Educação Pais de alunos e donos de escolas protestam por liberação de aulas presenciais para ensinos infantil e fundamental em Pernambuco

Pais de alunos e donos de escolas protestam por liberação de aulas presenciais para ensinos infantil e fundamental em Pernambuco


Donos de escolas privadas, pais e funcionários participam de um protesto na manhã desta quinta-feira (29), em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, pela volta das aulas presenciais para o ensino infantil e fundamental nas unidades particulares de Pernambuco. Até agora, só o ensino médio teve retorno autorizado, enquanto as demais séries permanecem sem data para volta às salas de aula. A manifestação, convocada por pais e mães e apoiada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), ocorre dois dias antes de vencer o decreto que proíbe a presença dos estudantes dessas séries nas unidades de ensino. O que acontece no dia 31, sábado.

A diretora do Colégio Santa Maria, Rosa Amélia Muniz, presente no protesto, afirma que os alunos estão sendo afetados pela falta de rotina escolar, e critica as ações estaduais.

“A ausência da escola está levando, às crianças e adolescentes, um prejuízo imenso, intelectual, emocional, físico. Já temos seis meses da falta da rotina presencial nas escolas. A gente percebe as crianças com síndrome de pânico, irritabilidade, ansiedade. Por que isolar mais? O governo está penalizando crianças e adolescentes. Esse governo não é um governo de inclusão, mas de exclusão. Claro que tem que observar a biosegurança, e todas as escolas particulares têm potencializado-na. Por que abriram todos os segmentos – bares, restaurantes, praias – e não as escolas?”, questionou.

A constatação é corroborada pela pedagoga Caroline Sampaio, 38, mãe de dois filhos, um do jardim três e outro do 5º ano.

“Meus filhos já pedem para voltar à escola por causa do convívio social, das atividades extras. Eu já percebo, no meu mais velho, um sentimento de tristeza, um pouco de depressão, tem dias que ele fica muito desestimulado para a aula online porque algumas disciplinas precisa do presencial, para correr, gastar as energias, e isso é impossível na aula online, por melhor que ela seja. Penso que se as escolas particulares já estão preparadas para que os alunos voltem no híbrido, por que não autorizar? O colégio dá suporte aos pais para que eles possam trabalhar”, afirmou.

O presidente do Sinepe, José Ricardo Diniz, demonstrou o apoio ao movimento formado por pais de alunos, e cobra respostas sobre um novo cronograma para as unidades de ensino.

“Estamos apoiando um movimento dos pais das nossas escolas, em prol da abertura do espaço escolar físico. Pelo direito das famílias optarem pelo remoto ou presencial. Não é possível o silêncio a que estamos sendo condenados há quase um mês. Esse silêncio atordoa, porque não há respostas. Antes, argumentavam, colocavam argumentos técnicos e científicos; agora, nem isso estão fazendo”, disse.

Bruno Muniz 29 out 2020 - 11:27m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Immobilis Negócios Imobiliários (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
WG Aviamentos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Gelar Climatização (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Oficina dos Óculos (Grande)
ASCAP (Grande)
Farma Fácil (Grande)

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe
JCL (Grande)
Postos Badú (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
ASCAP (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Quero Sandálias (Grande)

MATÉRIA EM DESTAQUE

JCL (Lateral)
Mamuska Pizzaria (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Pernambuco Proteção Veicular (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Floricultura Flor de Cheiro (Lateral)
Gelar Climatização (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Val Games (Lateral)
Valloriza (Lateral)
Farma Fácil (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
WG Aviamentos (Lateral)
Quero Sandálias (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
BestNet (Lateral)
House Club (Lateral)
Postos Badu (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Dr Napoleão Bezerra (Lateral)
Athom (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Oficina dos Óculos (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Chiquinho Sorvetes (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
ASCAP (Lateral)
Iran Bikes (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Aplicativo