Título: No final ficam os Cedros | Autor: Pierre Jarawan | Editora: Jangada | Edição: 2020 | Gênero: ficção alemã
Estou preocupada. Por favor, mande notícias!
Em algum lugar atrás de mim, ouço passos.
Uma família libanesa refugiada na Alemanha, mais tarde um pai desaparecido, o mistério ronda esse sumiço, e vinte anos após esse acontecimento, um filho, retornando as raízes, para aquele país onde os pais anteriormente fugiram, antes mesmo dele nascer, com o intuito de ir em busca de possíveis informações e respostas para o enigma do desaparecimento do pai.
No final ficam os Cedros é uma obra do autor Pierre Jarawan, lançado aqui no Brasil pela editora jangada, que nos traz a problemática de uma família que teve de viver na Alemanha após fugirem do Líbano, o seu país de origem, e em poucos anos depois, enfrentarem o misterioso sumiço do patriarca. A história se desenrola com Samir, o filho do casal, 20 anos mais tarde retornando as raízes em busca de respostas para o estranho sumiço do pai.
O livro é rico em informações geográficas, visto que viajamos de um país para o outro com o protagonista, sentimos a aflição e dúvidas de Samir, e a coragem que teve de alimentar para ir a novos horizontes em busca do passado.
O escritor apresentou bem os lugares e personagens, os desenvolveu bem, como também os acontecimentos e situações narrados na trama, conhecemos não apenas os pais do Samir, como ele próprio, o seu amadurecimento em relação a sua aceitação e o entendimento de si próprio.
Em relação aos personagens secundários, também foram bem desenvolvidos e precisos no enredo.
A história por completo, foi bem construída e desenvolvida, a escrita do autor muito me agradou, ele faz um bom detalhamento acerca das situações, o que nos deixa mais próximos dos acontecimentos e vivências do protagonista.
Por Bruna Marques