Destaques Consumo de alimentos ultraprocessados cresce na pandemia

Consumo de alimentos ultraprocessados cresce na pandemia


Um estudo do Datafolha encomendado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que, na pandemia, o consumo alimentos ultraprocessados pelos brasileiros aumentou. Em 2019, o consumo desses produtos de pessoas entre 45 a 55 anos era de 9%, enquanto em junho desse ano saltou para 16%.

Salgadinhos de pacote ou biscoitos salgados foram os produtos campeões de consumo em comparação aos números do ano passado. O segundo lugar no ranking ficou para margarina, maionese, ketchup ou outros molhos industrializados, cujo consumo subiu de 50% para 54% em 2020.

Depois dos salgadinhos de pacote, as margarinas foram o segundo item mais consumido (AP Photo/Shizuo Kambayashi)

O levantamento foi feito durante a pandemia abordou pessoas entre 18 e 55 anos pertencentes a todas as classes sociais e de todas as regiões do Brasil.

Segundo a nutricionista do Idec Ana Paula Bortoletto, ouvida pela Agência Brasil, um dos fatos que influenciou nesse aumento foi o aumento de preços dos alimentos saudáveis.

“Ao mesmo tempo houve uma redução do acesso, da facilidade e da competitividade dos alimentos mais saudáveis, inclusive até em relação ao preço, o que a gente tem visto é aumento de preço de alimentos que são considerados saudáveis, como arroz e feijão”, disse.

O estudo ainda revelou que o consumo de pelo menos uma fruta diminuiu nos municípios do interior, de 68% para 62%. Além disso, na região Nordeste, o percentual de pessoas que consume pelo menos uma fruta caiu de 72% para 64% em um ano.

Pesquisas da área da saúde divulgadas este ano concluem que o consumo de ultraprocessados aumenta em 26% o risco de obesidade. Além disso, eleva o risco de sobrepeso e de aumento da circunferência abdominal elevada de 23% a 34%, de síndrome metabólica em 79%, de dislipidemia em 102%, de doenças cardiovasculares em 29% a 34% e da mortalidade por todas as causas em 25%.

Bruno Muniz 17 nov 2020 - 17:38m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
APAE (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Total (Grande)

Sistemax (Grande)
Auto Planos (Grande)
APAE (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Moda Center (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Cabeça Gesso (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
BestNet (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Totali (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Vitta (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Athom (Lateral)
1Farma (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Centrus (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
House Club (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
JCL (Lateral)
Val Games (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Aplicativo