Destaques Covid-19: Pernambuco proíbe festas, shows e eventos de Natal e Ano Novo

Covid-19: Pernambuco proíbe festas, shows e eventos de Natal e Ano Novo


A exceção é para casamentos, formaturas e eventos sociais similares, desde que cumpram os protocolos.

Com o aumento do número de casos da covid-19, o governo de Pernambuco decidiu proibir, a partir desta terça-feira (8), shows, festas e similares, o que inclui apresentações ao vivo em bares e restaurantes, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes. A exceção é para casamentos, formaturas e eventos sociais similares. O decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado impedirá também a realização de shows e festas de Natal e réveillon em espaços públicos ou privados, como condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso.

“O governo do Estado estará publicando um novo decreto válido para todo o território de Pernambuco, com proibição de shows, festas e similares, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes, com exceção de casamentos, formaturas e eventos sociais similares, desde que cumpridos os protocolos. Além disso, com base no atual momento epidemiológico, estamos proibindo a realização de shows e festas de Natal e réveillon, incluindo os realizados em espaços públicos, condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso”, explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (7).

As novas restrições vieram após o governo, ao aumentar a fiscalização, constatar que alguns estabelecimentos do setor não estavam cumprindo os protocolos necessários para evitar a transmissão da doença. Na madrugada do sábado (5), quatro bares localizados na Zona Sul e no Centro do Recife foram interditados.

“Intensificamos a fiscalização no último fim de semana e constatamos o descumprimento dos protocolos em alguns bares, restaurantes e clubes que promoveram festas e shows. A fiscalização, a partir de hoje, será ainda mais intensa, para coibir as situações de descumprimento dos protocolos e também para conscientizar a população”, explicou Longo.

As ações de fiscalização incluem Procon-PE, Corpo de Bombeiros, Brigada Ambiental, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e, no Recife, também a Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon).

“Se continuarmos a ver a recorrência do descumprimento de protocolos, ações mais duras poderão ser adotadas nestes setores de lazer e entretenimento”, advertiu o secretário.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, reforçou que, até o momento, não há novas restrições previstas para outros setores.

“Em relação aos outros setores, por enquanto, continuam da forma que estão, com as capacidades já programadas, mas vamos dialogar para fazer a exigência dos protocolos. É muito importante seguir os protocolos nos três eixos: distanciamento social, higiene e comunicação e monitoramento. É fundamental o uso de máscara. Pedimos que empreendedores, cidadãos e funcionários sigam rigorosamente os protocolos estabelecidos para que a gente possa continuar a ter essas atividades funcionando”, disse.

Aumento do número de casos da covid-19 em Pernambuco

De acordo com André Longo, Pernambuco fechou a semana epidemiológica 49, no último sábado (5), com alta nos indicadores de solicitação de UTI e casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Com esse cenário, Pernambuco passa a ter tendência de crescimento de casos da covid-19.

Nesta segunda-feira (7), Pernambuco confirmou 746 novos casos e 22 óbitos em decorrência da doença. Agora, o Estado soma 191.161 confirmações laboratoriais para o vírus e 9.170 vidas perdidas.

Bruno Muniz 08 dez 2020 - 8:52m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac

Kits Elásticos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
RC Tecidos (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Moda Center (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Sign Digital (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Centrus (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
House Club (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
JCL (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Vitta (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Cetias (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
BestNet (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Athom (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Totali (Lateral)
Val Games (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
1Farma (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Aplicativo