Cotidiano Secretário de Saúde nega segunda onda e descarta retrocesso em plano de convivência

Secretário de Saúde nega segunda onda e descarta retrocesso em plano de convivência


O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (19), um novo vídeo institucional para conscientizar a população sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19. A peça publicitária deve começar a ser veiculada nos próximos dias em diferentes meios de comunicação. O lançamento foi feito em uma coletiva virtual realizada com a presença do secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Na entrevista, o secretário negou a possibilidade de retrocesso no plano de convivência adotado pelo estado, e descartou, mais uma vez, a possibilidade de uma segunda onda de contágios no estado.

“As pessoas passaram a interagir mais, e isso as expõe mais, então temos uma maior incidência de casos leves, e, em algumas semanas, de casos graves. Mas configura-se em um processo que não é de uma segunda onda, mas de oscilações”, afirmou.

Com a proximidade das tradicionais festas e confraternizações de fim de ano, há uma possibilidade maior de exposição de alguns grupos em comemorações de Natal e Ano Novo. Mas, segundo o secretário, mesmo neste período, não há mudança prevista para a realização de eventos com público maior que 300 pessoas.

“Não é momento de abandonar os cuidados. Neste momento, ainda, a única forma efetiva de se proteger contra a Covid-19 é praticando o distanciamento social, mantendo as mãos sempre limpas, e usando a máscara corretamente, cobrindo a boca e o nariz”, destacou.


Testes e taxa de contágio

Segundo a Secretaria de Saúde, esta é a semana com menor número de casos de síndrome respiratória aguda grave desde o início da pandemia, com registro de 503 casos. O número equivale a uma redução de 22% em comparação aos índices de março, quando a pandemia do novo coronavírus ganhou força, e o estado registrou 641 registros. Nesta quinta, Pernambuco atingiu a marca de 701 mil exames de Covid-19 em todo o estado. Entre os testes realizados, 341 mil foram do tipo RT-PCR, considerado o mais eficaz para detecção do novo coronavírus.

Os dados desta semana tiveram impacto positivo na taxa de ocupação de leitos hospitalares no estado, que registraram redução de 3,9% nas solicitações de enfermaria, e de 14% de leitos de UTI. No mesmo período, foram contabilizados 908 novos casos de Covid-19 e 17 mortes causadas pela doença. Desde o início da pandemia, o estado soma 173.624 casos, e um total de 8.890 óbitos.

Apesar da redução sinalizada esta semana, o secretário ressaltou que ainda não há o que comemorar.

“Precisamos na compreensão e do senso de responsabilidade de todos. O relaxamento dos cuidados de forma recorrente, poderá trazer um aumento na contaminação, gerar aumento de casos e propiciar mais perdas de vidas em nosso estado”, disse.

Bruno Muniz 20 nov 2020 - 9:04m

0 Comentários

Deixe uma resposta


1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

Moura & Lima (Grande)
Auto Planos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moda Center (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Cetias (Grande)
RC Tecidos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Stylus Óculos (Lateral)
1Farma (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
BestNet (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Cetias (Lateral)
Vitta (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Totali (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
House Club (Lateral)
Athom (Lateral)
Val Games (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
JCL (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Centrus (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Aplicativo