

As informações gerais do CRV, com exceção da Autorização para Transferência de Propriedade (ATPV), passarão a fazer parte do CRLV Eletrônico (CRLV-e), incluindo o número de segurança necessário para baixar o CRLV-e no celular ou acessá-lo no Portal de Serviços do DENATRAN.

“As novas transações e serviços serão [feitos de forma] eletrônica, com exceção para as pessoas que não têm acesso ao app. [Nesses casos,] vamos fornecer esse documento através de um agendamento, fisicamente. Você vai poder, na sua impressora, gerar o CRLV e o CRV em um papel A4. Teremos três opções para circular: apresentar o documento digital, a cópia que você tirou em casa, e o agente vai ter acesso ao sistema. Então, se descarregou o celular e não tirou a cópia, ele verifica que está tudo ok e libera você”, explicou o diretor geral do Detran Pernambuco, Sebastião Marinho.

Os proprietários de veículos que, mesmo após quitarem todos os débitos, não conseguirem emitir o CRLV Eletrônico (CRLV-e) ou não tenham computador, celular (smartphone) ou impressora, ficando impossibilitadas de ter acesso ao CRLV-e, deverão agendar atendimento de “Análise para Emissão de CRLV” no site www.detran.pe.gov.br.

A principal diferença entre o CRV e o CRLV é a validade dos documentos. Ao contrário do Certificado de Registro de Licenciamento, que é emitido anualmente, o CRV não tem prazo de duração. Apenas em alguns casos específicos é preciso solicitar um novo documento, caso a propriedade seja transferida; se o proprietário mudar o município de domicílio ou residência; se for alterada qualquer característica do veículo ou se houver mudança de categoria.

“Essa é uma mudança que traz benefícios, tirando os usuários de dentro do Detran, evitando aglomerações. A pandemia já vem acelerar essas situações de retirada dos usuários de dentro das instituições públicas e privadas, e o Detran vem seguindo essas modificações, beneficiando a população”, completou Marinho.

DPVAT

O Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP, vinculado ao Ministério da Economia, aprovou que o seguro obrigatório DPVAT não precisará ser pago em 2021 e autorizou a contratação de novo operador pela Superintendência de Seguros Privados – Susep, em caráter emergencial e temporário. Segundo o Detran-PE, a isenção de pagamento do DPVAT não retira nenhum benefício do segurado, ou seja, tanto motorista, quanto passageiro e pedestre continuarão recebendo a indenização em caso de acidente em todo o país.

Jefferson Felipe 04 jan 2021 - 10:28m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Clim Center (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
RC Tecidos (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Cetias (Grande)
Farma Fácil (Grande)
JCL (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Bezerra Poços (Grande)

Vitta (Grande)
Lis Bambini
Best Net
Dr. Leonardo Brito
JCL (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Alan Vidros (Grande)
Design Riscos (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Polo da Moda Campina (Grande)

VÍDEO EM DESTAQUE

Tintas Quimilson (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
Immobilis (Lateral)
Autoescola Nossa Senhora das Graças (Lateral)
House Club (Lateral)
BestNet (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Academia Saúde e Forma (Lateral)
Império dos Camarões
Lis Bambini (Lateral)
Val Games (Lateral)
Real Tags e Etiquetas (Lateral)
VRC College (Lateral)
Clim Center (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Alan Vidros (Lateral)
Clínica Vitta (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Simone Joias (Lateral)
JCL (Lateral)
Polo da Moda de Campina Grande (Lateral)
Design Riscos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
HB Joias e Relógios (Lateral)
Aplicativo