Destaques Consumo de alimentos ultraprocessados cresce na pandemia

Consumo de alimentos ultraprocessados cresce na pandemia


Um estudo do Datafolha encomendado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que, na pandemia, o consumo alimentos ultraprocessados pelos brasileiros aumentou. Em 2019, o consumo desses produtos de pessoas entre 45 a 55 anos era de 9%, enquanto em junho desse ano saltou para 16%.

Salgadinhos de pacote ou biscoitos salgados foram os produtos campeões de consumo em comparação aos números do ano passado. O segundo lugar no ranking ficou para margarina, maionese, ketchup ou outros molhos industrializados, cujo consumo subiu de 50% para 54% em 2020.

Depois dos salgadinhos de pacote, as margarinas foram o segundo item mais consumido (AP Photo/Shizuo Kambayashi)

O levantamento foi feito durante a pandemia abordou pessoas entre 18 e 55 anos pertencentes a todas as classes sociais e de todas as regiões do Brasil.

Segundo a nutricionista do Idec Ana Paula Bortoletto, ouvida pela Agência Brasil, um dos fatos que influenciou nesse aumento foi o aumento de preços dos alimentos saudáveis.

“Ao mesmo tempo houve uma redução do acesso, da facilidade e da competitividade dos alimentos mais saudáveis, inclusive até em relação ao preço, o que a gente tem visto é aumento de preço de alimentos que são considerados saudáveis, como arroz e feijão”, disse.

O estudo ainda revelou que o consumo de pelo menos uma fruta diminuiu nos municípios do interior, de 68% para 62%. Além disso, na região Nordeste, o percentual de pessoas que consume pelo menos uma fruta caiu de 72% para 64% em um ano.

Pesquisas da área da saúde divulgadas este ano concluem que o consumo de ultraprocessados aumenta em 26% o risco de obesidade. Além disso, eleva o risco de sobrepeso e de aumento da circunferência abdominal elevada de 23% a 34%, de síndrome metabólica em 79%, de dislipidemia em 102%, de doenças cardiovasculares em 29% a 34% e da mortalidade por todas as causas em 25%.

Bruno Muniz 17 nov 2020 - 17:38m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)

M Mestre Empreendimentos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Moda Center (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cetias (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Bahia Ferragens (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
JCL (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Val Games (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
1Farma (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Cetias (Lateral)
Athom (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Vitta (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
House Club (Lateral)
Centrus (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Sistemax (Lateral)
BestNet (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Aplicativo