
Vendas em lojas físicas caem na Black Friday
Durante a pandemia, varejistas com lojas físicas viram o faturamento cair em um dos principais eventos de vendas do ano, a Black Friday. Segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado, que acompanha 1,5 milhão de varejistas no país, na Black Friday, o comércio geral registrou refração de vendas em 14,5% na comparação com 2019. Um dos principais fatores que derrubou esse número foi o mal desempenho das vendas presenciais.
Segundo o índice, a compra dos clientes nas lojas físicas caiu em 25,5% no país. Segundo especialistas, os cuidados da população em relação a pandemia contribuiu para este cenário.
A internet foi o principal canal para que os varejistas continuassem vendendo no período pandêmico. As vendas no e-commerce cresceram 21,2% no país. Levando em consideração o período acumulado, que vai da quinta-feira ao domingo, o e-commerce cresceu 31,8%.
Pernambuco
Em Pernambuco, a queda nas vendas presenciais foi maior comparando a média nacional. Segundo o índice, o varejo físico no estado registrou uma uma queda de 29,8% na sexta-feira de descontos especiais.
Entre os setores que apresentaram maior queda no varejo físico em Pernambuco, estão móveis e eletrodomésticos (-40,9%), vestuário (-36,1%) e turismo e transporte (-35,3%).
Deixe uma resposta