Saúde Pernambuco volta à incerteza sobre liberação de eventos com público acima de 300 pessoas

Pernambuco volta à incerteza sobre liberação de eventos com público acima de 300 pessoas


Anteriormente, estava no planos do governo do Estado permitir realização de eventos com até 1,5 mil pessoas a partir desta terça-feira (1º).

Antes previstos para começarem a ser realizados a partir desta terça-feira (1º), os eventos corporativos, culturais e sociais para público acima de 300 pessoas voltaram à incerteza quanto alguma definição de retomada. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, o Gabinete de Enfrentamento à covid-19 irá analisar os números da pandemia no Estado esta semana para pode definir sobre os pleitos solicitados. Desde o 13 de outubro, o governo está recebendo solicitações para realização de eventos, inclusive de festas de réveillon e para o Carnaval 2021.

Dentro do plano de convivência com a covid-19 do governo do Estado, os eventos foram liberados na etapa 6, mais precisamente no dia 27 de setembro, com capacidade máxima para até 100 pessoas. No dia sete de outubro, o governo optou por aumentar a capacidade para até 300 pessoas. Na mesma ocasião, fora anunciado o início do recebimento de propostas para eventos com até 1,5 mil pessoas, que passariam a ser liberados a partir do dia três de novembro. 

Essa última data prevista, no entanto, não chegou a ser cumprida. Coincidindo com o período eleitoral, a liberação causou questionamentos no Ministério Público Eleitoral, que enviou ofício ao governo solicitando explicações sobre a flexibilização, já que havia o temor que a medida se aplicasse também aos eventos de campanha. Em consideração ao documento, o governo de Pernambuco voltou atrás, adiando para o dia 1º de dezembro a possibilidade de realização de eventos para até 1,5 mil pessoas.

Casos de covid-19

Agora, de acordo com a própria secretaria de Desenvolvimento Econômico, pesa contra a decisão anunciada outrora a necessidade de avaliação da evolução dos casos de covid-19 no Estado.

Desde a segunda quinzena de outubro, profissionais de saúde fazem alerta sobre o aumento de casos. Nesta segunda-feira (30) foram registrados 565 novos casos da covid-19, elevando o número total para 182.406 casos. No último sábado (228), o Estado registrou 2 mil novos casos – maior número desde o mês de maio. Hoje, o número de casos confirmados foi 34% maior do que o registrado 14 dias atrás. A média móvel semanal de casos no dia sete de outubro, quando o governo anunciava a ampliação dos eventos, chegou a ser de -9%, o que demonstrava estabilidade dos casos. 

“Sobre a realização de eventos corporativos, culturais e sociais para público acima de 300 pessoas, o Governo de Pernambuco informa que o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 irá analisar os números da pandemia no Estado esta semana para pode definir sobre os pleitos solicitados e, como de costume, serão anunciados na Coletiva de imprensa. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico reforça que todos os protocolos setoriais estão publicados no site pecontracoronavirus.pe.gov.br“, disse a secretaria em nota. 

A reportagem questionou o governo sobre o número de solicitações de eventos já feitas, total de pedidos aprovados e em quais períodos esses eventos estavam previstos para serem realizados. No entanto, as perguntas não foram respondidas. Só no Recife, nas últimas semanas tem se intensificado a divulgação de eventos previstos para acontecerem neste fim de ano e também para no início do ano que vem, inclusive no Carnaval 2021. 

Bruno Muniz 01 dez 2020 - 15:18m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
1Farma (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Moda Center (Grande)
Sistemax (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Cetias (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Integra Mais (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Vitta (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
1Farma (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Val Games (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
House Club (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Totali (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Athom (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
BestNet (Lateral)
Centrus (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Cetias (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
JCL (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Aplicativo