Destaques Prefeitura de Santa Cruz fecha CTA/SAE e enfrenta resistência de ativistas que realizam trabalho de luta contra à AIDS/HIV

Prefeitura de Santa Cruz fecha CTA/SAE e enfrenta resistência de ativistas que realizam trabalho de luta contra à AIDS/HIV


Um grupo de Santa Cruz do Capibaribe se utilizou das redes sociais por meio de seu representante, esta semana, para denunciar o fechamento de um importante departamento que realizar um trabalho de conscientização e prevenção contra a AIDS/HIV.

“Como coordenador do coletivo Cores do Capibaribe e morador de Santa Cruz do Capibaribe, vim demonstrar minha indignação em relação ao fechamento imediato e provisório do CTA/SAE de Santa Cruz do Capibaribe no dia 27 de novembro deste ano. Vimos o avanço daquele departamento, criamos ações em parceria com o CTA direcionado ao nosso movimento e acabou crescendo e estendendo a toda população através da nossa visibilidade. Incentivando a população a fazer o teste rápido de ISTs/HIV/AIDS e Hepatites virais, e o uso dos preservativos. Assim crescendo a busca da população pelo serviço e auxiliando na prevenção e diagnóstico precoce”, disse Alex Cazuza, coordenador do grupo.

Ainda de acordo com informações repassadas a nossa equipe de reportagem, não houve nenhum detalhamento prévio de que o local seria fechado com previsão de reabertura apenas no próximo mês, janeiro, o que dependerá da próxima gestão. Na porta do departamento, fixado, há apenas um anúncio informando que o local não mais realizará testes rápidos de ISTs/HIV/AIDS por motivos de “força maior”.

“Nossa última ação foi iniciada uma semana antes do fechamento do CTA/SAE. Incentivando as pessoas nesse período de isolamento social a pegar o Autoteste de HIV no CTA ou com o Coletivo Cores Capibaribe (de forma voluntária levamos o Autoteste teste até os solicitantes). E como sempre, foi um sucesso a ação, mas não conseguimos levar o Autoteste a todos que nos solicitaram por causa dessa interrupção do serviço. Nesse 1 de dezembro, dia mundial do combate á AIDS pouco temos a comemorar nos avanços em nosso município. Gestantes serão afetadas, pois é obrigatória a realização dos testes de HIV, Sífilis e Hepatites Virais no pré natal, como forma de prevenir a transmissão ao bebê. A população chave será afetada (grupos em que o índice que HIV é crescente, principalmente no município)”, escreveu Alex no perfil oficial do Cores do Capibaribe.

No prédio atuavam médico, psicólogo, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímico e assistente social. No local também funcionava o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) onde eram oferecidos serviços de aconselhamento e testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, de acordo com a prefeitura.

A nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe que informou que os serviços em questão não foram interrompidos, porém remanejados para outros locais, como a entrega de medicamentos que estará sendo realizada agora no Laboratório Municipal. Apesar disso, o anúncio em questão fixado nos portões do CTA/SAE informam que os testes de DSTs estão interrompidos desde o dia 30 de novembro.

Confira a nota:

Nota – CTA – Santa Cruz do Capibaribe

Com relação as informações divulgadas em redes sociais sobre o CTA em Santa Cruz do Capibaribe informamos que os serviços continuam sendo realizados, só que agora de forma descentralizada como por exemplo os testes estão sendo realizados nas unidades básicas de saúde. Os medicamentos estão sendo liberados no laboratório municipal

Os pacientes continuam sendo acompanhados e os médicos foram realocados para atendimentos no AME Especialidades. Lembramos que o Centro de Testagem e Aconselhamento não é um mero espaço, e sim, um serviço.


Unidades Básicas
Rio Verde
Cruz alta
Sto Agostinho
Povo fundo
Sta Tereza
Centro
Nego Aragão
Dona Lica
Palestina
Poço fundo

Jefferson Felipe 02 dez 2020 - 10:21m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Coroa Imports (Grande)
JCL (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Bezerra Poços (Grande)
Studio93 (Grande)
Acqua Pet Capibaribe (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Richard Martyns (Lateral)
Cetias (Grande)

Cabeça Gesso (Grande)
Studio93 (Grande)
Vitta (Grande)
Acqua Pet Capibaribe (Grande)
Coroa Imports (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Dr. Leonardo Brito
CNA (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Richard Martyns (Lateral)

VÍDEO EM DESTAQUE

RC Tecidos (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
CNA Santa Cruz (Lateral)
Clínica Vitta (Lateral)
Bruno Assistência (Lateral)
Clim Center (Lateral)
Autoescola Nossa Senhora das Graças (Lateral)
Império dos Camarões
Acqua Pet Capibaribe (Lateral)
Real Tags e Etiquetas (Lateral)
Moda Center (Lateral)
House Club (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Immobilis (Lateral)
Coroa Imports (Lateral)
Design Riscos (Lateral)
Richard Martyns (Lateral)
Val Games (Lateral)
Studio 93 (Lateral)
Santa Cruz Cap (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Academia Saúde e Forma (Lateral)
Simone Joias (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
JCL (Lateral)
Ana Laura Personalizados (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
BestNet (Lateral)
Tintas Quimilson (Lateral)
Localiza Moda (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Aplicativo