Educação Saiba como está a situação da retomada do ensino presencial em Pernambuco

Saiba como está a situação da retomada do ensino presencial em Pernambuco


Com as atividades presenciais suspensas desde 18 de março em Pernambuco, por causa da pandemia de Covid-19, as escolas de ensino básico seguem situações distintas em meio a um impasse jurídico. 

As escolas privadas estão sob efeito de decisão judicial que proíbe o retorno das atividades. As escolas da rede estadual voltaram às atividades, apesar da greve deflagrada pelos professores, que foi considerada “abusiva” em decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A paralisação na rede pública não abrange as aulas remotas, que devem ser mantidas pelos professores, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). No fim da manhã, no entanto, uma nova decisão judicial do TJPE suspendeu as aulas também na rede estadual. 

A Secretaria de Educação e Esportes garante a manutenção da retomada de aulas para o 3º ano do Ensino Médio nesta terça-feira (6), conforme cronograma que prevê o retorno do 2º ano para próxima terça-feira (13) e do 1º ano para 20 de outubro. 

Em audiência fechada marcada com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Sintepe discute as condições de trabalho nas escolas do Estado. O encontro está marcado para começar às 15h30 desta terça-feira e será online.

“O Sintepe será representado por dois diretores e pela área jurídica. Esperamos a participação do governo. A audiência terá um olhar voltado para as condições de trabalho. Apesar das escolas bem estruturadas, mais da metade não tem uma boa condição”, disse à reportagem o presidente do Sintepe, Fernando Melo. 

Já o Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro), que representa os professores da rede privada, informou que as unidades privadas seguem o efeito da decisão judicial. Nenhuma nova decisão foi colocada até o momento e a categoria segue em estado de greve. O Sinpro ainda espera que os efeitos da decisão sejam mantidos.

Ensino Fundamental e Educação Infantil
O Governo de Pernambuco publicou decreto no Diário Oficial do Estado desta terça-feira com a prorrogação da suspensão das aulas presenciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Segundo o texto, as atividades permanecerão suspensas até, pelo menos, 19 de outubro.

A medida vale para todas as instituições de educação básica do Estado, sejam públicas ou privadas. O decreto anterior, substituído por este novo, tinha validade até essa segunda-feira (5).

Bruno Muniz 06 out 2020 - 14:53m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
Total (Grande)
Integra Mais (Grande)

Sistemax (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moda Center (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
APAE (Grande)
RC Tecidos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Moura & Lima (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
BestNet (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Vitta (Lateral)
Val Games (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
House Club (Lateral)
Centrus (Lateral)
Athom (Lateral)
JCL (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
1Farma (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Totali (Lateral)
Cetias (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Aplicativo