Economia Procon Recife orienta consumidores durante compras na Semana do Brasil

Procon Recife orienta consumidores durante compras na Semana do Brasil


Até o dia 13 de setembro, várias lojas irão oferecer descontos aos clientes.

Até o dia 13 de setembro, várias lojas estão oferecendo descontos aos clientes de todo o País. A Semana do Brasil teve início na última quinta-feira (3) e foi pensada para ser “a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio”, segundo o governo federal. No entanto, em épocas assim, são comuns as queixas de clientes que informam que as lojas não cumprem o que prometeram. Por conta disso, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) Recife orienta os clientes a prestarem atenção em alguns detalhes.

“Saiba que a loja não pode cancelar o pedido após a finalização da compra, nem cobrar um preço mais alto do que o anunciado ou entregar o produto fora do prazo combinado. Esses são os três problemas mais comuns nesse tipo de ação promocional”, explicou a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim.

Além disso, há casos em que o site da loja oferta um produto com preço muito bom, mas depois cancela a venda e, quando o consumidor tentar comprar novamente, o valor estará mais caro. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, isso é uma estratégia recorrente de lojas online, mas caracteriza descumprimento de oferta.

O mesmo é válido para a entrega do produto em um prazo diferente do que estipulado anteriormente. O Procon Recife orienta para aos clientes que, em casos como esse, exigirem entre o cumprimento forçado da entrega, outro produto equivalente, ou pela desistência da compra, sendo restituído o dinheiro já pago, incluindo o frente. As mesmas opções são válidas para casos de eventuais perdas e danos recorrentes da demora.

Para fazer reclamações ou tirar dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Recife através do email procon@recife.pe.gov.br e pelas redes sociais do órgão (@proconrecife).

O que é a Semana do Brasil?

A Semana do Brasil se assemelha à conhecida ‘Black Friday’, e é promovida pelo governo federal em parceria com varejistas brasileiros. O objetivo é que seja a “a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio”. O evento conta com a participação de lojas físicas e em formato e-commerce. A lista completa dos estabelecimentos pode ser conferida no site.

Em Pernambuco, shoppings como Guararapes, Recife e Patteo Olinda aderiram ao evento. A Semana do Brasil 2020 não tem um site que concentra as principais ofertas nem garantia que os descontos são verdadeiros.

Bruno Muniz 08 set 2020 - 15:20m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac

Sistemax (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cetias (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Moura & Lima (Lateral)
JCL (Lateral)
Val Games (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Athom (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
House Club (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Centrus (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Totali (Lateral)
1Farma (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Cetias (Lateral)
BestNet (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Vitta (Lateral)
Aplicativo