Em setembro, Pernambuco registrou um aumento de 10,8% em homicídios comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretária de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. Ao todo, esse ano, foram registrado 2.837 assassinatos no estado de janeiro a setembro.
Em média, 61% dos homicídios registrados no primeiro semestre deste ano tiveram como motivação “atividades criminosas”, ou seja, pessoas que foram mortas em atividades de facções criminosas, como a disputa por áreas de domínio do tráfico.
Por esse motivo, a SDS lançou uma força-tarefa para inibir o avanço dessas organizações criminosas. A operação será compostas por membros da Polícia Civil, gestores do serviço de inteligência, Polícia Militar, Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS. A Secretaria-Execultiva de Ressociliação também fará parte da força-tarefa, pelo fato de que os comandos dessas organizações podem está partindo de dentro dos presídios. Além disso, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e a Agência Brasileira de Inteligência também participarão da operação.
A Secretaria de Defesa Social também informou que estão sendo preparadas campanhas de prevenção e conscientização sobre a cultura de paz entre as pessoas, visto que em 52 das 184 cidades pernambucanas já ultrapassaram o número de assassinatos registrados ao longo de 2019.