Educação Justiça considera ‘abusiva’ greve de professores em Pernambuco

Justiça considera ‘abusiva’ greve de professores em Pernambuco


Em decisão publicada neste domingo (4), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) considerou abusiva a greve deflagrada na última quarta-feira (30) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que representa os servidores da rede estadual de ensino. A paralisação foi aprovada pela categoria depois que o Governo do Estado liberou o retorno das aulas presenciais no ensino médio a partir do dia 6 de outubro, próxima terça-feira.

Na decisão, o desembargador Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima ordenou que o sindicato “encerre imediatamente a greve” ou, caso não tenha iniciado a paralisação, “não a inicie”. Caso a determinação não seja cumprida, o órgão sindical terá de pagar uma multa diária de R$ 50 mil.

A ordem judicial responde a uma ação movida pelo Governo, que argumentou ter tomado a medida de autorizar a volta das atividades presenciais com base em “estudos de realidade epidemiológica de todas as regiões do estado”. No texto, o desembargador Oliveira Lima considera que “a educação é um direito básico fundamental” e que a greve deflagrada pelo Sintepe descumpre o artigo 13 da Lei 7.783/1989 (Lei de Greve) por não ter informado o Governo sobre a paralisação “com a antecedência mínima de 72 horas”.

A Secretaria Estadual de Educação e Esportes informou que não comentará a determinação judicial. Já o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) disse que ainda não foi notificado, mas recorrerá da decisão. Por meio de nota, a representação sindical declarou ainda que manterá a assembleia geral marcada para esta segunda-feira (5), às 14h30.

Leia, na íntegra, a nota do Sintepe:

O Sintepe reafirma a realização da Assembleia Geral da Categoria, que ocorrerá amanhã, segunda-feira, 5 de outubro, às 14h30, em formato virtual. O Sintepe considera legítimo e não abusivo nosso direito à greve e garante que foram cumpridos os requisitos legais.

Defendemos a vida e a saúde dos profissionais da educação e da comunidade escolar!

O anúncio da permissão para o retorno do ensino presencial nas escolas após seis meses de suspensão, feito há duas semanas, tem gerado reações da categoria desde 24 de setembro, quando o Sintepe aprovou estado de greve. No dia 30, a paralisação foi decretada durante assembleia virtual que contou com a participação de 1.500 profissionais. Na mesma data, o Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro), que representa os docentes da rede privada, também declarou estado de greve.

Entre os argumentos defendidos pelos servidores para serem contrários à retomada, estão alegações de que eles não foram ouvidos na elaboração dos protocolos sanitários e que a volta oferece risco à saúde dos alunos e funcionários. Já a Secretaria de Educação afirma que trabalha na manutenção do diálogo e que tem tomado todas as medidas para que o retorno seja realizado de forma segura.

Bruno Muniz 05 out 2020 - 8:47m

0 Comentários

Deixe uma resposta


1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)

Cetias (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Sistemax (Grande)
APAE (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Moura & Lima (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Moura & Lima (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Cetias (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
JCL (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Val Games (Lateral)
House Club (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
BestNet (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Centrus (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
1Farma (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Athom (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Sistemax (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Vitta (Lateral)
Aplicativo