Destaques Pernambuco decide não avançar na liberação de eventos e promete reforço da fiscalização

Pernambuco decide não avançar na liberação de eventos e promete reforço da fiscalização


Com avanço do número de casos de covid-19 registrados no Estado, plano de convivência permanece sem alterações.

Diferente do que vinha planejando, o governo de Pernambuco não irá liberar, por ora, eventos corporativos, sociais e culturais com capacidade acima de 300 pessoas. A expectativa era de que essas atividades fossem permitidas a partir do dia 1º de dezembro, mas com o avanço do número de casos de covid-19, o plano de convivência seguirá inalterado. O governo também promete dedicar atenção especial ao setores de eventos sociais e serviços de alimentação, intensificando a fiscalização. 

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, o plano de convivência tem conseguido uma implantação assertiva. Entretanto, por se tratara de algo dinâmico, para avançar mais, é preciso uma queda contante dos dados de contaminação. 

“Isso não aconteceu nas últimas duas semanas. Nós tínhamos a expectativa de liberar uma carga maior para o setor de eventos, mas os números apresentados recomendam cautela. A partir do dia sete de zembro (próxima segunda-feira) manteremos a carga de no máximo 300 pessoas, mas também, por enquanto, não vamos retroceder. Iremos analisar os dados e avaliar como se dará os possíveis avanços e recuos, reforçando a necessidade de cumprimento dos protocolos setoriais”, diz Schwambach.

Ainda segundo o secretário, haverá reforço nos protocolos de comunicação (sinalizações sobre uso de máscaras e álcool em gel nos estabelecimentos) e fortalecimento das fiscalizações “para punir aqueles que não estão cumprindo o protocolo”.

“A grande maioria (dos estabelecimentos) tem seguido, como indústria, construção civil, comércio em geral, escolas, restaurantes e hotelaria. Por outro lado, percebemos que alguns estabelecimentos, não setores inteiros, não têm seguido os protocolos, por isso iremos aumentar o rigor da fiscalização”.

Dentro do plano de convivência com a covid-19 do governo do Estado, os eventos foram liberados na etapa 6, mais precisamente no dia 27 de setembro, com capacidade máxima para até 100 pessoas. No dia sete de outubro, o governo optou por aumentar a capacidade para até 300 pessoas. Na mesma ocasião, fora anunciado o início do recebimento de propostas para eventos com até 1,5 mil pessoas, que passariam a ser liberados a partir do dia três de novembro.

Desde a última segunda-feira, fora lançado o alerta sobre a possibilidade de não avançar com o plano. Diante disso, alguns eventos que já vinham sendo anunciados ao longo de dezembro para realização com capacidade acima de 300 pessoas, começaram a informar ao público o adiamento. 

Sobre Natal, Réveillon e Carnaval, o governo segue a indefinição quanto a liberação de eventos maiores nas datas festivas.

“Elaboramos uma metodologia de estudo para monitoramento. Analisamos semanalmente e vamos liberando cargas maiores se os números (de contaminação) permitirem. A gente entende que há expectativa de haver confirmações de prazos mais longos, mas precisamos fazer recortes semanais para saber o que vai acontecer”, pontua o secretário.

Avanço da covid-19

De acordo com dados do governo do Estado, o mês de novembro terminou um número de casos graves registrados menores do que no início do mês. Na comparação entre a 48ª semana e a 45ª semana, houve uma redução de 5,4% nesse indicador. No entanto, nas duas últimas semanas, houve aumento de 13% e 27% no número de casos na respectiva comparação com os sete dias e 15 dias imediatamente anteriores. Nesta quinta-feira (3), o Estado registrou 1.431 novos casos e 16 óbitos. 

Bruno Muniz 04 dez 2020 - 8:52m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Auto Planos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Cetias (Grande)
Sistemax (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Sign Digital (Lateral)
House Club (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Athom (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Val Games (Lateral)
Vitta (Lateral)
Centrus (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
JCL (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
1Farma (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Cetias (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
BestNet (Lateral)
Aplicativo