A Agência Estadual de Meio Ambiente aplicou uma multa, na madrugada da última segunda (19), de aproximadamente R$ 4 milhões, à dois homens que estavam traficando ilegalmente 149 aves silvestres naturais da Caatinga. A dupla também foi multada pelo crime de maus tratos de animais.
As aves eram 136 papagaios verdadeiros, a grande maioria filhotes, duas araras-maracanãs, setes graúnas e quatro periquitos-de-encontro-amarelo. Os animais era transportados do estado do Piauí para uma feira em Belo Jardim, agreste de Pernambuco.
De acordo gerente da Unidade de Gestão de Fauna Silvestre da CPRH, Iran Vasconcelos, essa foi a maior apreensão de papagaios feita pela Agência, desde que o órgão estadual assumiu a gestão da fauna silvestre em Pernambuco, em 2014.
“Lamentável o estado dos animais, transportados de forma cruel. Elas estavam famintas e foi necessário alimenta-las, antes de trazê-las para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, unidade da CPRH, localizada no Recife”, comentou Vasconcelos.
Segundo o gerente da CPRH, o valor de 1,9 milhão foi aplicado a cada um dos infratores, além da apreensão do veículo feita pela Polícia Civil da Delegacia de Custódia. Os traficantes tinha 43 e 23 anos, eram residentes de Caruaru e são reincidentes nesta prática ilegal.
As aves estão sob os cuidados da CPRH, até estarem em condições de voltarem à natureza.