Cotidiano Brasil tem 3.299 espécies de animais e plantas ameaçadas

Brasil tem 3.299 espécies de animais e plantas ameaçadas


O Brasil tem 3.299 espécies de animais e plantas ameaçadas, o que representa 19,8% do total de 16.645 espécies avaliadas. É o que aponta a pesquisa Contas de Ecossistemas: Espécies ameaçadas de extinção no Brasil 2014, divulgada hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, são reconhecidas no país 49.168 espécies de plantas e 117.096 espécies de animais. Desse total, a pesquisa analisou as 4.617 espécies da flora e as 12.262 espécies da fauna listadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para as quais existem informações sobre seu estado de conservação. Elas representam, respectivamente, 11,26% e 10,13% do total de espécies reconhecidas.

Segundo o estudo, das espécies analisadas, 0,06% estão extintas, 0,01% estão extintas na natureza, 4,73% estão criticamente em perigo, 9,35% estão em perigo, 5,74% são vulneráveis, 3,98% estão quase ameaçadas de extinção, 62,82% são menos preocupantes e 13,33% foram classificadas como dados insuficientes, indicando a necessidade de mais pesquisas para avaliação. São consideradas ameaçadas as espécies nas categorias vulnerável, em perigo e criticamente em perigo.

Biomas

Mata Atlântica foi o bioma com mais espécies ameaçadas, tanto em números absolutos (1.989) quanto proporcionalmente (25%). Em seguida vêm o Cerrado, com 1.061 espécies ameaçadas, 19,7% do total de espécies do bioma, e a Caatinga (366 espécies ou 18,2%). O Pampa tem194 espécies ameaçadas, o que equivale a 14,5%.

Já o Pantanal e a Amazônia têm as maiores proporções de espécies na categoria menos preocupante (88,7% e 84,3%, respectivamente) e também o menor percentual de espécies consideradas ameaçadas (3,8% e 4,7%, respectivamente). Em números absolutos, são 54 espécies ameaçadas no Pantanal e 278 na Amazônia.

A pesquisa analisou a fauna e a flora segundo sua ocorrência nos biomas – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Mar e ilhas oceânicas – e tipos de ambiente (terrestre, água doce e marinho). Uma mesma espécie pode ocorrer em diferentes biomas e ambientes. Nesse sentido, 47,7% das espécies eram observadas na Mata Atlântica, 35,7% na Amazônia, 32,4% no Cerrado, 12,4% no Mar e ilhas, 12,1% na Caatinga, 8,4% no Pantanal e 8% no Pampa.

Em relação à fauna no ambiente terrestre, a maior proporção de espécies ameaçadas se encontra nas ilhas oceânicas, com 30 espécies, ou 38,5% do total de espécies terrestres no Mar e ilhas. A Mata Atlântica tem um número absoluto maior de animais terrestres ameaçados (426), mas uma proporção menor (12,8% do total de espécies terrestres na Mata Atlântica).

Espécies extintas

O menos dez espécies estão extintas: as aves maçarico-esquimó (Numenius borealis), gritador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti), limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), peito-vermelho-grande (Sturnella defilippii), arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus), e caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum); o anfíbio perereca-verde-de-fímbria (Phrynomedusa fimbriata); o mamífero rato-de-Noronha (Noronhomys vespuccii); e os peixes marinhos tubarão-dente-de-agulha (Carcharhinus isodon), e tubarão-lagarto (Schroederichthys bivius).
Além dessas, uma espécie está extinta na natureza, ou seja, depende de programas de reprodução em cativeiro: a ave mutum-do-Nordeste (Pauxi mitu), observada na Mata Atlântica.

Jefferson Felipe 05 nov 2020 - 11:48m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Clim Center (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Bezerra Poços (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Cetias (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Farma Fácil (Grande)

Unicesumar EAD (Grande)
JCL (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Design Riscos (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Jasfac (Grande)
Alan Vidros (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Dr. Leonardo Brito
Polo da Moda Campina (Grande)

VÍDEO EM DESTAQUE

Val Games (Lateral)
JCL (Lateral)
Alan Vidros (Lateral)
House Club (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
Clim Center (Lateral)
Clínica Vitta (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Autoescola Nossa Senhora das Graças (Lateral)
Simone Joias (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
Design Riscos (Lateral)
Real Tags e Etiquetas (Lateral)
HB Joias e Relógios (Lateral)
Polo da Moda de Campina Grande (Lateral)
BestNet (Lateral)
Império dos Camarões
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Tintas Quimilson (Lateral)
Academia Saúde e Forma (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
VRC College (Lateral)
Immobilis (Lateral)
Aplicativo